Como o sorriso interfere na sua autoestima? Confira

6 minutos para ler

A autoestima é uma questão delicada que envolve a autoconfiança com a nossa aparência para interagir outras pessoas. Por isso, problemas dentários como cáries, traumas e perda de dentes não tratadas podem prejudicá-la, afetando a nossa qualidade de vida. Isso significa que sorriso e autoestima estão diretamente ligados.

O sorriso é considerado um cartão de visita humano, pois, além de expressar sentimentos, deixar o rosto de uma pessoa mais bonito. Cuidar desse aspecto deixa a autoestima elevada, enquanto a falta de dentes pode estimular o afastamento de círculos sociais. 

Ou seja, um sorriso tem um efeito psicológico na sua percepção de si e dos outros. Manter dentes saudáveis ajuda muito, mais do que você pode imaginar. Neste post, explicamos mais sobre como o sorriso interfere na autoestima. Acompanhe!

Como a saúde bucal influencia a autoestima

Manter a boca em perfeitas condições é uma parte vital dos cuidados pessoais e um componente chave para aumentar a autoestima. Abrir um sorriso confiante pode fazer você se sentir bem por fora e por dentro. Existem evidências convincentes de que a saúde bucal e o bem-estar geral estão ligados.

Em particular, doenças gengivais e extensas perdas dentárias estão cada vez mais associadas a outras complicações de saúde. Além disso, a ingestão de alimentos e bebidas açucaradas e gordurosas, além de prejudicar a saúde dos dentes, afeta diretamente o funcionamento de todo o organismo.

A condição de nossa boca também pode nos afetar psicologicamente. Nossos dentes podem influenciar a forma como olhamos, falamos, comemos, mastigamos, saboreamos, socializamos e aproveitamos a vida. Pessoas com baixa autoestima podem se sentir menos estimuladas a cuidar da saúde bucal, o que também pode gerar conflitos com a própria imagem.

Se você tem uma boca saudável, é mais provável que cultive uma autoconfiança. Isso acontece principalmente graças à liberação de endorfinas quando você sorri, hormônio com muitos benefícios para a saúde, como a redução dos níveis de estresse e o fortalecimento do sistema imunológico.

O sorriso ocupa um grande espaço nas impressões que uma pessoa tem sobre as outras. Há quem associe, mesmo sem comprovação científica, dentes mal cuidados a uma dieta inadequada ou a um estilo de vida pouco saudável.

Como a estética dentária está cada dia mais em evidência

Hoje em dia, as pessoas prestam mais atenção a fatores estéticos, incluindo o sorriso. Esse tipo de preocupação é tão comum hoje em dia que a OMS (Organização Mundial da Saúde) leva em consideração a autoestima e o índice de qualidade de vida para medir o efeito da estética e da saúde bucal na vida das pessoas.

Com a maior atenção aos cuidados bucal, há uma crescente demanda por tratamentos odontológicos. A sofisticação das técnicas e dos equipamentos da odontologia estética permite que os profissionais ofereçam uma gama de procedimentos para ajudar os pacientes.

Entre 2015 e 2018, a busca por tratamentos de odontologia estética aumentou em 300%, de acordo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE).

Com esse percentual, o Brasil vem se tornando um dos países que mais investe em procedimentos estéticos. A preocupação com a beleza também colocou o país no primeiro lugar no mundo quando o assunto é número de cirurgias plásticas realizadas, de acordo com os dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).

Ao contrário do que se observava na medicina, até o século XVII, os procedimentos de odontologia não eram requisitados por nenhum tipo de demanda considerada importante. A demanda por tratamentos odontológicos, na verdade, era pequena e concentrada na classe rica da sociedade.

Nos séculos seguintes, cada vez mais tecnologias e produtos odontológicos surgiram, principalmente ligados à reposição de dentes perdidos ou danificados e à estética, permitindo que a procura por esses serviços fossem cada vez mais estimuladas.

Hoje, as mudanças nos estilos de vida são determinadas por tudo que está na moda e pela atenção à estética. O contexto atual ajuda a mobilizar profissionais da área e a oferecer novidades no mercado.

Por que contar com um profissional para cuidar do sorriso

Embora os problemas dentários possam ser evitados e amenizados com uma boa higiene e cuidados com a região oral, é importante recorrer a tratamentos da odontologia estética, que estão cada vez mais sofisticados e prontos para tratar os pacientes com rapidez.

Os tratamentos mais comuns para a estética incluem clareamento, aplicação de lentes de contato, aparelhos ortodônticos para correção de dentes desalinhados, implantes e cirurgia. Na saúde bucal, os dentistas são profissionais primordiais, e a função deles não é apenas cuidar da saúde bucal dos seus pacientes.

Isso porque essa atuação apresenta o papel importante de ajudar as pessoas a cultivarem o valor da vida — um dos direitos básicos na sociedade. Como vimos, por conta de problemas dentários, muitas pessoas apresentam falta de autoconfiança no dia a dia, além de correrem o risco de desenvolverem doenças na região oral.

Quando falamos de sorriso, também falamos de autoestima e confiança. Investir na qualidade da sua aparência é fundamental para o próprio bem-estar. Caso você perceba que precisa passar por tratamentos odontológicos, faça uma consulta e veja quais são os procedimentos que podem deixar o seu sorriso mais bonito.

Um bom dentista vai fazer um check-up, explicar de forma simples qual é a situação da sua saúde bucal e o que você pode fazer para melhorá-la. A recomendação é fazer uma consulta ao dentista a cada 6 meses. Mas, dependendo do caso, o profissional de saúde pode indicar que esse cuidado seja feito com uma maior frequência.

Como vimos, sorriso e autoestima estão profundamente ligados. Por essa razão, não perca mais tempo e procure uma clínica para conquistar o sorriso dos seus sonhos. A Qualimplan pode ajudar você! Nossa clínica odontológica está situada na cidade de São Paulo, e nossos profissionais realizam os mais diversos tratamentos na área de ortodontia infantil e adulta: implantes, periodontia, procedimentos estéticos, entre outros.

Viu como é fácil conquistar o sorriso desejado? Se você está em busca de tratamentos odontológicos, entre já em contato com a Qualimplan e marque uma consulta!

The following two tabs change content below.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-