Entenda a importância da ortodontia pediátrica

6 minutos para ler

A ortodontia pediátrica é muito importante para a saúde bucal das crianças. Afinal, quando os dentes são cuidados desde a primeira infância formamos uma cultura de higienização, o que contribui para a construção de um futuro mais saudável para a vida dos pequenos.

Muitas pessoas acham que os dentes de leite não têm muita importância porque cairão. Contudo, esse pensamento não é correto, pois quando se preserva a primeira dentição de maneira eficiente, é possível evitar um conjunto de problemas de saúde bucal, além de criar uma cultura de visita constante ao dentista.

Nesse sentido, continue a leitura e saiba a importância da ortodontia pediátrica!

Por que a ortodontia pediátrica é importante?

Saiba que levar a criança ao odontopediatra é tão necessário quanto levá-la ao médico. Pode-se dizer que as duas coisas são fundamentais para o bem-estar do seu filho. Além do mais, a boca faz parte do sistema digestório e é o local onde começa o processo de digestão do alimento. É nela que se depositam diversas bactérias, sendo que a proliferação delas dentro do corpo pode proporcionar diversos problemas. Sendo assim, confira a importância da ortodontia pediátrica!

Saber certas irregularidades

É fundamental destacar que a saúde bucal das crianças deve ser uma prioridade, principalmente durante o desenvolvimento de toda a arcada e maxilar. A ortodontia pediátrica é capaz de encontrar certas irregularidades durante a infância e já é capaz de corrigi-las para que não permaneça na fase adulta.

Logo, realizar visitas constantes a um especialista em ortodontia infantil ajuda na prevenção e no cuidado da saúde bucal do seu filho. Visto que a higiene dos dentes precisa ser incentivada desde os anos iniciais de vida.

Avaliar a necessidade do uso de aparelho dentário

É preciso entender que, por meio da ortodontia preventiva, as crianças de seis anos já podem colocar aparelhos, antes mesmo da perda dos dentes de leite. Sendo assim, essa ação ajuda na remoção de hábitos pouco saudáveis, como o uso excessivo e a longo prazo da chupeta, que é a principal causa de desalinhamento dentário. Por isso, é muito importante a ortodontia pediátrica, já que ela consegue avaliar a necessidade do uso de aparelho dentário na criança.

Contudo, o aparelho fixo não consiste na única opção para a correção adequada dos dentes. De modo geral, o especialista em ortodontia infantil recomenda o uso de aparelhos móveis (ortopédicos), pois eles são muito satisfatórios para a etapa de desenvolvimento dos ossos da boca. Além do mais, há no mercado odontológico uma gama de métodos eficientes para correções.

Alinhamento dos dentes na fase de crescimento

A ortodontia pediátrica é muito importante para o correto alinhamento dentário na fase infantil. Afinal, o desenvolvimento ósseo se dá durante o período da infância e, dessa forma, as correções serão mais fáceis e eficientes. Contudo, diversos pais e responsáveis não conseguem identificar com exatidão o melhor momento para levar os filhos em uma clínica odontológica, o que pode atrapalhar na saúde bucal da criança futuramente.

Alcança informações específicas

Um dos benefícios que podem ser alcançados pela odontologia pediátrica é a precisão das informações específicas, com fundamento no tempo de tratamento da criança. Assim, o profissional poderá conceder aos pais informações sobre as crianças conforme o histórico delas na clínica e os exames efetuados. Isso é essencial para quando existir a necessidade de mudar de especialista ou realizar algum procedimento cirúrgico.

Ajuda para bons hábitos alimentares

Entre as razões para buscar a odontologia pediátrica está o alerta relacionado aos bons hábitos alimentares. Desse modo, se o seu pequeno apresenta problemas para compreender que um determinado alimento é prejudicial para a sua saúde bucal, o profissional pode contribuir para um bom resultado.

Afinal, o dentista poderá convencê-lo a respeito da importância de manter distância de alimentos ricos em amido e açúcares. Assim, o odontopediatra pode ser um ótimo parceiro para manter sua criança atento à boa alimentação.

Quando a consulta é necessária?

Existem diversos motivos que levam à necessidade de consulta com um dentista infantil. Entre essas razões, podemos mencionar:

  • quando a criança não é capaz de tocar os dentes da frente e a mordida fica aberta;
  • quando existe a mordida cruzada, ocasionada pelo estreitamento da arcada superior;
  • quando ocorre a perda precoce dos dentes de leite, por causa de possíveis traumas e cáries;
  • quando os dentes superiores cobrem os dentes inferiores;
  • quando se percebe que o queixo da criança está mais para frente ou para trás que o ideal;
  • caso a respiração do seu filho ocorra mais pela boca que pelo nariz;
  • quando a criança está com a boca quase sempre aberta durante o período da noite;
  • quando o pequeno está com uma cara cansada e apresenta olheiras profundas;
  • caso esteja com voz anasalada;
  • quando os dentes aparecem em lugares indevidos, por exemplo, céu da boca, acima ou atrás de outros dentes.

Sendo assim, esses são alguns motivos para buscar uma ortodontia pediátrica. Caso perceba algumas dessas características em seu filho, busque um profissional especializado na área. Assim, será possível solucionar o problema da sua criança de forma satisfatória e ela terá uma vida mais saudável.

Como escolher o dentista de forma correta?

Contudo, é muito importante ter cuidado ao escolher o dentista para cuidar da saúde bucal do seu filho. Pois, ele será responsável por ensinar seu filho a cuidar da boca de forma satisfatória e eficiente. Além do mais, abordará temas relacionados aos hábitos alimentares. Assim, caso as informações e a forma passada não seja correta, a sua criança poderá ser prejudicada.

Além disso, os profissionais precisam instruir os pais sobre como ensinar os filhos a fazer uma boa higiene dentária à medida que crescem e se desenvolvem. Dessa maneira, busque por clínicas especializadas e procure informações confiáveis a respeito do profissional que vai atender seu filho.

Portanto, saiba que a Qualimplan pode ser uma ótima opção, visto que trabalha com profissionais capacitados e treinados para atender sua criança de forma satisfatória. Os especialistas realizam serviços de ortodontia infantil e adulta, assim, podem realizar um excelente serviço de ortodontia pediátrica.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para entrar em contato conosco e saber mais sobre nossos serviços!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-