Gengivite: veja por que você deve sempre atentar ao problema

4 minutos para ler

A nossa cultura não é muito voltada para a saúde bucal. Temos programas do governo para combater o diabetes e a hipertensão arterial, fala-se a todo momento sobre alimentação saudável e prática de exercícios físicos, mas muito pouco sobre como cuidar melhor da nossa boca.

Mas ela pode ser acometida por uma série de doenças, dentre elas, a gengivite. Saiba mais!

O que é gengivite?

A gengivite nada mais é do que uma inflamação na gengiva e é o estágio inicial de outras doenças, como a periodontite. É a fase de mais fácil tratamento e melhor prognóstico e pode ser evitada facilmente com cuidados de higiene simples como o uso de fio dental e a realização correta da escovação.

Quais são as principais causas?

Se você parar para notar, com o passar do dia, uma película de cor esbranquiçada e de textura pegajosa forma-se na superfície dos nossos dentes. Ela chamada de biofilme dental e está repleta de bactérias e dos resíduos fabricados por elas.

Quando não fazemos a higienização correta da nossa boca, essas bactérias migram para a gengiva próxima ao dente e invadem o tecido que fica por dentro dela. É a formação da placa bacteriana que provoca a inflamação da qual falamos acima e desenvolve a gengivite.

Mas essa não é a única coisa que pode causar inflamação nas gengivas. Existem outras causas menos comuns, como usar escova com cerdas grosas e que acabam machucando esse tecido tão frágil e sensível. Até mesmo o uso incorreto do fio dental pode desencadear a doença.

Outros motivos são:

  • dentes desalinhados;
  • pontas de obturação que não foram removidas;
  • algumas pílulas anticoncepcionais;
  • uso de fenitoína.

Há também alguns fatores de risco, ou seja, situações que podem agravar ou mesmo facilitar a progressão da patologia em determinados indivíduos. Esses fatores são o diabetes, idade avançada, problemas com o sistema imune, deficiência de certos nutrientes, entre outros.

Como saber se tenho gengivite?

Existem alguns sinais e sintomas que são clássicos da gengivite, como vermelhidão e inchaço no tecido mais próximo dos dentes, que ocorre justamente por causa da formação de edema provocada pelo processo inflamatório. Também é bastante comum que ocorram sangramentos durante a escovação ou pelo uso do fio dental.

É possível identificar também:

  • retração gengival (os dentes parecem mais longos que o normal);
  • mau hálito e sensação de gosto ruim na boca de forma constante;
  • a mordida se modifica;
  • pode se desenvolver uma espécie de bolsa entre os dentes, forçando a separação deles.

Como prevenir?

Como a principal causa é a higiene bucal precária, para evitar a gengivite basta apenas cuidar muito bem da sua boca e dos seus dentes. Escovar os dentes da maneira correta após as refeições é essencial e usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia, de preferência, antes de ir dormir, também é uma forma de evitar que a gengivite aconteça.

Se você já estiver com os sintomas que citamos, o melhor é procurar um odontologista o quanto antes. A gengivite, quando não tratada, pode progredir e levar a uma outra doença: a periodontite. O tecido que sustenta os dentes fica muito frágil, os dentes ficam moles e podem cair. Portanto, tenha muito cuidado com a sua saúde bucal.

Quer receber mais dicas sobre como evitar a gengivite e outras doenças? Então curta a nossa página do Facebook e acompanhe as nossas postagens!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-