Saiba tudo sobre alinhadores

5 minutos para ler

Nos tempos atuais para quaisquer atividades ou serviços que iremos procurar pensamos sempre em tecnologia. Isso porque sabemos que a tecnologia evolui para tornar a vida do ser humano cada dia mais simplificada e confortável. Nesse sentido a Ortodontia também caminha de encontro à busca por novas tecnologias que irão proporcionar aos nossos pacientes o alinhamento dos dentes de maneira rápida, segura, confortável e previsível.

Os alinhadores chegaram no mercado como uma revolução na forma convencional de tratar as maloclusões. Antes com o uso de aparelhos fixos não era possível prever o tempo para finalização do tratamento, assim como a quebra de braquetes ao longo dos tratamentos também era a causadora de grande atraso. Isso porque a alimentação sempre ficou bastante limitada ao consumo de alimentos que poderiam danificar o aparelho. Sendo assim castanhas, pipoca, chicletes, entre outros alimentos eram verdadeiros vilões do seu tratamento.

Outra grande dificuldade era a hora da escovação! Isso porque os braquetes facilitam o acumulo de resíduos, e tornam o uso do fio dental bem trabalhoso, já que é necessário o auxilio do passa fio e certa habilidade para conseguir utilizar. Essa questão faz com que muitos abandonem o uso do fio dental gerando assim uma gengivite inicial que pode até evoluir para uma doença periodontal. O grande problema nesse caso é que para movimentação ideal os dentes e o periodonto (estrutura de suporte dos dentes) precisam estar saudáveis para que as mecânicas aconteçam. Em casos de doença, que pode ser caracterizada por um sangramento gengival, o tratamento não evolui e assim o tempo de uso do aparelho se prolonga virando uma bola de neve.

Pensando nisso, o tratamento com alinhadores proporciona muito mais liberdade. Isso porque você pode e deve remover seu alinhadores para se alimentar. Isso quer dizer que sua dieta não precisa ser restrita, o que proporciona muito mais liberdade e você poderá continuar a ingerir tranquilamente alimentos duros. Já para os líquidos, você pode ingerir sem remover seus alinhadores, desde que esses não contenham corantes ou sejam de coloração forte como o café, pois dessa forma seus alinhadores podem perder a transparência e ficarem amarelados. Nesse sentido pode-se fazer uma referencia a ter uma alimentação regrada, podendo ter hábitos saudáveis como, por exemplo, respeitar o horário das refeições e não fazer intervalos para lanchinhos fora de hora. Assim pode se unir o alinhamento dental a uma dieta saudável.

Outra grande vantagem é a previsibilidade. Isso porque você decide com seu ortodontista quais são seus objetivos, ou seja o que incomoda em seu sorriso para que possamos melhorar. Dessa maneira o planejamento 3D juntamente com a inteligência artificial nos permitem ter uma previsão do término do tratamento. Para que você possa entender melhor como esse processo funciona vou te apresentar abaixo algumas etapas:

1-é  realizado um escaneamento no qual será produzido um arquivo stl. Que terá seu sorriso em 3D;

2- A partir desse arquivo e juntamente com sua documentação que vai possuir, radiografia panorâmica, tele-radiografia, traçados cefalométricos será possível que eu faça seu plano de tratamento, me baseando na sua condição atual e idealizando os pontos que incomodam no seu sorriso;

3- Esse passo do planejamento é crucial para que eu possa entender sua queixa e analisar dentro das possibilidades como também no aspecto ideal da sua oclusão, as alterações que podemos realizar para o alinhamento dos seus dentes.

4-ai é que entra a inteligência artificial! Imagine que ortodontistas já pesquisam e trabalham efetivamente com alinhadores há anos. Além disso, conhecem afundo como acontecem as movimentações dentárias. Assim as empresas que trabalham com alinhadores possuem em seus bancos de dados infinitas informações sobre casuísticas já realizadas, fazendo com que essas informações se tornem parte da inteligência artificial de suas empresas, ou seja, é o conhecimento da Ortodontia de todos esses anos e de múltiplos profissionais somada para poder produzir movimentações em 3D que simulam o que acontece no alinhamento real dos dentes.

5-Fundamental é saber o quanto é importante que você busque um ortodontista. Pois somente um especialista pode analisar e fazer modificações em seu planejamento de maneira assertiva e segura. Não é porque existe uma inteligência artificial que você pode abrir mão de um profissional, não se esqueça disso.

Seus alinhadores chegaram vamos iniciar o tratamento! Nessa fase será o inicio da adaptação. Inicialmente podemos solicitar que você use seus alinhadores por 7 ou até 14 dias. Você irá notar que seus alinhadores no primeiro dia estão bem justos e conforme os dias irem passando você sente que ficam mais soltos, até que chega o dia da substituição. O uso é imprescindível para que seu tratamento tenha sucesso. Lembre-se que não tem sentido toda essa tecnologia se você não tiver disciplina para usar seus alinhadores. O uso recomendado é de 20 a 22 horas por dia, ou seja, realmente você só remove para comer. Outro fator importante para conhecer são os attachments. Eles são pequenos incrementos de resina que são realizados nos seus dentes que potencializam a realização das movimentações. Para cada tipo de movimentação existe um design específico de attachments e eles são realizados sempre com uma resina que tem uma cor bem parecida com seus dentes, para que se tornem também imperceptíveis na estética do sorriso. Contudo que foi abordado, você pode concluir que os alinhadores são a melhor opção para correção do seu sorriso. De maneira confortável, previsível

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-