Acúmulo de tártaro gera mau hálito? Entenda a relação e previna-se

9 minutos para ler

Possivelmente você já deve saber que o mau hálito e a gengiva com mau cheiro provocam situações constrangedoras, tanto para quem sofre desse problema quanto para as pessoas que sentem o odor desagradável.

Geralmente, quem está nessa situação não consegue perceber a intensidade do cheiro e julga que os outros não estão percebendo também. O fato é que as pessoas percebem e, na maioria das vezes, se sentem incomodadas, sendo que uma das principais causas desse problema é o tártaro.

O cheiro está diretamente ligado às emoções. Por isso, um hálito desagradável pode provocar o afastamento das pessoas. Isso prejudica as relações, tanto pessoais, quanto profissionais, e pode causar constrangimentos em diferentes lugares, como no ambiente de trabalho, em reuniões e até em situações casuais, como em um restaurante. Já imaginou ser atendido por um vendedor que exala um cheiro ruim da boca? Sem dúvida, isso ocasionaria constrangimentos e dificultaria, até mesmo, a comunicação.

Continue a leitura para saber como o acúmulo de tártaro gera mau hálito e entenda como prevenir esse problema.

Afinal, o que é o tártaro?

O tártaro também é conhecido como cálculo dental. Ele é formado quando a placa bacteriana que está na superfície do dente endurece por causa da saliva. Além de ficar nos dentes, o tártaro também pode ser formado embaixo da gengiva, irritando os tecidos daquela região.

Quando não recebe o devido tratamento, o tártaro deixa a placa bacteriana com mais espaço para crescer — como se fosse uma camada protetora para ela. Isso pode possibilitar o surgimento de problemas mais sérios, como a cárie e a gengivite, doença que deixa as gengivas inchadas, retraídas, sensíveis e sangrando com facilidade.

Estamos falando de um problema que vai além da questão da saúde, uma vez que o tártaro não prejudica somente os dentes e a gengiva. Ele também modifica a estética do seu sorriso, já que se trata de uma calcificação porosa.

Ou seja, não é lisa como a superfície dental e por isso absorve manchas com mais facilidade, especialmente ao entrar em contato com alimentos muito pigmentados e com um elevado teor de corantes, como molho de tomate, sucos artificiais, salgadinhos industrializados, vinho, café, beterraba e cúrcuma.

Como a placa bacteriana é transparente, você não consegue vê-la a olho nu. Já o tártaro é uma formação facilmente visível. Ele tem a coloração marrom ou amarelada e fica depositado na região próxima das gengivas, geralmente em que as pessoas esquecem de passar o fio dental — está vendo a importância de utilizá-lo?

Vale mencionar que o acúmulo de tártaro pode levar ao mau hálito, afinal, essa formação está protegendo uma colônia de bactérias no seu dente. O ambiente fica perfeito para que elas se reproduzam mais rapidamente. Como consequência, isso pode vir a inflamar os tecidos da região, causando o odor desagradável, popularmente conhecido como mau hálito.

Quem tem tártaro e insiste em não tratar o problema, pode lidar com uma inflamação mais grave, capaz de afetar os tecidos que dão suporte ao dente, como o cemento, que garante a fixação do dente no osso.

Essa situação, que é um quadro de periodontite (relacionado à região gengival), pode causar sérios danos à saúde dental, incluindo a perda do dente e a necessidade de realizar procedimentos cirúrgicos para recuperar o local.

Quais são as formas de eliminar o tártaro?

O principal cuidado que você deve ter para não acontecer a formação do tártaro nos seus dentes é, depois das principais refeições (como café da manhã, almoço e jantar), passar o fio dental da forma correta. Não adianta apenas passar ele entre os dentes, porque isso não assegura uma limpeza totalmente eficaz.

A maneira adequada consiste em pegar o fio dental, passá-lo entre os dentes e realizar movimentos como se o fio realmente abraçasse o dente ao lado. É importante fazer isso em todos os espaços para limpá-lo com precisão. Também conte com o apoio de uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor.

Aproveite a visita ao dentista para aprender a fazer uma escovação correta, que é capaz de eliminar as placas bacterianas. O processo de limpeza depois das refeições também deve englobar a língua. Lembre-se que ela também acumula resíduos que causam o mau hálito. Tudo precisa ficar bem limpinho!

Outro ponto que precisamos destacar é a sua alimentação. Preste atenção no que você anda comendo, porque as bactérias que formam as placas e cáries se multiplicam com a ajuda de alimentos que contêm açúcares.

Siga uma dieta saudável e reduza a quantidade dessa substância e não esqueça de limpar bem os dentes depois de se alimentar.

