Lente de contato para os dentes: o que é e para quem é indicada

4 minutos para ler

Ninguém duvida de que o sorriso é o nosso principal cartão e visitas, não é mesmo? Poder se olhar no espelho e sentir-se satisfeito com ele contribui — e muito — para a nossa autoestima. Por isso, qualquer técnica odontológica que corrija falhas indesejadas é bem-vinda, inclusive a lente de contato para os dentes.

Você, é claro, já deve ter ouvido falar dela. Aliás, se não conhece alguém que a utiliza, provavelmente a notou estampada na boca de artistas que aparecem na televisão e nas capas de revista. Afinal de contas, qual a principal finalidade dessas lâminas superfinas e para quem elas são recomendadas?

Vamos tirar suas dúvidas sobre o assunto neste post. Acompanhe!

O que é lente de contato para os dentes e para que serve?

As lentes de contato dental são laminados extremamente finos, confeccionados para cobrir a frente dos dentes, denominada região vestibular. Com elas, a dentição ganha uma “cara nova”, por assim dizer. Em outras palavras, a estética é alterada, de forma a proporcionar mais satisfação com a aparência e o aumento da autoestima.

As lâminas têm entre 0,2 e 0,5 milímetros de espessura. De tão finas, elas são comparadas às lentes de contato para os olhos, daí ganharam esse nome. Para colocá-las, é preciso avaliar fatores como os lábios, o rosto e até mesmo a personalidade da pessoa, assim como a forma e a cor do laminado. Desse modo, é possível garantir que as lentes combinem perfeitamente com cada um.

Quais materiais são empregados nas lentes de contato dentais?

Veja, a seguir, quais componentes são utilizados nas lentes de contato para os dentes e os diferenciais de cada um deles!

Cerâmica feldspática convencional

Trata-se da popular porcelana. Ela tem um período de uso curto e apresenta o risco de fratura ou infiltração devido à cárie. Por isso, não é muito recomendada.

Cerâmica feldspática reforçada por leucita

Por causa do reforço com leucita, o material vidro-cerâmico dura mais na boca e oferece um melhor resultado do ponto de vista estético.

Zircônia translúcida

Os óxidos de zircônia na estrutura laminada resultam em transparências, tornando o material bastante semelhante à aparência natural dos dentes. Pode ser aplicada em próteses dentárias fixas de porcelana (sobre implantes e em coroas, por exemplo).

Silicato de lítio reforçado por zircônia

Proporcionando um excelente aspecto estético, essa técnica com dissilicato oferece resistência a impactos externos.

Dissilicato de lítio

Além de oferecer resistência, o dissilicato de lítio garante uma aparência natural à dentição. Não é à toa que se trata do material mais empregado nos tratamentos dentários com laminados.

Para quem essas lentes são indicadas?

Antes de colocar lente de contato para os dentes, é fundamental compreender a quem elas são indicadas. Para isso, veja abaixo em que situações são mais empregadas:

  • alteração na cor dos dentes;
  • formato inadequado;
  • tamanho irregular (dentes muito pequenos ou finos);
  • mau posicionamento da dentição;
  • espaço em excesso entre os dentes (diastema);
  • danos por traumas ou cárie (dentes desgastados, lascados ou até mesmo quebrados).

Agora, sim, você sabe o que é lente de contato para os dentes e para quem ela é mais indicada. Se deseja tornar o seu sorriso mais bonito, procure um dentista de confiança para avaliar a possibilidade de aplicar as lâminas ultrafinas. Tenha a certeza de que se sentirá muito melhor por poder exibir uma dentição perfeita.

Gostou deste post? Se sim, saiba que estamos sempre produzindo conteúdos interessantes como este. Assine a nossa newsletter já para recebê-los diretamente em seu e-mail.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-