Quais são as principais doenças da gengiva? Confira

4 minutos para ler

Um sorriso bonito e saudável não está associado apenas aos aspectos estéticos, pois indica cuidado com a saúde bucal. Nesse sentido, é necessário destacar que as doenças na gengiva são capazes de afetar pessoas de qualquer idade e, geralmente, estão ligadas a uma higiene bucal não eficiente.

Contudo, algumas doenças que acometem a gengiva acabam se manifestando para toda a região bucal. Logo, cuidar da saúde da boca precisa estar, sim, na lista das obrigações do dia a dia. Portanto, é preciso iniciar pela higiene diária e, quando for necessário, buscar um especialista.

Desse modo, continue a leitura e saiba quais são as principais doenças da gengiva!

Quais as principais doenças da gengiva?

A seguir, veja duas doenças que podem surgir na gengiva e merecem a sua atenção.

Gengivite

A gengivite é a forma mais leve da doença periodontal. Quando ela acontece, a sua região gengival fica mais vermelha e ocorre sangramento com facilidade. O sangramento pode acontecer durante a escovação dos dentes ou durante a alimentação.

Entretanto, é necessário entender que nem todo sangramento durante a escovação e durante o uso de fio dental é caso de gengivite, pode ser apenas força exagerada ou movimentos errôneos durante o processo de uso.

É fundamental destacar que a ausência da higiene bucal pode favorecer a ocorrência de gengivite, mas outros problemas também podem ocasionar essa doença, por exemplo, diabetes, estresse, problemas hormonais, infecções, uso de medicamentos e consumo exagerado de cigarro e drogas.

Periodontite

A periodontite consiste em um problema muito sério. Ela é provocada pela presença da placa bacteriana, que posteriormente pode acabar se espalhando e atingindo a parte de baixo da gengiva.

É necessário compreender que as toxinas produzidas por esses microrganismos favorecem a irritação da gengiva, que acaba criando uma resposta inflamatória. Isso é grave, e é a partir desse momento que os problemas se iniciam.

Isso porque os tecidos ficam sensíveis e passam a se separar dos dentes, fazendo surgir “sulcos” e espaços que contribuem para a inserção de algumas bactérias nas regiões mais internas da boca, que podem ir para a corrente sanguínea e afetar o seu bem-estar.

Quais são as principais causas das doenças na gengiva?

Existem causas para a ocorrência de doenças na gengiva. Quando não tratada, a gengiva com alguma infecção pode formar as conhecidas bolsas periodontais, que favorecem ainda mais a inserção da placa bacteriana, o que afeta a saúde bucal do indivíduo. Pensando nisso, conheça algumas causas dessas doenças e evite problemas.

Ranger os dentes

Ao fazer isso, o indivíduo coloca uma força muito grande nos tecidos que suportam os dentes e aumenta o processo de destruição deles.

Gravidez

Durante a fase gestacional, o corpo da mulher passa por várias alterações, entre elas a hormonal. Elas podem afetar diversos tecidos, até mesmo a gengiva. Como ela acaba se tornando mais sensível, pode ficar mais suscetível a doenças hormonais.

Por fim, é preciso salientar que essas doenças da gengiva apresentam tratamento. A maneira mais segura de tratá-las é com o acompanhamento de um especialista na área, por exemplo, um dentista. Para prevenir qualquer ocorrência desagradável, procure uma clínica odontológica de confiança regularmente. Assim, você consegue manter a saúde de sua boca.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para ler mais um artigo “Gengiva inflamada: conheça os sintomas e tratamentos”!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-