Manutenção do implante dentário: como fazer

manutenção do implante dentário
6 minutos para ler

O sucesso da colocação de uma prótese não depende apenas da qualidade do material e das habilidades do cirurgião-dentista. Além do pós-opera´torio, é preciso fazer diariamente a manutenção do implante dentário. Sim, o cuidado é constante e depende dos cuidados do paciente.

Você pensa em colocar uma ou mais próteses, mas não sabe quais são os cuidados essenciais? Então, veja com detalhes como fazer a manutenção do implante dentário: 

Quando deve ser feita a manutenção do implante dentário?

Assim que a cirurgia é feita, o dentista elabora um protocolo de manutenção do implante dentário. Normalmente, o paciente deve voltar a cada seis meses no primeiro ano e, após esse período, anualmente. 

Pacientes que perderam os dentes por periodontite, no entanto, precisam voltar a cada quatro meses, pois o profissional precisa acompanhar de perto o caso. Em muitos casos, a perda dentária ocorreu porque o paciente não soube fazer a higienização correta. Portanto, esse acompanhamento frequente ocorre justamente para orientar o paciente e impedir que o problema volte.

Quanto a durabilidade de um implante dentário, é preciso trocá-lo com o tempo?

Há fatores distintos que influenciam na durabilidade de um implante. Uma peça de titânio, por exemplo, chega a durar aproximadamente 15 anos, mas há casos em que ela ultrapassa os 20 anos. O odontologista poderá indicar se é hora de trocar ou não a peça.

Já a prótese costuma durar menos, até porque fica exposta, sofre atritos e é responsável pela mordida e mastigação. As feitas de resina, mais populares, duram entre 10 e 15 anos. Já as de cerâmica duram de 20 a 25 anos. 

Como fazer a manutenção do implante dentário?

A manutenção é feita de duas formas: em casa e no consultório odontológico. 

É preciso lembrar que a manutenção não é, necessariamente, a troca de peças. Um implante bem-cuidado não precisará de substituição por um bom tempo. Além disso, os materiais utilizados na prótese são de alta durabilidade, justamente para simular uma estrutura dental natural. 

Manutenção, na verdade, refere-se aos cuidados para manter o implante sempre em boas condições — higienização correta, mudança de hábitos e visitas periódicas ao dentista, por exemplo.

Consultório odontológico

Durante a consulta, o profissional fará a avaliação da condição bucal e dos implantes, incluindo se houve acúmulo de placa bacteriana e tártaro. Depois, ele vai remover as próteses para limpá-las, retirar os parafusos e, caso necessário, realizar a troca. 

Radiografias

Além da consulta, o odontologista também solicita algumas radiografias para observar se houve perda óssea e se o implante tem uma boa estrutura para se manter. Antes de fazê-la, porém, o profissional precisa avisar ao paciente se haverá ou não cobrança adicional para não deixá-lo desprevenido.

Em casa

Para que haja manutenção do implante dentário, o paciente deverá adotar algumas mudanças de comportamento.

Roer unhas

Se o paciente tiver o hábito de roer unhas, ele precisará interrompê-lo imediatamente. Isso porque a unha pode desgastar ou trincar a estrutura de porcelana das próteses, fazendo com que o paciente tenha que substituí-la com muito mais rapidez.

Usar dentes como ferramenta

Outro problema até pior do que roer as unhas é utilizar os implantes para abrir embalagens ou cortar objetos. Da mesma forma, pode promover o desgaste da peça e causar a troca antes do tempo.

Lembre-se de que o implante é muito resistente. No entanto, foi feito para funcionar como um dente normal: apenas mastigando ou mordendo alimentos. Por isso, roer as unhas ou abrir embalagens com os dentes não são hábitos recomendados em hipótese alguma pelos odontologistas.

Higienização

Problemas na gengiva são os que mais afetam a manutenção do implante dentário. 

O paciente precisa saber que a placa bacteriana se forma no implante da mesma forma que ocorre na dentição natural. Portanto, quando não higienizada corretamente, ajuda a acarretar diversos problemas de saúde bucal e até mesmo sistêmica.

A limpeza feita em uma arcada dentária com implantes não é muito difícil, nem se difere muito da higienização de dentes naturais. O único ponto aqui é a limpeza dos pinos em próteses móveis para eliminar qualquer tipo de resíduo.

Atualmente o mercado conta com produtos pensados justamente na higienização de implantes dentários:

  • escova unitufo, que possui um formato característico e capaz de alcançar facilmente a região dos pinos;
  • fio dental com ponta rígida, que facilita o uso nas próteses;
  • passa-fio, peça plástica com formato de agulha com um furo por onde se coloca o fio dental, facilitando o seu manuseio;
  • escova interdental, para escovar entre os dentes e o implante;
  • enxaguantes próprios para esse tipo de limpeza.

Outros fatores importantes são:

  • escove os dentes após cada uma das refeições e antes de dormir;
  • usar fio dental entre os dentes naturais e o implante;
  • não utilizar escova com cerdas muito rígidas, pois podem machucar a região;
  • se possível, usar uma escova de cerdas específicas para áreas de difícil acesso;
  • evitar movimentos bruscos ao escovar a gengiva, pois pode machucá-la e amolecer o local do implante;
  • usar escovas interdentais.

Bruxismo

O bruxismo é um problema que faz com que o indivíduo fique rangendo os dentes involuntariamente. O problema é que, muitas vezes, o atrito é tão forte que desgasta a superfície do dente — o mesmo pode acontecer com a prótese. Além disso, é muito comum à noite, quando o indivíduo já está dormindo e, como consequência, não pode evitar esse ranger.

Se você notar que, do nada, está contraindo os maxilares, pode ser que esteja passando pelo problema. Portanto, fale com o odontologista. Ele vai recomendar o uso de placas, moldes de silicone que devem ser utilizados na hora de dormir. 

Cigarro

O fumo traz prejuízos para o corpo inteiro, e não seria diferente com a saúde bucal. Os danos que o hábito pode causar no implante são tão graves quanto os ele já causa nos dentes naturais. Neste caso, por exemplo, ele prejudica a sustentação da prótese, o que pode resultar na queda da prótese.

Viu como é importante fazer a manutenção do implante dentário? Então, se você deseja passar pelo procedimento, entre em contato com a Qualimplan e marque sua consulta!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-