3 dicas de como evitar a perda de dentes

4 minutos para ler

Você teme a perda de dentes? Essa situação seria, no mínimo, desagradável, concorda? Quem tem a dentição bastante sensível ou, por alguma razão, passou pela incômoda experiência de perder um ou mais dentes preocupa-se muito com esse “pesadelo”.

Alguns fatores, como a má higienização bucal, contribuem para a queda dos dentes. Mas há casos de pacientes que sofrem de transtornos que precisam ser tratados, a fim de preservar a dentição sadia e evitar sua perda. Hábitos simples também podem — e devem — ser adotados para garantir uma excelente saúde bucal.

Neste post, vamos explicar o que pode levar à queda de um ou mais dentes e dar 3 dicas para você mantê-los protegidos. Acompanhe!

Por que o dente pode cair?

A perda de dentes ocorre por diferentes motivos. Listamos, abaixo, os principais. Confira!

Falta de higiene bucal

A principal razão para a queda de dentes é a falta de higienização bucal adequada. Afinal, ao deixar de cuidar da dentição conforme recomendam os especialistas, bactérias começam a se proliferar na região e afetar a boca, originando doenças como cáries e gengivite, além de mau hálito. O agravamento desses problemas podem resultar na perda dos dentes.

Bruxismo

O bruxismo é definido como o ranger dos dentes, normalmente durante o sono. Tal hábito, com o passar do tempo, leva ao enfraquecimento e ao desgaste dentários por causa da força das mordidas. Fraturas também são observadas, favorecendo a queda da dentição. Logo, é fundamental procurar o profissional especializado para identificar a causa do problema e tratá-lo o mais rápido possível.

Erosão dentária

A erosão dentária provoca, de forma gradual, o amarelamento e o desgaste dos dentes. Em grande parte dos casos, eles adquirem uma ligeira transparência nas pontas e se tornam mais sensíveis. Com o passar do tempo, podem, inclusive, cair. Por isso, é importante diagnosticar e tratar a doença o quanto antes. Consulte o dentista se notar algo errado com a aparência dos seus dentes.

Como evitar a perda de dentes?

Vimos que a falta de higiene bucal e algumas doenças favorecem a perda de dentes. Agora, vamos mostrar o que você pode fazer para evitar que isso aconteça. Veja!

1. Escove os dentes após as refeições

Ao criar o hábito de escovar os dentes sempre após as refeições, você, sem dúvida, evitará uma série de problemas bucais e preservará a saúde da sua dentição. Lembre-se de que restos de alimentos e substâncias açucaradas causam doenças como cáries, logo, precisam ser eliminados de sua boca rapidamente.

2. Não se esqueça do fio dental

As cerdas da escova de dentes não alcançam todos os lugares, logo, é essencial utilizar o fio dental para eliminar possíveis restos de alimentos da nossa boca. Assim, você evitará a proliferação de bactérias prejudiciais à saúde bucal. Elas podem atacar os dentes, enfraquecê-los e levá-los à queda, se não foram tratados.

3. Vá ao dentista regularmente

Ainda que você não sinta dores, sensibilidade ou qualquer outro desconforto, a ida ao dentista precisa ser periódica. O fato de realizar a higienização bucal adequadamente também não dispensa a consulta odontológica, já que algumas doenças ou problemas — muitas vezes silenciosos — podem surgir mesmo tomadas todas as precauções. Por isso, não deixe de fazer o acompanhamento regular com o especialista.

E então, gostou das dicas para evitar a perda de dentes? Para finalizar, aconselhamos que você também tenha atenção ao consumo de alimentos açucarados, pois eles favorecem a degeneração da dentição, devido ao amolecimento do esmalte dentário — sendo assim, contribuem para a queda dos dentes. Portanto, tome os devidos cuidados para livrar-se de problemas indesejados.

Agora que você sabe o que fazer para preservar a saúde da sua dentição, aproveite a visita ao blog e entenda por que a perda de dentes e a autoestima andam de mãos dadas!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-