Como aliviar a dor de dente? Confira 6 práticas que dão certo

6 minutos para ler

Muitas pessoas passam pela situação desagradável e inesperada de sentir alguns incômodos na boca e não saber exatamente como aliviar a dor de dente. Especialmente por ser uma região que normalmente movimentamos o tempo todo, o desconforto na boca tende a incomodar bastante.

Dentre as principais causas da dor de dente estão problemas como as cáries, infecções, bruxismo, hipersensibilidade, gengivite, abscessos, entre outros.

Mas até encontrar um profissional que resolva a questão, você pode recorrer a algumas dicas para minimizar essa dor. Para saber mais, confira a seguir práticas que são capazes de aliviar os sintomas da dor dente:

1. Usar gelo e massagear o local

Uma das maneiras de amenizar a sensação dolorida e reduzir o inchaço é aplicando gelo sobre o local, sempre com o cuidado de envolver os cubos com um pano para não queimar a pele do rosto. Outra opção é utilizar produtos específicos para isso, como as bolsas de gel térmico.

Fazer compressas geladas por, pelo menos, 15 minutos e por volta de 3 vezes por dia é o mais indicado nessa situação. Então, aproveite o tempo que estiver assistindo TV ou lendo um livro, por exemplo, para fazer esse tipo de terapia que é capaz de “desligar” por um tempo os receptores responsáveis pela dor.

Já a massagem é mais indicada para os casos de dor no maxilar, ajudando a relaxar a região tensionada e dolorida. O ideal é utilizar dois dedos de cada mão (de preferência o anelar e o médio) para fazer movimentos circulares em sentido horário, fechando e abrindo a boca. 

2. Cuidar da alimentação

Parece óbvio, mas nem todo mundo segue essa orientação. Quem está com dor de dente não deve comer qualquer tipo de alimento para não piorar os sintomas ou agravar a situação.

Independentemente da origem do problema, a princípio é melhor evitar alimentos difíceis de mastigar ou muito quentes. Por isso o tipo de “dieta” mais recomendado é rico em sorvetes, gelatinas, sucos, iogurtes, caldos e tudo aquilo que for fácil de ser consumido e ajudar contra o inchaço.

3. Investir em remédios caseiros

Alguns alimentos e especiarias possuem propriedades que oferecem diversos benefícios para o organismo humano, até mesmo para aliviar a dor de dente. Veja a seguir alguns dos remédios caseiros mais indicados nesse caso:

Chá de macela e própolis

A macela (também conhecida como macela-do-campo) é uma planta comum na América do Sul que tem efeitos calmantes e anti-inflamatórios. Sua combinação com o própolis, que apresenta ação cicatrizante e antibacteriana, promete ser eficaz contra inflamações e dores.

Para fazer o chá você deve ferver cerca de 1 litro de água com 2 colheres de sopa das folhas de macela. Então, depois de coar, acrescente aproximadamente 30 gotas de própolis (daqueles encontrados em farmácias) para essa quantidade de água.

Misture tudo e espere esfriar um pouco antes de tomar. Se o resultado não agradar tanto o seu paladar, você pode ainda fazer bochechos com o chá 2 vezes ao dia.

Cravo-da-índia

O cravo é um dos destaques no alívio desse tipo de dor, já que é rico em substâncias analgésicas, anti-inflamatórias e antissépticas. Para aproveitar seus benefícios, há 3 tipos de recomendações que ficam a critério de cada um:

  • mascar o cravo-da-índia algumas vezes ao dia;
  • aplicar algumas gotas de óleo de cravo na região dolorida (com a ajuda de um cotonete, por exemplo);
  • tomar chá de cravo ou fazer bochecho com a mistura, que pode ser feita com 1 litro de água fervente e 1 colher de sopa de cravo-da-índia.

Alho e cebola

O alho é um alimento que atua como um antibiótico natural, ou seja, reduzindo a ação das bactérias no nosso corpo. Mas utilizá-lo como tempero das comidas não é o suficiente em casos de muita dor.

Por isso, é recomendável que você coloque um pouco de alho cru triturado (ou amassado, apenas para concentrar seu suco) diretamente na região afetada — o mesmo pode ser feito com um pedaço de cebola crua, que tem propriedades antissépticas e antimicrobianas.

4. Fazer uma limpeza na região

Outra dica para quem tem sentido dor de dente é priorizar a higiene bucal. Às vezes, um pequeno pedaço de alimento ingerido fica preso entre os dentes e isso pode deixar a região dolorida e até causar algum tipo de inflamação.

Portanto, ainda que o local esteja sensível, faça uma limpeza criteriosa em toda a boca para remover qualquer resquício que seja capaz de reforçar o problema. Escove cada dente com cuidado e delicadeza e não deixe de passar o fio dental entre os espaços interdentários.

O mais importante é não cometer o erro de negligenciar a escovação em virtude das dores — quem faz isso pelo medo de machucar ainda mais o local e sentir mais dor pode acabar sofrendo consequências piores.

5. Bochechar água com sal

Talvez você ainda não saiba, mas a água com sal pode ser uma grande aliada na eliminação dos microrganismos (que, inclusive, podem ser uma das causas da dor). Enquanto a água ajuda a drenar os fluidos contaminados, o sal age no combate da infecção.

A receita é simples e prática: basta diluir 1 colher de chá de sal em 1 copo de água (de preferência morna) e fazer bochechos por, aproximadamente, 30 segundos, tomando cuidado para não engolir a mistura. Repetindo esse processo algumas vezes ao dia você perceberá certo alívio da dor.

6. Visitar o dentista

Por fim, não há como não falar que é essencial procurar um profissional especializado no assunto. Somente ele conseguirá avaliar cada caso com cuidado, identificar as causas do problema e indicar o melhor tratamento.

Mesmo que a dor surja em momentos inesperados, como quando estamos viajando, longe de casa, em uma comemoração ou mesmo durante o final de semana, assim que você tiver oportunidade deve visitar um bom dentista.

Apesar das dicas acima ajudarem no alívio da dor, a melhor maneira de acabar com ela é tratando com um profissional. Aliás, a automedicação deve ser evitada antes de receber suas orientações. Se for necessário, você pode entrar em contato com o seu dentista para que ele recomende alguma solução prévia antes de analisar de perto.

De toda forma, evite ao máximo tomar remédios sem prescrição ou indicar medicamentos para outras pessoas. Lembre-se de que a manutenção da saúde bucal deve ser feita periodicamente com o dentista e que a prevenção é sempre o melhor remédio!

E então, gostou das nossas dicas de como aliviar a dor de dente? Agora, que tal entrar em contato conosco para conhecer melhor nossos serviços? Não perca a oportunidade de manter a sua saúde bucal em dia!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-