Benefícios do implante dentário para a saúde bucal

benefícios do implante dentário
7 minutos para ler

Ter todos os dentes na arcada dentária não é uma realidade tão comum para o brasileiro. Dados do IBGE e do Ibope mostram que 39 milhões de brasileiros vivem com prótese dentária, enquanto 16 milhões estão sem nenhum dente. Mas os benefícios do implante dentário vão além da estética.

Passar por uma cirurgia bucal é fazer uma mudança de vida para melhor. Conheça os benefícios do implante dentário para sua saúde bucal.

Quais os benefícios do implante dentário para a vida do paciente?

Veja como o procedimento pode proporcionar mais qualidade de vida ao indivíduo:

Procedimento praticamente indolor

Para quem tem medo do consultório do dentista, qualquer risco de dor é um motivo para adiar a consulta. Quando falamos de um implante dentário, que exige incisão e corte da gengiva, o pavor pode ser ainda maior. Mas como ocorre em grande parte dos procedimentos odontológicos, o profissional faz uso de anestesia local durante toda a cirurgia. 

Outro fator importante é que todo o procedimento é feito no tecido ósseo — região com poucos nervos, o que proporciona menos dor. Por fim, todo o procedimento é extremamente seguro e feito por profissionais preparados. No pós-operatório, o paciente só precisará ingerir antibióticos e remédios para dor (caso sinta algum incômodo).

Alta taxa de sucesso

Rápido, seguro e eficaz, o implante dentário tem altíssima taxa de sucesso. Mas quando há um problema, costuma ser causado por má higiene. Portanto, se o paciente seguir todas as orientações do dentista e mantiver uma boa escovação diária, o procedimento poderá durar a vida toda. 

Rápida recuperação

Assim como a cirurgia, a recuperação pós-implante também é muito rápida. Provavelmente o paciente terá que interromper atividades físicas mais intensas, mas será por poucos dias. De qualquer maneira, o cirurgião recomendará, por exemplo, que o paciente faça atividades mais leves nos primeiros dias, evitando a radiação solar e impactos no lado operado.

Geralmente, nos primeiros dias o indivíduo precisa:

  • evitar atividade física por aproximadamente 10 dias;
  • utilizar os medicamentos prescritos pelo cirurgião;
  • ter uma alimentação gelada e à base de líquidos;
  • escovar os dentes com mais delicadeza;
  • usar compressas geladas;
  • repousar por 48 horas.

Preservação da estrutura óssea

Um dos grandes benefícios do implante dentário é que o procedimento preserva a estrutura óssea. Com isso, a dentição natural não tem sua morfologia alterada, o que evita o surgimento de outros problemas bucais.

Ajuda na autoestima

O implante elimina os prejuízos que a ausência do dente proporciona. Isso inclui uma arcada dentária mais bonita e totalmente preenchida, além de um rosto mais simétrico. Portanto, o indivíduo fica mais contente com sua própria aparência, o que se reflete na autoestima. Afinal de contas, o sorriso é o “cartão de visitas” de uma pessoa. Quanto mais bonito estiver, melhor será a percepção do outro sobre sua aparência. 

Melhora a mastigação

Quando faltam dentes na arcada dentária, a boca precisa fazer compensações para que a mastigação funcione — muitas vezes, o indivíduo mastiga apenas pelo lado com a dentição completa. Isso, claro, traz malefícios estéticos, pois só um lado faz o processo, além de prejudicar o sistema digestivo, já que muitos dos alimentos acabam chegando em resíduos de tamanho maior do que o ideal.

Quando a mastigação não é eficiente e os alimentos chegam inteiriços ao estômago, há mais dificuldade em absorver nutrientes e, consequentemente, é necessário produzir mais suco gástrico.

O implante dentário permite que o usuário utilize, de maneira equilibrada, todos os dentes para a mastigação. A movimentação também fica bem dividida, já que agora ele é capaz de movimentar toda a mandíbula. Além disso, as próteses têm uma eficiência muito semelhante à dos dentes naturais, proporcionando conforto durante todo o processo de mastigar.

Melhora a fala

Um dos benefícios do implante dentário é justamente na forma de falar, pois a perda causa um desequilíbrio na arcada, que atrapalha uma série de fatores, incluindo a dicção. É bem provável, portanto, que um indivíduo com dentes a menos tenha uma certa dificuldade na fala e na fonética das palavras. 

Isso ocorre porque a dentição, em conjunto com ossos, nervos e músculos, faz parte do sistema bucal responsável pela dicção. Portanto, quanto mais correta for a arcada (quantidade e posicionamento dos dentes), maior a probabilidade de ter qualidade fonética.

Quais são os tipos de implante dentário disponíveis?

Os principais tipos de implante são:

Unitário simples

É o implante indicado para quem perdeu um dente. No lugar dele, então, o cirurgião insere um pino de titânio para a colocação da prótese. 

O implante unitário simples é o mais indicado entre os implantes que vão se assentar no osso. Porém, é também o de maior custo financeiro, já que é adaptado ao pouco espaço disponível na maxila/mandíbula.

Duplo

É mais recomendado para quem sofre da ausência de três objetos dentais distintos. Neste procedimento, a coroa funciona como uma espécie de ponte entre dois dentes com pinos e o que está no meio. É um implante mais em conta, além de ideal para suprir uma falta maior de dentes.  

Ósseo integrado

Aqui, o cirurgião faz um enxerto ósseo para estimular a regeneração na mandíbula. Depois, o implante é colocado diretamente no osso. Conforme o osso vai crescendo, absorve o material enxertado. Esse processo de absorção demora de 4 a 6 meses. Após esse tempo, é feita uma cirurgia para ligar o implante, removendo a gengiva que cobre o pino e inserindo a prótese.

Com prótese protocolo

Este implante é recomendado para quem sofreu uma perda ainda maior. Aqui, uma mesma prótese fixa pode ser sustentada por 4 a 8 implantes. Por ser parafusada, apenas o cirurgião pode removê-la. É mais segura e uma excelente alternativa à dentadura, mas como os dentes estão ligados entre si, o paciente precisa ter o dobro de atenção na hora da higienização.

Com prótese overdenture

Mais em conta que a protocolo, a overdenture conta com 2 a 6 pinos para a colocação da prótese. Mas é removível, funcionando como uma dentadura fixa.

Na overdenture, os pinos são encaixados sob a gengiva e a prótese é encaixada neles. Há também botões de travamento para mantê-los presos. Com isso, não sai do lugar durante refeições, prática de exercícios ou fala.

Dois por três

Também chamado de ponte fixa, o implante dois por três conta com dois pinos de titânio em toda a arcada. Depois, coloca-se uma base metálica, que receberá uma coroa de porcelana por cima. Essa base, portanto, será a estrutura responsável por sustentar três ou mais dentes no lugar necessário.

Entendeu como o implante dentário traz benefícios para a saúde bucal e autoestima do paciente? Portanto, não perca mais tempo e agende logo a sua avaliação!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-