Você realmente sabe como limpar a língua?

4 minutos para ler

Quando o assunto é higienizar a boca, muitas pessoas nem sequer ouviram falar sobre a importância de limpar a língua. Embora não seja muito tratada, essa prática é importantíssima, pois ajuda a manter a boca saudável, tendo em vista que uma grande quantidade de bactérias fica alojada nessa região.

Para você ter noção, a limpeza da língua pode livrar muitos pacientes de um dos maiores desconfortos bucais: a halitose (também conhecida como mau hálito). Se você quer mudar essa realidade e se informar sobre como realizar este procedimento, então está o lugar certo. Leia este artigo e aprenda de forma consistente sobre como limpar a língua. Vamos lá?

Por que fazer a limpeza da língua?

A língua é uma região que acumula muitos restos alimentares. Isso acontece porque as papilas gustativas podem armazenar resíduos nos espaços existentes entre uma e outra. E tem mais! Embora algumas pessoas pensem que elas podem se limpar por conta própria, isso não acontece.

Na verdade, os restos alimentares se acumulam cada vez mais, decompõem depois de um tempo, tornando-se o local ideal para a proliferação de bactérias. Uma vez na boca, elas atacam os dentes e outras regiões — motivos de sobra para fazer uma limpeza efetiva, certo?

Como limpar a língua?

Se você quer saber como fazer uma limpeza efetiva, veja algumas dicas que elencamos abaixo.

Aposte nos materiais certos

Alguns materiais podem tornar essa tarefa muito mais fácil. Entre eles, podemos destacar o raspador de língua, escova de dente com limpador de língua, limpador de língua com escova e aresta raspadora e, claro, a própria escova de dente comum. Como você deve imaginar, cada um deles tem vantagens e desvantagens.

A escova de dente tradicional, por exemplo, ajuda a soltar a saburra lingual (que é a sujeira que fica acumulada na língua e incrustada nas papilas linguais), mas não é tão eficiente na hora de removê-la. Isso sem contar no fato de ser muito longa, um aspecto que costuma causar ânsia.

Os raspadores de língua são muito eficientes na remoção da saburra, mas podem “forçar” muita pressão para uma limpeza efetiva. Por mais tentador que pareça, é bom tomar cuidado, pois isso pode ferir a língua e causar ardência na região. A escova com limpador também não conta com um formato ideal para o procedimento — e também pode causar ânsia de vômito.

Para fechar, o limpador de língua com escova e aresta raspadora também pode ter suas limitações, mas é o mais adequado para manter a boca limpa e higienizada. Sua composição ajuda a limpar a saburra e a aresta raspadora remove a saburra facilmente.

Faça os movimentos corretamente

Enquanto limpa os dentes, é bom tomar cuidado para não engolir a sujeira. Como ela contém bactérias, o melhor é que ela não vá para o organismo, e por isso, você deve removê-la com a escova ou limpador.

A movimentação também deve acontecer da forma correta, evitando a repetição “vai e vem”. Empurrar a escova para “dentro” é uma prática que também deve ser evitada, pois a sujeira vai junto e pode entrar no organismo pela garganta.

Explore remédios naturais

Existem formas eficientes de manter a saúde bucal em dia também. O enxaguante de bicarbonato de sódio, por exemplo, ajuda muito a desinfetar a boca e deixá-la livre do mau hálito. E engana-se quem pensa que existem poucas opções. Você pode explorar o enxaguante de vinagre de maçã, de água oxigenada e várias outras opções. 

Finalize com o enxaguante bucal

O enxaguante bucal também pode ajudar muito a alcançar os resultados que você tanto deseja, uma vez que ele ajuda a hidratar a boca e a matar o restante das bactérias.

Depois de ler este artigo completo sobre como limpar a língua, não deixe de colocar essas dicas em prática. Assim você evita o acúmulo de bactérias e mantém o hálito fresco e agradável. Ah, e tenha em mente que esse deve ser um hábito diário, pois assim fica mais fácil colher os resultados esperados.

Se você tem outros amigos que também precisam se informar sobre este assunto, então que tal compartilhar esse conteúdo nas redes sociais? Uma ótima forma de difundir o tema, não é mesmo? Nos encontramos por lá!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-