Será que seu filho precisa usar aparelho ortodôntico? Descubra aqui!

6 minutos para ler

Será que seu filho realmente precisa usar aparelho ortodôntico? E como saber quando é a hora de procurar um profissional especializado? Se essas perguntas já passaram pela sua cabeça, este post vai ajudar você a tirar todas as dúvidas sobre o assunto.

Entender qual o melhor momento para procurar um dentista e quais fatores influenciam na necessidade desse tratamento é muito importante para evitar problemas futuros na mordida e alinhamento dos dentes. Por isso, a seguir, abordamos tudo o que você precisa saber sobre a utilização do aparelho ortodôntico. Acompanhe!

Qual o melhor momento para iniciar o tratamento?

A principal dúvida dos pais ao visitarem o dentista é qual a idade certa para colocar o aparelho. Os problemas ortodônticos como desvios ósseos podem ser notados a partir dos 3 anos, contudo, é preciso esperar uma certa maturidade da criança antes de iniciar o tratamento.

Entretanto, engana-se quem pensa que é necessário esperar a troca de todos os dentes de leite por permanentes. A avaliação ortodôntica pode ser feita desde os 7 anos, pois é nessa idade que serão diagnosticados problemas de oclusão e esqueléticos.

Quais os tipos de tratamentos?

Enquanto a criança ainda tem dentes de leite, é possível recorrer aos tratamentos preventivos e interceptivos. Porém, existem também os tratamentos corretivos, que acontecem somente após a troca de toda a dentição. Entenda mais cada um!

Tratamentos preventivos e interceptivos

A mordida cruzada, por exemplo, deve ser corrigida antes da troca de todos os dentes de leite da criança, por causa do crescimento ósseo. Nesse caso, é realizado um tratamento de ortodontia preventiva, por meio de um aparelho móvel que altera a direção de crescimento dos ossos faciais.

Nas situações em que a criança perdeu os dentes muito antes do tempo correto, o aparelho também pode ser necessário para recuperar o espaço necessário para erupção da dentição definitiva. Vale ressaltar que a ortodontia preventiva impede problemas futuros e até evita a necessidade de cirurgias ortognáticas. 

A duração desses tratamentos é de poucos meses, mas devem ser acompanhados de perto por um profissional. Se o mau posicionamento da língua afeta o alinhamento dos dentes, é recomendado também o acompanhamento com um fonoaudiólogo.

Tratamentos corretivos

Após a troca dos dentes de leite pelos permanentes — normalmente aos 14 anos — a criança pode iniciar o tratamento corretivo com o intuito de alinhar os dentes e refinar a oclusão. Nesses casos, podem ser utilizados os aparelhos fixos.

Quais fatores implicam no uso de aparelho ortodôntico em crianças e adolescentes?

O uso do aparelho ortodôntico em crianças e adolescente depende de diversos fatores. Dentes muito afastados ou nascendo em cima uns dos outros podem ser percebidos facilmente e vão mostrar que seu filho precisará recorrer a um tratamento ortodôntico.

Outro fator que precisa ser levado em conta é o uso de chupetas e mamadeiras. A sucção de bicos artificiais pode causar problemas na saúde bucal como alterações de fala e dos dentes. É preciso que esses acessórios sejam removidos até os três anos de idade para não interferirem na mordida, causarem prejuízos e resultarem na necessidade do aparelho.

Fique atento também a esses outros sinais. Veja:

  • respiração o tempo todo de boca aberta;
  • mastigação dos alimentos de forma inadequada;
  • hábito de chupar o dedo;
  • hábitos inadequados como morder canetas;
  • roncos enquanto dorme;
  • alinhamento incorreto do centro da arcada superior com a arcada inferior.

Quais as vantagens do uso do aparelho na infância?

Iniciar o tratamento durante a infância pode resolver problemas pontuais, contudo, a grande maioria das imperfeições podem ser corrigidas na adolescência com o aparelho fixo. Por isso, a indicação deve ser apenas para casos específicos.

O uso desde cedo proporciona maior consciência da importância da saúde bucal para os pequenos. Além disso, nos casos em que a criança sofre bullying devido aos dentes tortos ou para frente, o tratamento trará mais autoestima e confiança.

É preciso, entretanto, conversar abertamente com seu filho antes de colocar o aparelho, explicar o que vai acontecer, porque é preciso usá-lo e mostrar fotos de outras crianças que tiveram sua dentição corrigida.

Quais as recomendações para os primeiros dias?

Os primeiros dias com o aparelho ortodôntico exigem paciência e carinho com seu filho. A criança pode demorar para se habituar ao corpo estranho em sua boca e sofrer com aftas e dor, por conta da movimentação dentária.

Converse com o dentista e busque soluções para que a criança possa se sentir confortável. Uma dica para a prevenção de aftas são as ceras ortodônticas. Também é preciso ficar atento a possíveis alergias ao níquel e rejeições ao aparelho, mas se esse for um problema, já existem opções feitas de outro material.

Quais cuidados a criança deve ter com o aparelho durante todo o tratamento?

O tratamento ortodôntico exige alguns cuidados que precisam ser passados para os pequenos. Quem utiliza o aparelho móvel deve sempre higienizá-lo antes de usá-lo novamente e guardá-lo na caixinha durante as refeições.

Já quem utiliza a versão fixa precisa redobrar os cuidados de higiene na escovação. A dica é a utilização de escovas interdentais ou unitufo, e do passa fio para o fio dental.

Na alimentação, o indicado é evitar alimentos grudentos ou muito duros para não danificar a estrutura do aparelho. O abuso de doces e refrigerantes também precisa ser controlado para que a criança não tenha riscos maiores de desenvolver cáries.

As revisões devem ser feitas pelo menos uma vez por ano para avaliar o crescimento ósseo e o encaixe da mordida. O profissional também deve acompanhar a troca dos dentes de leite para garantir que a saúde bucal está satisfatória.

Entender qual o momento certo para fazer essa avaliação é muito importante para prevenir futuros problemas bucais. Fique atento aos fatores e sinais que a criança apresentar e procure um dentista especializado caso perceba a necessidade de uso do aparelho ortodôntico.

Gostou das dicas? Seu filho precisa desse tratamento? A Qualimplan conta com um time de especialistas preparados para prestar o melhor atendimento para seus pequenos. Entre em contato conosco e agende uma avaliação!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-