Lentes de Contato Dental: conheça o tratamento da moda entre os artistas

6 minutos para ler

A busca pelo sorriso perfeito sempre esteve em alta e é o sonho de muita gente. Deslizando a timeline do Instagram ou assistindo à televisão, você pode se perguntar como os artistas conseguem alcançar esse sonho, exibindo dentes tão brancos e simétricos. O segredo para conquistar esse sorriso são as lentes de contato dental.

Esse procedimento já virou febre entre os famosos e vem conquistando mais adeptos a cada dia. Quer saber tudo sobre a técnica? Nós vamos mostrar como ela funciona, quais os resultados e quais celebridades já aderiram. Confira!

O que é o tratamento?

As lentes de contato dental ou facetas laminadas são lâminas extremamente finas confeccionadas em cerâmica ou resina e moldadas por uma impressora 3D. Elas podem ser aplicadas em um ou mais dentes.

O nome do tratamento vem da semelhança com as lentes de contato colocadas nos olhos. Elas são quase transparentes e são coladas na superfície de cada dente, individualmente, para melhorar a aparência ou corrigir formatos e posição.

Como funciona?

Para fazer o procedimento, você precisa, antes de tudo, marcar uma consulta para que seu dentista faça um molde do sorriso. O único profissional autorizado a fazer o tratamento é o cirurgião dentista especialista em dentística ou prótese. Por isso, pesquise por um profissional qualificado para não ter surpresas.

A partir do molde, o dentista vai corrigir a cor, o tamanho e a posição dos dentes, de forma que harmonize com o formato do seu rosto. Após cerca de duas semanas, as lentes ficam prontas e são coladas por toda a extensão dos dentes, como uma espécie de adesivo líquido.

O processo é indolor e relativamente rápido. Por isso, muitos artistas que já contam com o sorriso alinhado, mas desejam apenas clarear os dentes, optam por ele. Para transformar toda a arcada, o paciente vai precisar de duas sessões de 4 horas. Em 90% dos casos, o procedimento pode ser feito sem necessidade de anestesia.

A técnica não exige cuidados adicionais de higiene, sendo suficiente a higienização com escova e creme dental e o uso do fio dental regularmente. Entretanto, as lentes de contato apresentam um prazo de validade e precisarão ser trocadas dentro de 8 a 10 anos ou caso uma delas quebre ou rache.

Para quem mudou de ideia e deseja tirar as lentes, hoje já é possível, por meio do uso de laser, específico para os dentes. Com ele, dá para remover as lâminas sem desgaste ou perda de espessura.

Quais os resultados?

A aplicação das lentes de contato dental é feita com o objetivo de adequar a estética e criar uma harmonia entre sorriso, rosto e lábios, corrigindo imperfeições. Por ser um dos tratamentos mais avançados na área da estética bucal, essa técnica está entre as mais procuradas nos últimos anos.

Por meio do molde feito com o dentista, é possível simular as lentes e saber, exatamente, como o sorriso vai ficar, permitindo fazer alterações antes de colocá-las definitivamente.

Entre as indicações para o procedimento estão:

  • dentes com formato inadequado;
  • cores indesejadas;
  • tamanho irregular;
  • dentes mal posicionados.

Ou seja, as lentes atendem a praticamente todas as necessidades estéticas bucais, com a vantagem de não exigirem um grande desgaste dos dentes que receberão as lâminas.

É importante ressaltar, porém, que quando falamos sobre correções de posição, significa corrigir pequenos desvios, como diastema, espaço ou um único dente fora do lugar. Em casos em que é preciso grandes correções, é indicado optar pelo aparelho ortodôntico.

Por serem confeccionadas de forma personalizada e com alta precisão, os resultados são muito satisfatórios e é possível obter um sorriso simétrico e mais branco.

Qualquer um pode fazer?

Se você gostou da ideia e quer fazer o procedimento, saiba que ele apresenta algumas contraindicações. Ele é recomendado apenas para pacientes com mais de 18 anos, após a liberação do último surto de GH (hormônio do crescimento). Isso para que não aconteçam alterações nas estruturas dos dentes.

Também é contraindicado para pacientes com hábitos de roer unhas ou que sofrem de bruxismo ou apertamento dos dentes, pois isso pode quebrar ou descolar as lâminas. Dentes com muitas restaurações e com o tecido dentário comprometido também não são indicados para a técnica, pois é necessário que o esmalte esteja integro para receber a faceta.

Apesar de não exigirem grandes cuidados adicionais, é preciso que os pacientes mantenham uma boa higiene bucal. Pessoas que não escovam os dentes com frequência podem ter problemas com acumulo de bactérias entre a faceta, o dente e a gengiva, o que pode provocar cáries, infecções e, até mesmo, a perda do dente.

Quais artistas optaram pelas lentes de contato dental?

A técnica já virou febre e a lista de celebridades que aderiram às lentes de contato é extensa. Entre os famosos que apareceram com o sorriso perfeito misteriosamente, podemos destacar o jogador Neymar, os apresentadores Rodrigo Faro e Ana Maria Braga e as atrizes Flávia Alessandra, Juliana Paes e Isis Valverde.

Um dos motivos da procura dos artistas pelas lentes é a nova tecnologia high definition (HD) das emissoras, que ressalta e acentua as imperfeições na tela. Com o avanço da tecnologia, surgiu a necessidade de se atentar aos detalhes para conseguir uma estética impecável.

Quais as vantagens e desvantagens do tratamento?

Já citamos algumas vantagens do tratamento, como o molde realizado previamente e o fato de não exigir cuidados adicionais. Entretanto, a principal vantagem dessa técnica é ser pouco invasiva, rápida e indolor.

A maior desvantagem, no entanto, fica por conta do custo. O valor de cada lente custa entre R$1000,00 e R$3000,00, dependendo do tamanho do dente e da cidade onde fizer o procedimento. Porém, é válido lembrar que não é obrigatório colocar as lentes em todos os dentes: você pode aplicá-las somente nos mais aparentes, reduzindo gastos.

Optar pelas lentes de contato dental é uma forma de conseguir o sorriso que você sempre sonhou e só imaginava ver pela televisão. Contudo, é preciso procurar um profissional qualificado que poderá auxiliar em todo o processo de transformação.

A Qualimplan conta com dentistas preparados para fazer uma avaliação e acompanhar você durante todo o tratamento. Conte conosco para ajudar você a conquistar o seu sorriso dos sonhos. Acesse nosso site.

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-