Devemos escovar o céu da boca? Saiba mais sobre higiene bucal

4 minutos para ler

Muitos dizem que o correto é escovar os dentes ao menos três vezes ao dia ou após cada refeição. Porém, qual é a importância desse hábito? Somente seguir essa regra é o suficiente? É necessário ter algum cuidado extra? Essas são algumas dúvidas que podem surgir e que são pouco discutidas. Junto a elas, surgem novos questionamentos, como: Qual é a forma mais adequada de manter a higiene bucal? Devemos escovar o céu da boca?

Para responder a essas questões, temos de entender um pouco mais sobre a escovação, sua importância e solucionar as dúvidas que envolvem essa prática diária. Afinal, ela é mais do que um hábito de higiene: é uma rotina que preserva a saúde.

O que é necessário para uma boa escovação?

Escovar os dentes, por mais que faça parte do dia a dia, não pode ser banalizado e feito despretensiosamente. Por mais que não pareça, esse é um hábito de saúde que previne diversas doenças e que precisa ser feito da melhor forma possível.  

Para começar, é bom fazer um bochecho com água, pois isso ajuda a diminuir a acidez e a melhorar o processo de higiene bucal como um todo. Não se deve esquecer o fio dental, que, além de prevenir cáries entre os dentes, também evita gengivite e problemas periodontais.

Escovar a parte de trás dos dentes, assim como a parte da frente, com pouca pressão e movimentos circulares é fundamental para não causar sangramento ou problemas na gengiva e para manter os dentes limpos.

Escovar a língua é muito importante, pois a negligência desse hábito pode causar, por exemplo, mau hálito. Para evitá-lo, basta utilizar a escova como uma vassoura, que “varre”os restos de comida e bactérias do fundo da língua até a ponta e, assim, para fora da boca.

O que é céu da boca (palato)?

O palato, conhecido popularmente como céu da boca, constitui-se pela parte superior interna da boca. É o “teto” que separa a cavidade oral da cavidade nasal. Ele se divide em duas partes: uma dura (palato duro), que tem esse nome por ser rígida e fazer parte da estrutura óssea do crânio; e outra mais macia (palato mole), que é feita de músculos e se localiza na terminação do palato duro até a garganta.

Além da separação das cavidade oral e nasal, o palato também tem um papel fundamental na fala, pois é responsável por produzir diversos sons juntamente com a língua, assim como na projeção do som da voz. Daí a importância de cuidarmos dessa região por meio de uma higiene bucal adequada.

É necessário escovar o céu da boca?

Na dúvida, muitas pessoas escovam. Outras, por exemplo, não se preocupam com isso. Afinal, o que é melhor? O palato é coberto por uma pele sensível e lisa que não acumula comida e pode facilmente se irritar com a fricção da escova. Por isso, o melhor é garantir a boa higiene da boca pela escovação das outras partes.

Com a boca bem limpa, estarão garantidas a saúde e a limpeza do palato. Este, por sua vez, pode ser higienizado com um bochecho feito com um enxaguante bucal sem álcool, principalmente nos casos de quem utiliza aparelhos móveis, dentaduras ou outros tratamentos que façam uso de próteses.

Seguindo esses passos, será garantida não apenas a saúde da boca, mas do corpo inteiro, pois uma cárie mal cuidada, por exemplo, pode acarretar, além da dor de dente, problemas sérios de saúde. Vale salientar a importância de visitar o dentista periodicamente, uma vez que esse profissional indicará algum cuidado específico que seja necessário, além de prevenir e corrigir problemas que possam surgir.

Agora que você já sabe como cuidar adequadamente da saúde bucal e que não é necessário escovar o céu da boca, siga nossa página no Facebook, no Twitter e no Instagram para receber mais informação sobre saúde!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-