O que é profilaxia dentária e com qual frequência ela deve ser feita?

4 minutos para ler

Um sorriso bonito e bem cuidado é o desejo de muitas pessoas. Porém, mesmo cuidando da escovação diária, às vezes podemos notar que só ela já não é mais suficiente para deixar nossos dentes livres da placa e do tártaro. É nessas horas que entra em cena a profilaxia dentária.

Também conhecida como limpeza profissional, o procedimento é feito em consultório odontológico e é indispensável para deixar a saúde bucal em dia. Quer saber mais e entender se está na hora de agendar a sua consulta? Então continue a leitura!

O que é a profilaxia dentária?

Como dissemos na introdução, a profilaxia é a limpeza dentária realizada em consultório. Ela é mais “profunda” que a higienização tradicional que fazemos em casa e é composta de algumas etapas:

  1. tartarectomia: com um aparelho de ultrassom e curetas, o dentista realiza uma raspagem para retirar o tártaro e os cálculos dentários;
  2. jateamento: os dentes são lavados com uma solução de água pressurizada e bicarbonato de sódio. Isso ajuda a remover ainda mais a placa bacteriana e a combater as inflamações gengivais;
  3. escovação: com o uso de uma escova elétrica e um creme dental específico, o dentista realiza uma escovação mais intensa e aproveita para explicar ao paciente como fazer a escovação em casa de forma adequada às suas características;
  4. aplicação de flúor: por último, o flúor é aplicado visando fortalecer e preservar os dentes.

Qual a importância da profilaxia?

Se a profilaxia for realizada de tempos em tempos, é possível evitar inúmeras doenças bucais que são causadas, principalmente, pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro, como as doenças inflamatórias da gengiva (gengivite e periodontite).

A má higiene bucal é o ponto de partida de várias doenças bucais e transtornos que causam muitos prejuízos aos pacientes, como cáries, mau hálito e dentes amarelados. Por isso, esse acompanhamento especializado é extremamente importante.

Mas lembre-se: o tártaro não pode ser removido apenas com a escovação comum! Por isso, quando ele já estiver presente, somente o dentista conseguirá retirá-lo.

Além da limpeza, o dentista também realiza uma inspeção completa da boca do paciente. O objetivo é analisar se existe algum problema que precise de intervenção, ajudando a tratar as doenças bucais ainda no início.

Com que frequência ela precisa ser feita?

A profilaxia é um procedimento indicado para todos os pacientes, independentemente da idade. Dependendo dos hábitos de higiene e da tendência a algumas doenças, a frequência poderá ser mais ou menos espaçada.

O mais comum é realizá-la a cada 6 meses. Contudo, pacientes que sofrem mais com o acúmulo de cálculos e tártaros ou que têm maior predisposição ao surgimento de gengivites precisam realizar a profilaxia em um intervalo menor – a cada 3 meses.

O mesmo ocorre com quem está mais predisposto a problemas bucais, como as pessoas que usam aparelho ortodôntico. Elas tendem a acumular sujeira e placas com mais facilidade.

Por outro lado, pacientes que possuem uma boa higiene e não apresentam tendência a doenças bucais podem fazer o procedimento uma vez por ano.

Mas vale lembrar que só o dentista poderá indicar a periodicidade adequada ao seu caso.

Quais cuidados tomar antes e depois da profilaxia?

Para que o resultado seja ainda mais interessante, separamos alguns cuidados básicos a serem seguidos antes e depois do procedimento:

  • escolha um profissional de confiança e com experiência na área;
  • evite comer e beber algumas horas depois da limpeza para que o flúor tenha mais tempo de agir. O ideal é esperar, no mínimo, meia hora;
  • não é preciso escovar os dentes logo após a profilaxia. O recomendado é só realizar a escovação em casa 2 horas após o procedimento;
  • retorne para as consultas com periodicidade, de acordo com a orientação do seu dentista.

Como você viu, a profilaxia dentária é um procedimento bastante comum nos consultórios odontológicos, mas extremamente importante. Afinal, é ele que consegue retirar as placas bacterianas e os tártaros acumulados, deixando seus dentes mais limpos e livres de inúmeros problemas de saúde.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe as nossas dicas com os seus amigos!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-