Quando investir em tratamento estético dentário?

6 minutos para ler

Quando a saúde bucal está comprometida, não são apenas as funções orais que ficam prejudicadas, pois a fala e mastigação também sofrem o impacto. A perda de um dente ou o desalinhamento da arcada dentária, por exemplo, são casos que afetam a autoestima e a vida social de uma pessoa. Por isso, o tratamento estético dentário é fundamental para a saúde física e emocional.

Os tratamentos de estética dental são realizados para corrigir problemas dentários e recuperar a autoestima dos pacientes, uma vez que promovem mais segurança e alegria com um sorriso bonito e harmônico. Neste post, vamos falar quais são os principais tratamentos e como eles devem ser feitos. Confira!

O que é o tratamento estético dentário?

Alcançar um sorriso perfeito é capaz de impulsionar a autoestima, evitando consequências físicas e emocionais que podem ser provocadas por disfunções, como a mordida cruzada, a perda de um ou mais dentes e o desalinhamento da arcada dentária.

Os tratamentos de estética dental oferecem inúmeras mudanças no sorriso, promovendo a correção de imperfeições e da cor dos dentes, conforme as particularidades de cada paciente. Com a tecnologia em constante evolução, procedimentos que antes eram considerados dolorosos e demorados, atualmente são realizados de forma rápida, confortável e indolor.

Quais são os tipos de tratamento estético dentário?

Os tratamentos estéticos dentários surgem cada vez mais modernos e assertivos, visando atender as mais diversas demandas dos pacientes. Para garantir melhores resultados, é importante consultar um dentista e conhecer as possibilidades mais adequadas.

Atualmente, existe uma variedade enorme de procedimentos disponíveis no mercado. Confira os principais tipos de tratamento estético dentário logo abaixo.

Lentes de contato

As lentes de contato são bastante populares no Brasil. O objetivo desse procedimento é corrigir imperfeições e falhas dentárias. Lâminas de porcelana ultrafinas, com cerca de 0,2 a 4 mm, são aplicadas para aumentar a largura e o comprimento dos dentes.

É o tratamento de estética dental mais moderno e simples de ser feito. Além disso, as lentes de contato não alteram a estrutura do dente e possuem uma boa durabilidade. Porém, esse procedimento não corrige problemas funcionais, sendo indicado apenas para fins estéticos.

Facetas de porcelana

As facetas de porcelana são recomendadas para os mesmos casos das lentes de contato. As diferenças estão na espessura das lâminas, que são mais grossas, e na necessidade desgastar os dentes antes de realizar o procedimento.

As capas de porcelana são colocadas para corrigir espaços vazios e imperfeições dentárias. Esse tratamento estético é uma ótima alternativa para pacientes que têm muitas restaurações ou amarelamento intenso dos dentes.

Clareamento dental

O clareamento dental é outro procedimento estético dental muito procurado. Seu objetivo é remover o amarelado dos dentes, proporcionando um sorriso mais bonito e harmonioso. Esse é um tratamento nada invasivo e pode ser realizado em casa ou no consultório do dentista.

Clareamento caseiro

O clareamento caseiro é um método que dura cerca de três semanas para ser concluído. Uma moldeira de silicone, feita especialmente para cada paciente, recebe um gel clareador e deve ser usada durante toda a noite. Esse produto é mais fraco que os usados nos consultórios odontológicos, causando menos sensibilidade aos dentes.

Clareamento em consultório

Os procedimentos para clareamento realizados em consultórios são mais rápidos e oferecem resultados em três ou quatro sessões. Nesse tratamento estético dentário, o dentista também utiliza um gel clareador, porém mais concentrado. Outro método feito por dentistas nos consultórios é o clareamento a laser, que também usa o gel, mas potencializado pela luz.

O tempo desse tratamento é menor, sendo necessário apenas duas ou três sessões. Já para os pacientes que ficaram com os dentes escuros devido a tratamento de canal ou a algum traumas, o clareamento interno é a melhor opção. Um gel clareador é aplicado nos dentes e age por cinco dias. Esse tratamento estético é mais longo, e o paciente pode levar até dois meses para obter o resultado desejado.

Bichectomia

A bichectomia é uma cirurgia que retira o excesso de gordura das bochechas, proporcionando mais harmonia e beleza. Esse procedimento é capaz de esculpir o rosto, deixando-o mais fino e com as maçãs mais definidas. O método é considerado simples e pode ser feito por um cirurgião dentista. A cirurgia dura cerca de uma hora e é feita com anestesia local.

A recuperação completa demora, em média, 14 dias e não exige repouso, apenas algumas restrições alimentares. Vale ressaltar que a bichectomia pode ser prejudicial para a pele e favorecer o envelhecimento precoce quando realizada sem necessidade.

Preenchimento labial

O preenchimento labial é um dos tratamentos estéticos mais desejado para pessoas que desejam melhorar a harmonia do rosto com os lábios. Para aumentar o volume dos lábios ou para projetá-los para frete, esse procedimento consiste na aplicação de substâncias com o auxílio de agulhas ou microcânulas. Os tipos mais comuns de preenchimento labial são os temporários, semipermanentes e permanentes. 

Implante dentário

É um dos mais modernos tratamentos odontológicos, indicado para pacientes que perderam um ou mais dentes. No implante dentário, parafusos de titânio ou zircônia são inseridos nos ossos para a colocação da prótese. As peças oferecem um aspecto natural, já que reproduzem o mesmo formato e a mesma cor dos dentes.

Gengivoplastia

O excesso de gengiva é um problema dentário que incomoda muitas pessoas e pode ser resolvido com a gengivoplastia. Quando o paciente possui a gengiva maior que a altura dos dentes, é indicada a realização de uma plástica gengival para retirar o excesso de tecido, redesenhando a linha da gengiva.

Aparelhos ortodônticos

Os aparelhos ortodônticos são recomendados para pessoas que precisam corrigir dentes tortos e desalinhados. Atualmente, existem opções bastantes discretas que deixam o sorriso do paciente mais agradável, mesmo durante o tratamento.

Os aparelhos fixos de porcelana, por exemplo, são quase invisíveis e podem ser usados em praticamente todos os casos de correção ortodôntica. Também estão disponíveis os aparelhos autoligados, que dispensam o uso das borrachinhas e o aparelho lingual, com os bráquetes posicionados na parte de trás dos dentes, deixando-o muito discreto.

Portanto, o tratamento estético dentário, além de deixar o sorriso bonito e harmonioso, é fundamental para a saúde bucal e emocional das pessoas. Procure um atendimento de qualidade e garanta mais segurança aos resultados. A Qualimplan Clínica Odontológica possui as melhores soluções de implantes, cirurgias estéticas e muito mais.

Quer saber mais? Entre em contato com os profissionais da Qualimplan e agende já sua avaliação!

The following two tabs change content below.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-