Com que frequência posso fazer clareamento? Tire sua dúvida agora mesmo!

6 minutos para ler

Uma das opções mais procuradas para se alterar a coloração dos dentes é o clareamento dental. Logo, na procura por um sorriso perfeito não se deve esquecer de buscar o melhor procedimento com o melhor profissional. Apesar de o clareamento ser um tratamento estético bastante procurado e recomendado pelos dentistas, ele pode ocasionar alguns problemas se realizado em excesso.

Com que frequência posso fazer clareamento? Essa é a pergunta de muitas pessoas. O procedimento equivale a utilizar agentes que quebram somente as moléculas que pigmentam os dentes. Dependerá das orientações corretas do profissional, com relação aos cuidados necessários após sua realização, a durabilidade do tratamento.

Está em dúvidas sobre a frequência com que pode fazer o clareamento dental? Continue lendo nosso post, pois tiraremos suas dúvidas e daremos dicas para que seu tratamento dure mais tempo!

Com que frequência posso fazer clareamento dental?

Não há como determinar o tempo exato de duração de um clareamento dental, mas vão variar os resultados, conforme os cuidados ligados à alimentação e higiene oral. Comidas e bebidas que apresentem muitos corantes, por exemplo, precisam ser evitadas nesse tempo. É essencial ressaltar que, quando escurecem os dentes que já passaram por clareamento, eles jamais voltam a cor anterior.

O efeito do clareamento dental continua de um até três anos. Posto isto, depois desse período poderá ser feito um tratamento para retocar o branqueamento. Este tratamento, se for comparado ao clareamento inicial, é bem mais rápido e exige menos tempo de aplicação do gel.

Esse tratamento tem uma duração média de 2 a 3 anos para os que tomarem os devidos cuidados. Porém, para quem não se importa com a higienização nem com os hábitos alimentares, terá que realizar o clareamento todo ano para manter um resultado eficaz.

Como fazer o clareamento durar mais?

Existem algumas dicas que ajudam a aumentar a durabilidade do clareamento. Conheça algumas delas!

Ter boa higiene bucal

É preciso realizar uma higienização correta com fio dental e escovação para estender o efeito do clareamento. Além disso, se deve evitar consumir alimentos cromogênicos, que geralmente amarelam os dentes e estão ligados a outros problemas, como câncer bucal, cáries, entre outros.

O paciente precisa ficar atento à higienização correta e diária dos dentes e procurar, periodicamente, uma limpeza profissional dentária, para realizar a retirada de placas bacterianas que, provavelmente, afetarão a cor dos dentes.

Inclusive, caso o paciente apresente retrações gengivais, o clareamento pode ocasionar a sensibilidade nos dentes de algumas pessoas.

Por esse motivo, sempre busque um dentista de sua confiança para retirar as causas, tratar o estreitamento gengival, assim como, a mordida torta e, somente após isso, utilizar o dessensibilizante que, com o flúor de consultório, pode reduzir esse problema.

Evitar o cigarro

Uma ótima dica para quem deseja prolongar o efeito do clareamento dental é manter-se longe do cigarro também. A verdade é que a nicotina existente neles, penetra nos dentes estimulando seu amarelamento.

Além da nicotina, a própria fumaça do cigarro também pode acometer o esmalte e as estruturas dentais devido ao contato de sua elevada temperatura com os dentes. O fato é que o calor expelido pela fumaça pode ocasionar um sorriso amarelado.

Não exagerar em comidas e bebidas muito pigmentadas

Primeiramente, é essencial compreender que normalmente a descoloração dos dentes está ligada ao processo de envelhecimento natural do dente e a elementos externos correlacionados com a pigmentação da dieta alimentar. Não é possível fazer nada com relação à ação natural do tempo, mas é possível ter atenção à alimentação.

Caso a sua dieta tenha um elevado índice de alimentos com pigmentos, como refrigerantes, café, chocolates, chás, alimentos ricos em corantes artificiais ou naturais — molho de tomate industrializado e beterraba — a necessidade de realizar o retoque será mais frequente e rápida.

Esses alimentos que apresentam grande concentração de corante podem manchar os dentes mais facilmente. Obviamente, ninguém os cortará do cardápio de forma definitiva, mas precisam ser evitados nas primeiras 48 horas, que são imprescindíveis e demandam mais cuidados.

Visite regularmente o dentista

Apesar de parecer óbvia, esta dica é muito importante para manter os dentes brancos. Ao visitar regularmente o dentista e realizar os outros cuidados, auxiliará no prolongamento da eficácia do tratamento. Assim, ele informará se você está de fato cuidando corretamente dos seus dentes, apontando o que pode ser otimizado.

É muito importante a ida ao dentista na frequência indicada, para que o paciente se previna de doenças bucais, do aglomerado de placa bacteriana e de qualquer outro problema que possa acometer o sorriso do paciente.

Cuidado com o creme dental e escova que usará

O tipo de pasta de dente que você utilizar depois o clareamento também é bastante determinante para que o tratamento tenha eficácia. Alguns cremes dentais e enxaguantes apresentam corantes que podem manchar, então, prefira cremes dentais que ajudem a clarear os dentes, já que eles auxiliam no bloqueio de fatores externos, como o contato com a nicotina, por exemplo.

É importante ressaltar que a escova de dentes também é um elemento determinante para auxiliar na manutenção de uma boa higiene bucal — além disso, aumenta a durabilidade do clareamento. Com uma boa escova será possível fazer a limpeza adequada, impedindo que os corantes permaneçam por muito tempo em contato com os dentes, por exemplo. Inclusive, o dentista pode ajudar, indicando uma opção eficiente para a sua escovação.

Por fim, agora você sabe já tem a resposta para a pergunta: “com que frequência posso fazer clareamento?”, é preciso ter em mente que o clareamento dental não é somente uma questão de estética, mas também de saúde bucal. Inúmeras técnicas de manutenção e limpeza do sorriso são utilizadas ao longo do tratamento, o que possibilita que, além de apresentar um sorriso mais branco, você terá uma boca e gengiva mais saudáveis.

Por esse motivo, seja para repetir o clareamento dental, seja para realizar qualquer outro tratamento dentário, busque sempre profissionais qualificados. A Qualimplan pode te ajudar, pois ela é a melhor solução para você realizar seu clareamento.

Agora que você sabe com que frequência pode fazer clareamento e os cuidados que deve ter para ele durar mais tempo, entre em contato conosco e conheça os serviços que oferecemos. Para isto, basta acessar nossa página!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-