Placa bacteriana: o que é e como combatê-la

placa bacteriana
6 minutos para ler

Uma má higienização pode causar uma série de problemas na arcada dentária. Uma das mais comuns é a placa bacteriana, película pegajosa que envolve o dente quando não há escovação frequente. Pode parecer bobo ou apenas um problema simples, mas a placa pode avançar a ponto de causar patologias cardíacas.

Você tem notado o surgimento de uma calcificação na base dos dentes? As gengivas estão mais vermelhas e sangram facilmente? Então, pode estar passando por problemas causados pelo excesso de placa bacteriana. Entenda:

O que é placa bacteriana?

O biofilme ou placa bacteriana é uma película pegajosa e incolor formada por resquícios de alimentos e, claro, bactérias. Quando não tratada, acaba calcificando e formando o tártaro.

A placa bacteriana é algo normal: todos têm bactérias na boca, que se desenvolvem ainda mais durante a alimentação (elas se alimentam dos nutrientes contidos nesses resíduos e na saliva). Esses micro-organismos, aliás, ajudam a manter a saúde bucal. Afinal de contas, é impossível — e nem um pouco saudável — manter a boca esterilizada. Mas o problema ocorre quando essas colônias crescem fora de controle.

Quando a higienização não é feita adequadamente, resíduos e bactérias começam a se acumular na linha da gengiva, alojando-se entre ela e os dentes (a placa não surge onde não há objetos dentais). Além disso, os micro-organismos consomem açúcares de doces e carboidratos simples e, depois, produzem ácidos responsáveis pela formação da placa.

Quais os malefícios da placa bacteriana?

Veja os prejuízos que o acúmulo de placa pode causar:

Gengivite

É uma manifestação leve de doenças do periodonto causada pela inflamação das gengivas. É bem comum e pode ou não ser decorrência de placa bacteriana — mas quase todas as gengivites são causadas por ela.

Em sua fase inicial, o problema não causa dores. De fato, as primeiras manifestações são de vermelhidão e sangramento fácil. 

Tártaro

Como dito, o tártaro é a calcificação da placa bacteriana entre a gengiva e o dente. Ele forma um contorno da estrutura dentária e, infelizmente, não é possível de remover com a escovação. Por isso, só o odontologista tem recursos para fazer essa remoção com eficácia e segurança.

Cáries

A placa bacteriana é a principal causadora de cáries, já que, ao fermentar substâncias, as bactérias produzem também ácidos que desmineralizam a superfície dentária. 

Perda dental

Sim, uma placa bacteriana não tratada pode causar a perda dental. Isso porque ela pode avançar para uma cárie tão profunda que nem mesmo um tratamento de canal será capaz de salvar a estrutura. Portanto, não dá para subestimar os efeitos negativos desse problema.

Outra forma de perda dental causada pela placa é a periodontite, inflamação que afeta o tecido que dá suporte aos dentes. Quando não tratado, o problema pode evoluir até causar a queda dental.

Doença cardíaca

A placa bacteriana não afeta apenas a autoestima. Saúde bucal é algo sério e pode se tornar um problema mais amplo e até sistêmico.

Uma das doenças causadas pela placa bacteriana fora do ambiente bucal é a endocardite bacteriana, uma inflamação das estruturas internas do coração causada pela presença de bactérias indevidas. Esses micro-organismos chegam ao músculo pela corrente sanguínea. 

Como prevenir a placa bacteriana?

A placa bacteriana é um problema facilmente evitável. Veja:

Higienização completa

Uma boa escovação é a chave para manter a boca livre de placa bacteriana. Faça a higienização completa pelo menos três vezes ao dia, principalmente meia hora após cada refeição — nesse meio-tempo, a saliva consegue reequilibrar o pH bucal modificado pelos alimentos e bebidas ingeridos.

Não se esqueça de escovar as faces interna, superior e externa de cada estrutura dental, além da língua, que pode acumular saburra (camada composta de resíduos alimentares, bactérias, células descamadas e muco salivar que se aloja na superfície lingual).

Uso de fio dental

O fio dental é muito negligenciado no Brasil. Em 2014, a pedido do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Datafolha conduziu uma pesquisa em que, entre outros questionamentos, procurava conhecer os hábitos de higienização do brasileiro. Quarenta e nove por cento (49%) dos entrevistados responderam que escovam os dentes três vezes por dia, 57% utilizam fio dental e 51% costumam usar enxaguante bucal. 

A fita ou fio dental é capaz de limpar justamente entre a gengiva e o dente e entre duas estruturas dentais, locais que a escova não consegue alcançar. Justamente por eliminar esses resíduos, o ideal é que o uso do fio seja feito antes da escovação, pois o indivíduo remove a placa com o fio e higieniza com escova e pasta.

Lembre-se de que o fio deve ser colocado entre a gengiva e a estrutura dental, com movimentos de vaivém para remover os resíduos. É um processo demorado e, infelizmente, nem sempre é possível fazê-lo em todas as escovações. Portanto, faça pelo menos uma vez ao dia.

Alimentação

Alguns alimentos podem incentivar a proliferação de bactérias por sua acidez. Açúcar, refrigerante e bebidas ácidas são alguns dos exemplos, mas até frutas ácidas podem auxiliar nesse processo.

Isso não significa, claro, que uma pessoa deva parar de consumir alimentos ácidos — as frutas são extremamentes saudáveis. No entanto, é preciso ter parcimônia, com uma dieta equilibrada.

Consultas periódicas

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Por isso, não deixe de ir com frequência ao consultório odontológico — para manter a boca saudável, vá pelo menos uma vez a cada seis meses. Assim, caso o odontologista perceba algum acúmulo de placa bacteriana, consegue removê-lo antes que se desenvolva e cause problemas mais sérios.

Como tratar a placa bacteriana?

A melhor maneira de tratar a placa é com a prevenção. Eliminar o acúmulo evita uma série de problemas, que vão desde uma simples gengivite até a perda dental. Portanto, não abra mão de uma boa higienização diária, e pelo menos três vezes ao dia.

Caso a placa já tenha se acumulado e causado problemas, vá ao consultório odontológico, pois o odontologista fará a limpeza e remoção de tártaro e, caso necessário, encaminhará ao periodontista (responsável por tratar doenças do periodonto). Além disso, ele fará recomendações para evitar que o problema volte. 

Entendeu como a placa bacteriana pode ser prejudicial à saúde? Então, não deixe de ir ao consultório odontológico com frequência. Entre em contato com a Qualimplan e marque sua consulta!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-