Fique por dentro das diferenças entre implante dentário e prótese fixa

4 minutos para ler

Você já pensou na importância dos nossos dentes? Para além da mastigação, eles estão relacionados também à autoestima e qualidade de vida. Afinal, dentes bonitos e saudáveis proporcionam maior segurança para conversar, comer e até mesmo sorrir.

Entretanto, ao longo da vida, alguns problemas podem levar à necessidade de substituição ou reposição desses dentes. Nesses casos, implante dentário e prótese fixa são as soluções mais comuns.

Quer entender mais sobre cada um deles e conhecer suas vantagens e desvantagens? Continue a leitura!

Qual é a diferença entre implante dentário e prótese fixa?

Ambos atendem a um mesmo objetivo: repor/substituir um ou mais dentes. Entretanto, existem algumas diferenças na técnica utilizada em cada procedimento. A prótese fixa, por exemplo, requer alguns dentes na boca, os quais são utilizados como pilar para fixação.

Já o implante consiste em uma intervenção mais invasiva. O procedimento envolve a fixação de uma coroa (dente artificial) em um pino de titânio, que é inserido no interior do osso da arcada. Embora a descrição geral dos procedimentos indique a diferença entre eles, existem muitos outros aspectos que ajudam a entender melhor sobre cada um.

Custo

Os implantes podem custar até três vezes mais que as próteses. Isso porque o procedimento é mais elaborado e requer o trabalho de implantodontistas, que são especialistas em implantes.

Durabilidade

Os implantes apresentam uma durabilidade maior, o que garante a fama de melhor relação entre custo e benefício. No entanto, esse aspecto está relacionado à rotina de cuidados e higiene bucal de cada pessoa. A prótese fixa, desde que bem cuidada, também pode apresentar boa durabilidade, embora menor se comparada com a do implante.

Instalação

No caso da prótese fixa, há uma alteração na estrutura de um dente saudável, pois o profissional o desgasta para que sirva de pilar. É possível também colocar a prótese sobre um pino implantado na raiz de um dente. Em ambos os casos, a prótese não pode ser removida.

Já a instalação do implante dentário é realizada com a colocação de um pino dentro do osso da arcada, o qual se integra à estrutura óssea e cicatriza. Acima desse pino é fixada a coroa de um dente artificial.

Manutenção

Esse aspecto não apresenta diferença significativa entre um procedimento e outro. Em ambos os casos, é importante uma certa frequência de visitas ao dentista a fim de fazer a chamada manutenção preventiva. Inicialmente, o acompanhamento deve ser feito de 3 em 3 meses, sendo possível modificar esse intervalo para uma visita a cada 6 meses quando há um alto grau de comprometimento com a higiene bucal.

Quais as vantagens de cada opção?

Quanto à prótese fixa, as vantagens estão relacionadas ao preço mais baixo e à confiança proporcionada pelo procedimento. No entanto, o implante dentário apresenta benefícios ainda mais relevantes, começando pela durabilidade e melhor relação custo-benefício.

Para além disso, proporciona mais estabilidade e potência mastigatória mais significativa, o que melhora a alimentação e a qualidade de vida, pois dá mais segurança ao indivíduo.

Quais as desvantagens?

O desgaste realizado em dentes saudáveis é a maior desvantagem experimentada por quem escolhe uma prótese fixa, pois essa alteração da estrutura apresenta um alto custo biológico. Por outro lado, quem escolhe o implante dentário não lida com desvantagens nesse sentido, já que o único lado negativo é o custo mais alto — que deixa de ser visto dessa forma quando percebemos os benefícios do procedimento.

Implante dentário e prótese fixa são soluções que, apesar de voltadas para o mesmo propósito, apresentam diferenças entre si. Além das características próprias de cada um, existem as indicações para cada caso. Por isso, é importante conversar e realizar uma avaliação com um bom profissional, pois a partir daí ele será capaz de decidir qual procedimento é o mais indicado.

Gostou de conhecer mais sobre essas duas opções? Quer saber mais sobre uma delas? Aproveite e faça o download do nosso infográfico sobre implante dentário!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-