Veja as vantagens e desvantagens do clareamento a laser nos dentes!

6 minutos para ler

É o sonho de muita gente um sorriso branco, e alguns tratamentos como o clareamento a laser são vistos como um modo de consegui-lo. Por isso, tal procedimento é bastante comum nessas situações, já que atua diretamente nas moléculas de pigmento dos dentes, quebrando-as em tamanhos menores e mais fáceis de serem eliminadas.

Mas tudo apresenta vantagens e desvantagens, e o clareamento dental com laser não é diferente. Surgem várias dúvidas sobre fazer ou não tal procedimento, e a informação é sempre a melhor aliada nesse caso.

Pensando nisso, neste post vamos listar os benefícios e desvantagens que ele proporciona. Confira!

Vantagens

Rapidez nos resultados

Não é à toa que apresentamos esta como a primeira vantagem da nossa lista: o clareamento a laser tem um efeito muito mais rápido se comparado ao convencional. Acontece da seguinte forma: o feixe de luz age de forma direta sobre o peróxido de hidrogênio e já mostra resultado logo na primeira sessão.

Para você ter uma noção, esse procedimento feito no consultório demora aproximadamente 1 hora e é finalizado depois de 3 aplicações, já a técnica realizada em casa leva de 2 a 3 semanas, podendo elevar os danos ao paciente sem orientação profissional.

Em situações de urgências estéticas — eventos sociais imprevistos ou festas como casamentos e formaturas —, o clareamento a laser pode ser uma excelente opção, visto que é feito em menos tempo.

Mais segurança

Uma das maiores vantagens do clareamento é a segurança do procedimento. É bem menos arriscado fazê-lo com o dentista. O profissional tem domínio sobre a técnica e oferece muito mais segurança para o paciente, diferentemente do método convencional, em que o próprio paciente aplica o gel em casa. O clareamento a laser diminui os riscos e coloca nas mãos de alguém experiente e confiável a estética do seu sorriso.

Mais comodidade para os pacientes

Mais uma grande vantagem da técnica que utiliza laser para clarear os dentes é a comodidade que ela oferece ao paciente. Mas você sabe o motivo? O procedimento que usa a luz para causar reação à fórmula química dispensa a moldeira feita de silicone, utilizada na aplicação convencional.

Inibição de ferimentos na gengiva

Na técnica de clareamento dental a laser, géis clareadores bastante concentrados são utilizados, eles são aplicados sobre os dentes depois de isolar a gengiva e os lábios, a fim de impedir que sejam feridos. Esse cuidado é essencial, devido ao fato de sua concentração ser maior que um gel clareador empregado em casa, por exemplo. Em contrapartida, é esse fator que possibilita melhores resultados.

Desvantagens

Atenção aos alimentos e bebidas consumidos

Geralmente, os cuidados dizem respeito a alimentos e hábitos que devem ser evitados ao longo das sessões do tratamento. Por mais que não sejam obrigatórias as mudanças na dieta do paciente, elas otimizam os resultados finais, além do tempo de tratamento.

E uma pequena lista desses cuidados no tratamento dental a laser pode ajudá-lo a obter o melhor resultado e mantê-lo de forma eficiente. Alguns dos cuidados são:

  •  não ingerir (ou diminuir) sucos de uva, vinhos, café, tabaco, legumes verdes e alimentos com corantes artificiais;
  • limitar o consumo de refrigerantes, devido à sua ação adstringente sobre os dentes.

Para os que não vivem sem café, é possível acrescentar um pouco de leite à bebida. Isso poderá impedir os efeitos nocivos da cafeína e também do corante nos dentes. Mais uma dica é evitar alimentos com certo teor de pigmento, pois apresentam alto nível de corante em sua fabricação. Bebidas como chá verde, vinho tinto, chá preto e refrigerantes estão inclusos nesse grupo e devem ser totalmente cortados.

Inclusive, legumes como cenoura, que apresenta caroteno — pigmento natural antioxidante —, também podem provocar mudanças na cor dos dentes e afetar o efeito do clareamento. Deixando tais bebidas e alimentos de lado, você sentirá toda a diferença no seu sorriso.

Sensibilidade nos dentes

Uma das maiores desvantagens, e motivo de muita reclamação de quem já fez o clareamento dental, é a sensibilidade causada nos dentes por até três dias depois do procedimento. Geralmente, essa sensibilidade passa, mas existem casos de pessoas que permaneceram com um pouco dela nos dentes.

O fato é que a substância utilizada no tratamento de clareamento pode ocasionar essa sensibilidade nos dentes de alguns pacientes, especialmente em procedimentos realizados em consultório, visto que o gel é mais forte.

Potencialmente prejudicial à polpa dentária

Um dos maiores riscos do clareamento a laser é a inflamação da polpa dentária, graças ao grande aquecimento da superfície dental. Outros decorrem da capacidade das substâncias clareadoras de ultrapassar as camadas de esmalte e dentina, provocando irritação da polpa dentária.

E, junto ao fato de que a luz possibilita um efeito tóxico mais forte, é de se pensar nos benefícios da utilização da técnica a laser para clarear os dentes amarelados.

Possíveis danos ao esmalte dentário

A realização repetitiva da técnica a laser pode prejudicar a estrutura do esmalte dentário, especialmente quando o laser é utilizado para otimizar a ação dos géis clareadores. E isso é, de fato, o que mais preocupa quem busca esse tipo de tratamento. A formação de manchas intensas é uma das consequências proporcionadas ao esmalte dos dentes. Porém, na maioria das vezes, elas podem ser eliminadas.

É importante lembrar que esses danos ao esmalte dos dentes são bem raros e estão relacionados às repetições frequentes do tratamento. Dessa forma, para inibir esse tipo de problema, é preciso esperar um determinado período entre as sessões, assegurando que tal problema não ocorra com você.

Por fim, por mais que existam algumas desvantagens no procedimento de clareamento a laser, é importante ressaltar que é possível evitá-las. Para tal, basta fazer seu procedimento com a orientação de profissionais qualificados. É essencial que uma avaliação seja realizada pelo dentista, a fim de que ele apresente as soluções recomendadas para cada situação e consiga impedir erros no resultado do tratamento.

Conseguiu compreender as vantagens e desvantagens do clareamento a laser nos dentes? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar muito bem informado. Nós estamos no Facebook, Instagram e Twitter!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-