Preenchimento labial: saiba como é feito e quais as vantagens

mulher com preenchimento labial
6 minutos para ler

Uma das tendências estéticas mais vistas nos últimos anos é o volume nos lábios. Uma boca carnuda traz uma percepção de rosto mais jovem e, ao mesmo tempo, sexy. Por isso, a procura por preenchimento labial também aumentou consideravelmente na última década.

Rápido, minimamente invasivo e biocompatível, o preenchimento labial é a solução para quem deseja ter lábios mais carnudos. Além de tudo, é um procedimento reversível: depois de algum tempo, o próprio organismo absorve a substância aplicada.

Quer entender como tudo funciona? Então, veja agora como é feito o preenchimento labial:

Como é feito o preenchimento labial?

O preenchimento é um procedimento não invasivo. Não há cortes ou remoções. Ao contrário: o cirurgião-dentista utiliza uma seringa ou microcânulas para inserir uma substância que dará volume aos lábios.

Vinte minutos antes, o cirurgião aplica anestésico local. Logo depois, ele injeta ácido hialurônico com uma agulha microfina ou microcânula em diferentes pontos de todo o lábio.

O cirurgião faz o preenchimento labial com rapidez : em trinta minutos, no máximo, estará tudo pronto. Além disso, o procedimento estético é indolor. 

Além do preenchimento, o ácido hialurônico também pode ser utilizado para outras funções na região dos lábios;

  • realçar o contorno labial;
  • realçar o filtro labial (depressão entre o lábio superior e o nariz);
  • hidratar os lábios para dar o efeito gloss na boca;
  • recuperar a estrutura dos lábios com posterior restituição do volume labial.

Ácido hialurônico

Atualmente, o tipo de preenchimento labial mais popular utiliza ácido hialurônico para fazer o procedimento. Altamente hidratante, a substância consegue reter até mil vezes o seu peso em água. Além disso, também é produzida pelo corpo. Portanto, é segura: não há risco de que o corpo rejeite o preenchimento.

Existem diferentes tipos de ácido hialurônico. O tipo utilizado no preenchimento é mais maleável e suave, ideal para uma região sensível como a dos lábios. Isso permite que o paciente não o sinta durante a movimentação labial — enquanto come ou beija, por exemplo — nem ao toque.

Outros tipos de preenchimento labial

O preenchimento labial feito com ácido hialurônico é temporário, mas também existem outros tipos, como o semipermanente, que utiliza hidroxiapatita de cálcio e polilactona, e o permanente, com silicone, PMMA (polimetilmetacrilato) ou metacrilato. Porém, eles não oferecem as vantagens e a segurança do ácido hialurônico. 

Por quanto tempo o preenchimento labial dura?

Em média, um ano e meio, pois o ácido hialurônico é absorvido pelo organismo com o passar do tempo. Após esse período (ou um pouco antes, dependendo do resultado desejado), o paciente precisa “retocar” o procedimento caso queira voltar ao volume alcançado pelo preenchimento. 

O procedimento é reversível?

Sim. Além de o corpo absorver o ácido hialurônico com o passar do tempo, o cirurgião pode remover o preenchimento labial caso o paciente não goste do resultado. Para isso, ele injeta hialuronidade, uma substância que, aliada a um corticoide, desfaz o ácido.

O paciente precisa estar ciente, no entanto, de que é normal que os lábios fiquem inchados nos primeiros dias. Portanto, ele deve esperar um tempo antes de decidir se gostou do resultado ou não.

Quais os benefícios do preenchimento labial?

  • por ser uma substância presente no organismo, o ácido hialurônico é biocompatível e reabsorvível;
  • ele também tem importantes propriedades anti-idade e anti-inflamatórias;
  • é recomendado para pessoas de qualquer idade a partir de 18 anos;
  • a aplicação é rápida e causa pouca ou nenhuma dor;
  • a adaptação à substância é rápida;
  • os efeitos colaterais são baixos;
  • os resultados são imediatos.

Indica-se o procedimento também para quem deseja disfarçar linhas e rugas, além de pessoas que perderam volume labial por problemas orais. 

O preenchimento labial pode ser acompanhado de outros procedimentos?

Sim. Ele pode fazer parte da harmonização facial, por exemplo, em que o cirurgião aplica ácido hialurônico em determinadas regiões para proporcionar mais volume e dar um aspecto mais rejuvenescido. O uso de toxina botulínica para impedir ou suavizar vincos também entra nesse tipo de procedimento. 

Se as aplicações de botox e ácido, no entanto, forem feitas em locais muito próximos ou na mesma região da face, o ideal é esperar pelo menos uma semana entre um procedimento e outro.

Um cirurgião-dentista pode fazer preenchimento labial?

Sim. Durante a graduação, um odontologista estuda por, no mínimo, cinco anos, em tempo integral, o sistema orofacial. Portanto, ele tem todo o aparato necessário para lidar com procedimentos na região.

Além disso, não é qualquer profissional que pode fazer preenchimentos no consultório. É preciso ter feito um curso na área que proporcione conhecimento teórico e prático da técnica.

Por fim, a Resolução CFO-198, de 29 de janeiro de 2019, reconhece a harmonização orofacial como especialidade odontológica.

Quais cuidados o paciente deve ter após o procedimento?

Para evitar dores e edemas, o paciente deve aplicar uma compressa de gelo por 15 minutos durante as 24 horas após o preenchimento labial. Além disso, evite a exposição solar por uma semana. 

No geral, edemas surgem, mas somem após dois ou três dias. Portanto, recomenda-se que o preenchimento labial seja feito 20 dias antes de um evento social. Assim, ele estará estabilizado e o paciente vai aparecer com o melhor resultado.

Outras reações que costumam aparecer são a descamação e a sensação de esticamento dos lábios. Provavelmente isso ocorre porque o ácido hialurônico proporciona hidratação ao local. 

Outras dicas importantes:

  • o paciente não precisa repousar após o preenchimento, mas o ideal é evitar a prática de atividades físicas durante os primeiros dias;
  • use o protetor solar indicado pelo cirurgião-dentista para evitar manchas na região;
  • redobre o cuidado ao utilizar objetos na boca, como talheres e a escova de dentes, pois os lábios estarão sensíveis;
  • não massageie os lábios nos primeiros dias após o procedimento;
  • evite pancadas ou movimentos intensos na boca e nos lábios;
  • expor-se a temperaturas extremas atrapalha a absorção do edemas pelo organismo, o que vai atrasar o desaparecimento desse incômodo;
  • evite o consumo de bebidas alcoólicas durante os primeiros dias;
  • produtos antioxidantes ajudam a potencializar os efeitos do protetor solar;
  • evite maquiagens que possam causar reações na pele;
  • mantenha a pele sempre limpa e hidratada.

Ficou interessado em fazer preenchimento labial?  Então, entre em contato com a Qualimplan e marque uma consulta!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-