Sua saúde bucal está em dia? Saiba aqui!

6 minutos para ler

Os dentes são estruturas primordiais para o nosso organismo, pois são os responsáveis pela mastigação dos alimentos, articulação das palavras, além de fazer parte da estética de cada pessoa. Essas funcionalidades podem ser comprometidas quando não há o devido cuidado com a saúde bucal, que envolve ainda a língua e as gengivas.

Ir ao dentista regularmente é uma recomendação que ouvimos desde cedo, mas que muitas vezes ignoramos e só recorremos ao profissional quando é realmente necessário. O fato é que a visita regular ao dentista cumpre o papel de prevenção, evitando o surgimento dos problemas ocasionados pela falta dos devidos cuidados.

E então, será que a sua saúde bucal está em dia? Continue a leitura deste post para saber!

Dentes amarelados ou com manchas

Os dentes amarelados ou com manchas podem sinalizar a existência de problemas na saúde bucal, ocasionados pelo consumo de alimentos com forte pigmentação ou o surgimento de bactérias devido ao acúmulo de resíduos. Se você identificou que os seus dentes se encontram mais amarelados no decorrer do tempo ou que surgiram algumas manchas, é fundamental buscar o auxílio de um dentista.

Gengivas com sangramento ou com cheiro forte

Quando você vai passar o fio dental, ele sai somente com os restos de alimento que a escova comum não retirou? Ou a gengiva sangra e você sente um cheiro mais forte que o comum? Fique atento a esses sinais, pois eles podem indicar um quadro de problemas com a sua saúde bucal. Não é comum o sangramento espontâneo ou a presença de feridas.

A saúde da gengiva é mantida graças a uma alimentação correta e rica em vitamina C, responsável por evitar o escorbuto — doença que ocasiona o sangramento e tem como outros sintomas a fraqueza e a erupção cutânea. Por isso, é importante que, além de visitar um dentista, você tenha uma alimentação rica em nessa vitamina.

Sensibilidade nos dentes

Alimentos muito gelados ou quentes demais provocam uma sensação de mal-estar nos seus dentes? Saiba que isto tem tratamento! Os dentes sensíveis podem ser resultado de uma tendência natural à sensibilidade e oscilações da temperatura do ambiente, bem como o sinal de doenças na região bucal.

Quando a sensibilidade é maior durante a ingestão de alimentos muito açucarados, isto pode sinalizar um quadro infeccioso e indicar que o dente está com um problema. Por esse motivo, não considere a sensibilidade nos dentes algo normal. Busque auxílio profissional para descobrir o real motivo por trás desse quadro.

Presença de tártaro ou placas

O tártaro dental é uma crosta formada pelo acúmulo de minerais ao longo da linha da gengiva. Esse acúmulo é calcificado e só é removido com segurança através da intervenção de um cirurgião-dentista. A responsável pela formação do tártaro é a placa bacteriana, pois serve de local para que os minerais sejam retidos e depositados na base dos dentes.

A escovação dos dentes três vezes ao dia, ou logo após as refeições, ajuda a remover a placa bacteriana de toda a superfície dentária. Entre os dentes, a placa bacteriana é removida com o auxílio do fio dental, pois trata-se de um local onde a escova não costuma alcançar.

Mau hálito

Saiba que o mau hálito não é tão comum o quanto nós pensamos. Ele pode ser consequência da falta de higienização após a ingestão dos alimentos, sintoma de uma doença respiratória ou sinal de um quadro na região bucal. Este último ponto costuma ser o primeiro relacionado com a presença constante do mau hálito.

As lesões bucais e nos dentes costumam produzir odores desagradáveis, portanto, não adianta disfarçar com uma balinha ou o enxaguante. Se este for o seu quadro, recorra a ajuda de um profissional!

Alteração de coloração ou textura da língua

Não podemos esquecer da língua, que faz parte da região bucal. Muitas pessoas esquecem de higienizar corretamente a língua, dando prioridade somente aos dentes. Quando ela não recebe a higienização correta, pode acumular bactérias, inflamar e provocar mau hálito e outras doenças.

Você pode perceber se a sua língua se encontra saudável se não há alterações na coloração ou textura dela. Da mesma maneira, perceba se ainda sente o gosto dos alimentos que ingere e consegue distinguir os sabores. Caso não haja a presença dessas alterações, ela pode indicar o sinal de que está saudável.

Dentes deteriorados

A deterioração do dente não é comum e reflete muito o estilo de vida da pessoa. Trata-se de um dos sinais da cárie, ocasionada pela má alimentação, falta de cuidados com os dentes e o uso incorreto da escova e fio dental. Outros fatores como a acidez da boca e a hereditariedade também causam predisposição para que os dentes se deteriorem.

Quando a cárie não é tratada, ela pode ocasionar a destruição do dente. Isso ocorre através da morte do nervo central e a possibilidade do surgimento de um abscesso, área de infecção na raiz do dente. Para tratá-lo, o dentista deverá fazer um tratamento de canal, cirurgia ou a extração total do dente.

Dentes com problemas de formação

A posição dos dentes e dos ossos maxilares também influencia na qualidade da sua saúde bucal. Quando estão posicionados de forma inadequada, prejudicam a mastigação e até o sono. Se os dentes estiverem tortos, por exemplo, torna-se mais difícil fazer a higienização correta — ocasionando os problemas que vimos até agora.

Os problemas de formação prejudicam a mastigação, podendo causar um estresse adicional aos músculos responsáveis pelo movimento de mastigar. Como consequência, devido à interligação do nosso organismo, surgem as dores de cabeça, ombros, pescoço e até costas. Dessa maneira, é importante que você investigue a fundo a origem das suas dores em outras partes do corpo, pois elas podem estar relacionadas com a sua saúde bucal.

Notou como é importante ficar de olho na sua saúde bucal? Aproveite os pontos levantados neste post para refletir sobre o estado da sua. Por mais que você não identifique nenhum dos problemas citados, é fundamental que visite regularmente o dentista e faça uma consulta para evitar o surgimento de doenças. Valorize aquele que é um dos seus mais bonitos cartões de visita: o sorriso.

Se você se encontra em São Paulo, fale conosco! A Qualimplan é uma clínica que faz serviços odontológicos para crianças e adultos. Conheça os nossos profissionais e cuide da sua saúde bucal com uma equipe que deseja ver o seu sorriso sempre estampado no rosto!

 
The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-