Aparelho invisível: confira as razões para escolher esse modelo

6 minutos para ler

Diversas pessoas apresentam problemas de mordida, dentes tortos e outros. É uma situação bastante comum no Brasil já que temos aqui uma mistura de povos. Então a arcada dentária pode não acomodar os dentes da maneira correta durante o crescimento do indivíduo. Nesse caso, o uso do aparelho invisível pode ser a melhor opção.

É muito comum vermos pessoas usando aqueles aparelhos ortodônticos de metal, com as borrachinhas, mas existem outros tipos que conseguem oferecer o mesmo resultado, porém, com uma estética bem melhor.

Neste post falamos mais sobre esse modelo, quais as suas principais características, modo de usar e as diversas vantagens que ele oferece! Continue a sua leitura. 

O que é o aparelho invisível?

Primeiro, vamos esclarecer uma dúvida muito comum: o aparelho invisível não é a mesma coisa que aparelho estético. O estético é uma versão um pouco mais discreta em relação aos aparelhos convencionais metálicos. Já o invisível é feito com outro material e se parece muito com uma placa de bruxismo, aquelas que são usadas na hora de dormir por quem tem o problema.

O aparelho invisível é muito parecido com uma moldeira e feito especificamente para cada paciente, tomando como base o molde dos dentes dele. Ele é removível e é fabricado pelas modernas impressoras 3D.

Quais são as suas principais vantagens?

Oferece um melhor efeito estético

Esse é um dos motivos pelo qual mais pessoas buscam e optam por esse modelo. Ele é muito mais discreto quando comparado aos tradicionais aparelhos que deixam o sorriso metálico. Como é confeccionado em material transparente, ele é praticamente imperceptível.

 É mais prático

Uma das grandes dificuldades que os aparelhos metálicos fixos apresentam é na hora da higienização bucal. São necessários diversos itens para manter a boa escovação, como escovas e um fio dental específico. Ainda assim, é necessário mais tempo.

No caso do aparelho invisível, a limpeza dos dentes e da boca não é um problema. Como ele pode ser removido pelo próprio paciente, a higiene bucal pode ser feita normalmente, sem a necessidade de nenhum produto específico.

Aumenta a autoestima

Algumas pessoas podem sentir certo desconforto em ter um sorriso metálico e isso também pode diminuir a autoestima do paciente. Isso não acontece com o aparelho invisível, pois ele é imperceptível. Você pode sorrir sem medo.

Mantém a saúde da gengiva

Como no aparelho fixo a escovação e a limpeza de uma forma geral são mais trabalhosas de serem feitas, a chance de o paciente desenvolver gengivite é muito alta. Nesse aspecto o aparelho invisível apresenta maiores vantagens.

Como pode ser removido para fazer a higienização diária, as chances do seu  uso causar a gengivite são mínimas.

Propicia maior conforto

Muitas pessoas acreditam que, por ser uma espécie de moldeira e feita em um material resistente, ela pode machucar a gengiva e outras partes da boca. Mas o aparelho é confeccionado de acordo com os moldes dos seus dentes e, portanto, se encaixa perfeitamente, sem causar dores ou algum tipo de desconforto.

Além disso, o paciente não precisa se preocupar com braquetes, fios, e outras peças do aparelho fixo que podem incomodar o paciente até que ele se acostume.

Permite mais liberdade para se alimentar

Quem possui aparelho fixo metálico com braquetes e fios pode sentir certa dificuldade para se alimentar. Nem todo tipo de alimento é recomendado, já que pode quebrar o fio. Há também outro problema: ter que escovar os dentes sempre depois de comer. A questão é que nem toda vez há um banheiro com pia disponível para isso.

Com o alinhador invisível não há esse problema já que ele pode ser removido no momento da sua alimentação e colocado novamente.

Dá mais segurança

Quem pratica esportes, especialmente alguns mais violentos como luta ou mesmo com bola, sabe que precisa tomar alguns cuidados. Se estiver com o aparelho fixo, é possível que ocorram cortes na boca caso, nas situações de impactos na região.  

Exige menos tempo de tratamento

Os alinhadores invisíveis consegue reduzir em quase pela metade o tempo de tratamento ortodôntico , quando comparado aos aparelhos fixos convencionais. Portanto, se você quiser resultados mais rápidos, pode optar por esse tipo de aparelho.

Para quem ele é indicado?

Logo quando o aparelho invisível foi lançado, ele era indicado apenas para casos mais simples de dentes apinhados. Porém, com o avanço da tecnologia, ele já pode ser utilizado para casos de maior grau de apinhamento. Além desse problema, o aparelho é indicado para vários outros como:

  • prognatismo: projeção exagerada do maxilar inferior para frente;
  • mordida aberta: um tipo de má oclusão, quando os dentes superiores não conseguem tocar os inferiores;
  • mordida cruzada: os dentes inferiores e superiores não conseguem manter um alinhamento quando fechados;
  • fechamentos de diastema: abertura anormal de espaço dentre dentes consecutivos;
  • mordida profunda: também chamada de sobremordida, a mordida profunda é um dos tipos de má oclusão e ocorre quando os dentes superiores cobrem totalmente os inferiores ao fechar a boca.

Se você se identificou com algum desses problemas, precisa ir ao dentista. Marque uma consulta para que ele  avalie qual é o grau da patologia e se o seu caso se aplica ou não ao uso do aparelho invisível.

Outro transtorno que consegue tratamento por meio desse aparelho é a disfunção da ATM (articulação temporomandibular). Ele pode trazer várias consequências para a sua saúde, como dor facial, dificuldade na fala, dificuldade na mastigação, dor de cabeça e no pescoço e zumbidos no ouvido. Essa é a anormalidade que precisa ser tratada com a ajuda de um profissional especializado.

Motivos para optar pelo aparelho invisível não faltam. Há inúmeras vantagens em escolhê-lo, caso o seu dentista ofereça como opção. É preciso pensar também que a relação custo-benefício faz do aparelho um ótimo investimento. Lembre-se de que ele requer a disciplina necessária para a eficácia de seu uso no menor espaço de tempo possível. 

Quer começar a usar o aparelho invisível e ficar com os dentes perfeitos? Então, entre em contato agora mesmo com a Qualiplam e marque a sua avaliação!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-