Abscesso dentário: o que você precisa saber para sua saúde bucal

abscesso dental
6 minutos para ler

Os problemas dentários podem aparecer a qualquer momento, especialmente se você não cuida da sua saúde bucal como deveria e não vai ao dentista regularmente. Um desses problemas e que pode trazer sérias consequências se não for tratado a tempo, é o abscesso dentário.

Saiba mais sobre esse problema, como ele se forma, quais os tratamentos e as consequências que pode gerar se não for devidamente cuidado!

O que é abscesso dentário?

O abscesso se inicia com uma infecção bacteriana que, quando não tratada, começa a acumular pus na gengiva. Pode acontecer em qualquer região, e as causas são as mais variadas. É um problema que tem seu início silencioso e, como muitos não vão ao dentista regularmente, quando descobrem, já está em um estágio mais avançado.

Dependendo da região na qual se encontra o abscesso, ele pode receber nomes diferentes. Por exemplo, o que se forma na ponta da raiz do dente é chamado de abscesso periapical, já o que aparece na gengiva e próximo à raiz, dá-se o nome de abscesso periodontal.

Quais as principais causas?

As causas são diversas, mas existem algumas que podem ser classificadas como as principais. Na grande maioria das vezes, a principal é a má higiene bucal. Por exemplo, restos de alimentos que ficam na gengiva e, assim, as bactérias se proliferam. Outros motivos são a ruptura de um dente por causa de um trauma ou mesmo uma cárie mal tratada.

Quanto aos tipos de abscessos dentários, existem causas mais específicas para cada um. O periodontal é normalmente causado por uma doença periodontal (pode comprometer a gengiva, o osso, o cemento e o ligamento periodontal), já em estado avançado ocorre uma destruição do tecido ósseo que sustenta os dentes.

Já o abscesso periapical é a consequência de casos mais avançados de cárie ou mesmo por infecções após a quebra de um dente.

Quais os sinais e sintomas?

Em seu estágio inicial, os abscessos não costumam dar nenhum sinal e, por isso, quando são descobertos já estão em um processo mais avançado. Os sintomas são os mais variados. Listamos abaixo os mais comuns:

  1. a dor de dente é um dos sintomas que afeta a maioria das pessoas com abscesso dentário. Caso o processo infeccioso não seja tratado com urgência, ele se expande e provoca dor em outras regiões como bochecha, mandíbula e ouvido;
  2. o mau hálito é outro sinal esperado de um abscesso por conta do processo infeccioso que se forma na boca. O cheiro de pus e o gosto amargo na boca começam a aparecer;
  3. o abscesso deixa os dentes mais sensíveis e isso causa muito desconforto, especialmente na hora de mastigar alimentos mais consistentes como a carne;
  4. o inchaço também é um sinal que costuma aparecer. Ele é decorrente de um processo inflamatório que se forma, e do acúmulo de edema (líquido) na região.

Há também outros sinais e sintomas que podem aparecer como consequência do processo infeccioso, como febre, vômitos, náuseas, diarreia, dentre outros.

Quais são as opções de tratamento?

Ao sentir qualquer um dos sintomas citados acima, a primeira coisa que deve fazer é procurar por um dentista.

Caso a dor esteja insuportável, o mais provável é que o profissional opte por fazer uma drenagem dos líquidos ali presentes, como o edema e o pus para aliviar o incômodo de imediato. Se outros sintomas como febre, vômito e calafrios estiverem presentes, você também deverá procurar um médico clínico geral.

O primeiro procedimento a ser feito para definir qual será o tratamento utilizado é fazer o diagnóstico. Para isso, o dentista fará um exame físico e verificará se é necessário ou não exames complementares como o raio-X.

Esse exame de imagem ajuda a descobrir se a infecção não está em outras partes da boca ou regiões próximas. Após o diagnóstico, o dentista tem algumas opções de tratamento:

1. Drenagem

Como já foi dito acima, pode ser necessário realizar uma drenagem. O profissional fará uma incisão na região, ou seja, um pequeno corte para remover o edema e o pus, e limpar toda a área com solução salina. Isso é importante para evitar que a infecção se desenvolva novamente.

2. Tratamento de canal

O tratamento de canal é um dos procedimentos mais indicados porque ele pode salvar o dente e ainda eliminar a infecção. O dentista retira toda a polpa e veda os canais radiculares do dente e demais cavidades.

Uma coroa também pode ser colocada no dente para deixá-lo mais firme, principalmente se for o caso de um dente molar. Depois disso, basta cuidar bem da higiene bucal para que infecção não volte.

3. Extração do dente

Essa é outra possibilidade, considerada em último caso, quando todos os outros tratamentos não trouxeram resultados ou não há possibilidade de fazê-los. Assim, a extração é feita e, logo depois, a extração do dente.

Quais os riscos de um abscesso dentário não tratado?

O abscesso não se curará sozinho, por isso, caso você não procure ajuda profissional o quanto antes, a tendência é que a situação só piore. Uma infecção, quando não recebe tratamento, tende a se espalhar para outras partes do corpo causando danos incalculáveis.

Para aqueles que apresentam outros problemas de saúde como o diabetes, o quadro pode se tornar mais grave e rapidamente levar à morte.

Foi o caso, por exemplo, do cantor Ricardo Bueno (fez parte do grupo Dominó). Em 16 de novembro de 2017 ele acabou falecendo por conta de um abscesso dentário não tratado.

Outro exemplo foi o da modelo Renata Banhara, nesse mesmo ano. O dente infeccionou e ela não procurou tratamento. Após 6 anos, a infecção tomou conta de toda a região do maxilar e, para impedir que o processo avançasse, parte do osso teve que ser removido comprometendo alguns movimentos da face.

Como costuma ser de início silencioso, o abscesso costuma ser descoberto em estágio mais avançado, quando a dor e o mau hálito começam. Isso não precisa acontecer e o problema pode ser evitado e tratado logo no início. Basta ir ao dentista, ao menos de 6 em 6 meses para manutenção e limpeza dos dentes e cuidar muito bem da sua higiene bucal.

Evite os problemas que o abscesso dentário pode causar e entre em contato conosco agora mesmo!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-