Entenda o que é a bichectomia

6 minutos para ler

A bichectomia é um procedimento cirúrgico relativamente novo e consiste na afinação do rosto através da remoção de gordura facial. Cada vez mais popular, especialmente entre as celebridades, tem despertado a curiosidade do público e conquistado adeptos pelo mundo todo.

Porém, ela não serve apenas a propósitos estéticos, podendo ser motivada por questões de saúde.

A seguir, separamos algumas informações valiosas sobre esse processo para você ficar por dentro do assunto. Confira:

O que é a bichectomia?

A bichectomia tem como objetivo reduzir o volume na parte de baixo do rosto e afiná-lo. Para isso, o cirurgião remove duas estruturas presentes na face, chamadas de bolas de Bichat.

São duas estruturas gordurosas (bolas de gordura), uma de cada lado da nossa boca, localizadas exatamente entre a mandíbula e o maxilar.

É onde fica a gordura localizada do rosto e existem em qualquer pessoa, independentemente do peso.

O tamanho dessas estruturas varia de acordo com a idade: elas são maiores nos bebês e diminuem com o passar do tempo. Não é por acaso que uma de suas funções mais importantes é ajudar a criança a realizar a sucção do leite durante a amamentação.

Outra função importante é a proteção que oferece às estruturas neurovasculares presentes na região.

A finalidade é apenas estética?

Na verdade, o que pouca gente sabe sobre esse tipo de cirurgia é que ela começou a ser realizada visando a saúde do indivíduo. É um procedimento em ortodontia feito em pessoas com o corredor bucal estreito e que, por isso, acabavam mordendo a bochecha constantemente.

Quando perceberam que esse tipo de cirurgia também ajuda a deixar o rosto mais fino, começaram a procurar os consultórios dentários para fins estéticos. Além disso, cirurgiões plásticos também passaram a oferecer esse procedimento.

Como o nosso padrão de beleza considera o rosto mais fino como mais bonito, muitos famosos começaram a aderir à bichectomia e o procedimento se popularizou.

Quais os requisitos para realizar o procedimento?

Como em qualquer outro procedimento, é necessária uma avaliação clínica e que o cirurgião entenda os motivos do paciente, bem como se há ou não contraindicação. Em alguns casos, também é interessante que haja o acompanhamento de um profissional de psicologia.

Feito isso, o paciente precisa realizar alguns exames, como:

  • Hemograma completo;
  • Glicemia;
  • Coagulograma;

Para os pacientes hipertensos, também é interessante a avaliação de médico cardiologista, que pedirá os exames necessários antes da cirurgia.

Há alguma contraindicação?

Existem algumas contraindicações no caso de pessoas que possuem problemas de saúde como, por exemplo, doenças infecciosas. Também há a questão psicológica. Alguns pacientes apresentam uma expectativa muito grande sobre o procedimento, podendo esperar um resultado totalmente irreal e fantasioso. Nestes casos, a cirurgia não deve ser realizada.

Como a bichectomia é feita?

A cirurgia é realizada dentro da boca e é um procedimento único. O corte é feito por dentro porque a mucosa existente ali apresenta uma boa cicatrização, e também porque não deixa nenhuma marca visível na face ou em áreas próximas na parte externa.

O mais comum é que o paciente receba uma anestesia local ou seja sedado, mas pode acontecer de a anestesia geral ser necessária. Em seguida, profissional irá encontrar as marcas anatômicas características do local onde ficam as bolas. Ali é feita a incisão e as bolsas de gordura são removidas, parcialmente ou totalmente.

Apesar de, em regra, não ter nenhum outro procedimento associado, a bichectomia pode ser feita, por exemplo, durante o lifting facial. Quando a pele é erguida para que possa ser movimentada, o profissional já aproveita e remove as bolsas de gordura.

Quanto tempo dura?

A cirurgia costuma ser bem rápida, durando, em média, entre 40 minutos e 1 hora. Porém, há muitos fatores envolvidos.

Por exemplo, quanto mais experiência tem o cirurgião, mais rápida é a remoção das bola. Outro fator é o sistema fisiológico do próprio paciente, que pode apresentar algum tipo de complicação.

Quais complicações podem surgir?

Nenhum tipo de procedimento cirúrgico está 100% livre de complicações, especialmente se o paciente é portador de alguma patologia. No caso da bichectomia, o maior risco está em lesionar alguns nervos importantes presentes no rosto.

Na região das bolas de Bichat, existem ramificações do nervo trigêmeo (ramo maxilar e mandibular). Ele é responsável por enviar diversas informações captadas do exterior para que o cérebro as interprete.

Por isso é tão importante procurar um excelente profissional, que tenha experiência e boas recomendações. A lesão de um nervo, na maioria das vezes, é irreversível e pode causar paralisia facial.

Como é o pré e pós-operatório?

Pré-operatório

Além dos exames e da avaliação clínica já mencionados acima, o paciente deverá permanecer em jejum por 8 horas.

Pós-operatório

Como não é uma cirurgia de grande porte, a recuperação do paciente que realizou a bichectomia é bastante simples. Recomenda-se que, após a cirurgia, sejam utilizadas compressas de gelo no local e que alimentos duros e cítricos sejam evitados. É claro que todas as medicações prescritas devem ser tomadas nos horários corretos.

Também é necessário o repouso completo durante 1 semana, antes de retomar as atividades do dia a dia. Porém, para tornar à prática de exercícios físicos, você precisará do aval do médico cirurgião. Só ele poderá dizer se a cicatrização está boa o suficiente.

Com o passar dos anos, o que acontece?

Bom, com o envelhecimento, o nosso rosto mais ficando mais fino e a pele menos firme. Portanto, para aqueles que realizaram a cirurgia, será necessário realizar o preenchimento com ácido hialurônico constantemente, a fim de evitar que o rosto fique com o aspecto envelhecido.

Por isso, pense bem antes de fazer o procedimento. Ele é realmente necessário? Vai te trazer melhor saúde física e mental?

Pese na balança os prós e os contras e converse bem com o seu médico para saber se realmente vale a pena fazê-lo. Se você estiver certo disso, ficará muito satisfeito com os resultados incríveis que a cirurgia trará!

Quer saber mais sobre bichectomia e outros procedimentos que podem melhorar a sua saúde e melhorar a sua aparência? Então assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão no seu e-mail!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-