Hálito perfeito: entenda por que é tão importante escovar a língua

3 minutos para ler

É cada vez mais comum encontrar pessoas falando sobre a importância de escovar a língua com frequência. Nada mais natural, já que essa etapa é indispensável para uma higienização completa, podendo ser determinante para manter a saúde bucal.

Hoje vamos compartilhar as consequências que esse hábito pode trazer e o que você deve fazer para escovar corretamente a língua. Ficou curioso? Então não deixe de ler a postagem de hoje!

Por que escovar a língua?

Se você ainda não está muito convencido se deveria ou não escovar a língua, então vai encontrar uma série de vantagens agora mesmo:

Combate a saburra

A saburra é aquela camada branca que se forma na língua — e que não faz nada bem para a saúde bucal. Para quem não sabe, é composta por bactérias, muco e células descamadas, uma combinação que faz mal para os dentes e, de quebra, ainda provoca o mau hálito. A escovação da língua é a melhor maneira de combatê-la.

Diminui o mau hálito e as chances de cárie

Se combate a saburra, é natural que também diminua a halitose, certo? Escovar a língua significa diminuir o mau cheiro e as chances do aparecimento de cáries.

Mantém o fluxo salivar

Quem não escova a língua da maneira correta acaba tendo que lidar com outro problema (além do acúmulo de sujeira, claro): a diminuição da salivação. Essa medida é péssima, já que a saliva ajuda a manter os dentes limpos e protegidos.

Deixa a língua saudável e rosada

Quando a língua está saudável, ela fica com aquele aspecto rosado — além de uma superfície mais lisa e homogênea. Tudo isso é atingido com mais facilidade por quem escova a língua. Além disso, essa é uma forma de evitar outros problemas, como a periodontite.

Quando e como limpar?

Depois de saber como é importante manter a boca limpa, é bem provável que esteja se perguntando como fazer isso, certo? Bem, o ideal é que ela aconteça duas vezes por dia. Não precisa ser com pasta de dente, mas é fundamental usar uma boa escova ou os limpadores/raspadores de língua.

Veja com quais deles você se adapta com mais facilidade, pois algumas pessoas apresentam náuseas e desconforto.

O que fazer para não enjoar?

Se você enjoa ao higienizar a língua, nada melhor que conferir algumas dicas. Para começar, explore o truque psicológico de chamar a atenção do seu cérebro para outra coisa. Você pode forçar a unha contra a palma da mão ou qualquer outra coisa — e perceber que vai engasgar bem menos.

Outra dica é relaxar os músculos da língua e garganta. Assim fica mais fácil exalar pela boca e evitar qualquer problema. Para fechar, não deixe de inspirar e expirar profundamente. Essa dica pode parecer bobagem, mas faz com que você relaxe e a atividade seja mais fácil.

Agora que você entende melhor a importância de escovar a língua, não deixe de adotar esse hábito na sua rotina.

Se você conhece alguma outra estratégia bem-sucedida nesse sentido, deixe seu comentário e ajude outras pessoas!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-