Se você se descuidou e o tártaro surgiu, não se desespere. Procure o seu cirurgião-dentista para que ele realize o tratamento. Depois que ele se forma, a remoção não acontece com a ajuda da escova ou fio dental. Agora, somente os instrumentos do seu dentista serão capazes de removê-lo.

O procedimento que faz a remoção do tártaro é popularmente chamado de limpeza. Visite regularmente o seu dentista e não deixe que esse problema permaneça nos seus dentes.

O que mais pode causar o mau hálito?

Além do tártaro, outros fatores podem causar o mau hálito. Um deles é a língua. Esse órgão tem as papilas gustativas, que são as responsáveis por fazer a gente sentir o gosto dos alimentos.

O formato delas lembra o de pequenos sacos, que acabam prendendo os restos dos alimentos, células mortas e placas bacterianas. Esses detritos fermentam e liberam enxofre, a substância que é a responsável pelo mau cheiro.

Outro fator que também pode ser associado ao problema é a retração gengival. Apesar de não ser comum e não ser considerado uma consequência direta, o mau hálito é o resultado da higienização deficiente oriunda da retração, já que a escovação torna-se difícil de ser realizada com a sensibilidade dentária.

Isso acontece porque é comum ocorrer a retenção de restos de alimentos, de placa e de tártaro, o que provoca doenças gengivais e halitose.

Muita gente ainda associa o mau hálito com a falta de alimentação, o que é um equívoco. Depois que você fica uma hora sem se alimentar, ocorre uma menor produção de saliva. Os detritos que ficaram na boca começam a fermentar e isso exala mais odor.

Ao comer alguma coisa, o aumento da salivação e o atrito da língua com os alimentos ajudam a remover uma parte dos resíduos.

É por isso que a gente acorda com um hálito mais forte, porque a boca permaneceu fechada e sem movimentos — acumulando o cheiro dessa fermentação. Outras pessoas tendem ainda a culpar o estômago pelo mau hálito, o que é outro conceito equivocado que precisamos parar de passar adiante.

A estrutura do nosso corpo não permite a passagem dos odores do nosso estômago para fora, principalmente pela boca. Depois que engolimos os alimentos, eles vão para áreas protegidas por válvulas que se fecham assim que ocorre a passagem deles. Não confunda o mau cheiro com arroto ou refluxo, que são duas coisas diferentes.

Por isso, ao perceber ou ser alertado que está com mau hálito, recomendamos que você busque um dentista. Somente ele será capaz de determinar a causa e, posteriormente, indicar os melhores tratamentos e a maneira correta de cuidar do problema.

Como amenizar a gengiva com mau cheiro?

Existem dicas que você pode utilizar para amenizar o mau hálito. É essencial ressaltar que somente um profissional pode indicar o melhor tratamento para solucionar o problema, uma vez que também é preciso analisar a causa. No entanto, você consegue amenizar um pouco a situação em casa. Confira!

Faça gargarejos

Depois de escovar os dentes e de passar fio dental, a realização de um gargarejo rápido ajuda a eliminar os germes bucais e a diminuir os odores desagradáveis da boca.

Por isso, ao acordar e antes de dormir, realize a higienização dentária como de costume e, em seguida, faça um gargarejo de alguns segundos com o enxaguante bucal recomendado por seu dentista.

Lembre-se sempre de escovar a língua

Não se esqueça de que a língua acumula com facilidade sujeiras e placas bacterianas, ocasionando o mau hálito. Dessa forma, é essencial escová-la sempre que você for higienizar os dentes. Conte com a ajuda de um limpador de língua ou de uma escovinha própria para isso, sempre realizando movimentos de dentro para fora.

Tome bastante água

Outro ponto essencial é tomar muito líquido ao longo do dia para manter as mucosas sempre hidratadas. Além da água pura, você pode beber água aromatizada com frutas (como limão, laranja e hortelã) e sucos naturais.

Evite ficar de jejum

Existem alguns alimentos que ajudam a promover a higiene bucal e, como consequência, amenizam o mau hálito. Maçã, aipo, pepino e laranja, por exemplo, têm ação de limpeza, estimulam as glândulas salivares, impedem a formação da saburra e evitam o acúmulo de bactérias na superfície dos dentes.

Viu como o tártaro gera mau hálito e deixa a gengiva com mau cheiro? Não se esqueça de que isso prejudica tanto a estética, quanto a saúde do seu sorriso. Por isso, consulte frequentemente com um dentista e previna esse problema!

Gostou dessas informações? Então aproveite para aprender sobre as possíveis causas para o surgimento da sensibilidade nos dentes!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-