PÓS-OPERATÓRIO DE IMPLANTE DENTÁRIO: 6 CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TOMAR

6 minutos para ler

Os implantes dentários são acessórios de metal, fixados por meio de uma cirurgia no osso da mandíbula abaixo das gengivas, nos quais os dentes artificiais podem ser montados. Eles substituem a raiz do dente que foi perdida. A cirurgia realizada para colocar os implantes é considerada de porte médio, feita em um consultório odontológico com aplicação de anestesia local.

Os efeitos do pós-operatório do implante dentário variam de acordo com o caso. É um procedimento cirúrgico que merece atenção, e os cuidados pós-operatórios são muito importantes. A dor e as complicações de infecção e inchaço podem ser minimizadas se o paciente seguir algumas instruções de forma cuidadosa.

Neste post, listamos os 6 principais cuidados para o pós-operatório de implanta dentário. Acompanhe!

1. Repouso nos primeiros dias

É recomendado o repouso no leito logo após a cirurgia, com a cabeça elevada por um travesseiro. Limitando as atividades no dia da cirurgia, fica mais fácil reduzir o grau de inchaço. Nas primeiras 48 horas, o paciente deve descansar e relaxar sem praticar nenhuma atividade física. 

A recomendação é fazer repouso para evitar edemas, sangramentos e infecções. Não se esforce em tarefas simples e sempre evite abaixar a cabeça. Após 48 horas, você pode retomar a atividade física conforme tolerado. Na hora de deitar, o paciente deve utilizar um travesseiro mais alto para que a cabeça fique reclinada. É importante também tomar cuidado para não deitar sobre o lado do rosto em que o implante dentário foi colocado.

2. Aplicação de gelo no local

Aplique uma bolsa de gelo na mandíbula logo após o retorno para casa — 20 minutos com gelo e 10 minutos sem ele. Não se esqueça de enrolar uma toalha fina entre a bolsa de gelo e o rosto, a fim de evitar picadas de frio. Faça esse processo durante 6 a 8 horas.

O inchaço continuará aumentando por até 48 horas antes de se estabilizar, e pode ser importante continuar colocando bolsa de gelo para controlar a dor.

No pós-operatório de implante dentário, jamais aplique fontes de calor na parte externa do rosto, a menos que seja especificamente instruído a fazê-lo. Se sentir muita dor ou perceber o sangramento intenso, é recomendado procurar um dentista o mais rápido possível. O profissional de saúde avaliará a situação e dará orientações sobre o que deve ser feito.

3. Uso dos medicamentos prescritos

Antibióticos podem ser prescritos para ajudar a combater infecções no pós-operatório. Se você não tem alergia a medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (ibuprofeno, Advil etc.), o dentista pode recomendar o uso antes de o anestésico local passar. Contudo, qualquer medicamento deve ser tomado de acordo com as orientações profissionais.

Caso a dor fique mais intensa, pode ser indicado um analgésico narcótico, que deixar o paciente mais sonolento. No entanto, vale lembrar a importância não se automedicar. Se a dor piorar, não responder à medicação ou precisar de medicação para dor maior que as dosagens recomendadas, entre em contato com seu dentista.

4. Alimentação líquida e gelada

Uma dieta leve é ​​recomendada para o dia da cirurgia. Normalmente, alimentos como iogurte, picolés, gelatina e pudim são prescritos pelo dentista. Após anestesia geral ou sedação intravenosa, comece com líquidos. Depois que a dormência passar, os pacientes podem progredir para alimentos sólidos, mastigando longe das regiões sensíveis.

Não é permitida a ingestão de alimentos quentes, duros ou com consistência considerada crocante. Também é bom evitar quaisquer bebidas que contenham gás ou sejam ácidas. Alimentos e bebidas recomendados:

  • suco, água, leite, café, chá;
  • caldo caseiro, caldo, sopas;
  • ovos mexidos, queijo cottage, molho de maçã;
  • gelatina, pudins, bolo inglês, milkshakes, sorvete;
  • cereais cozidos, como aveia ou creme de trigo, iogurte.
  • macarrão com queijo, pão macio, batata assada ou purê;
  • carne moída, peixe assado ou grelhado, frango grelhado ou guisado (pequenas fatias).

Vale lembrar que a dieta ideal é feita com base nas particularidades de cada paciente. Então, é importante seguir sempre as recomendações do médico especialista.

5. Limpeza bucal eficiente

No pós-operatório de implante dentário, é de suma importância uma ótima higiene bucal. Contudo, não enxágue a boca no dia da cirurgia, pois uma lavagem intensa pode repelir o coágulo sanguíneo e retardar o curso normal da recuperação. Após 24 horas, a boca pode ser enxaguada suavemente, com o enxaguante bucal prescrito — após cada refeição e ao deitar.

Os dentes devem ser escovados com uma escova de cerdas macias. Isso é importante para ajudar a prevenir infecções. Além disso, comece enxaguando a boca com água morna salgada (1/2 colher de chá de sal com 1 xícara de água) a cada 2 ou 3 horas. Continue por vários dias e enxágue 3 ou 4 vezes ao dia, pelas 2 semanas seguintes.

Você pode escovar os dentes normalmente no dia seguinte à cirurgia, exceto na região operada. Enxágue sua escova em água quente para amolecer as cerdas e evite o enxágue forçado. Após 72h, o dentista pode recomendar a utilização de um antisséptico no local em que a cirurgia foi realizada.

6. Cuidado durante a mastigação

Para um excelente pós-operatório de implante dentário, uma dieta leve e sem muita mastigação é recomendada por 10 dias a 2 semanas, a fim de viabilizar a cicatrização do tecido gengival. Pique os alimentos em pequenos pedaços ou utilize um liquidificador para fazer uma espécie de “purê”. Coma qualquer alimento nutritivo que possa ser ingerido com conforto e sem provocar dores.

Pacientes que mantêm uma boa dieta com alimentos leves têm menos desconforto e se recuperam com mais rapidez. Evite alimentos que causam traumas nas gengivas, como pipoca, batatas fritas e nozes. 

Agora você sabe quais são os principais cuidados que devem ser tomados no pós-operatório de implante dentário. Lembrando que durante este período, a recomendação é não cuspir ou fazer bochechos, não fumar, não beber bebida alcoólica, entre outras coisas. Além disso, não deixe de seguir as orientações de um dentista!

Conseguimos tirar sua dúvida sobre o assunto? Aproveite para ler também “Fique por dentro das diferenças entre implante dentário e prótese fixa” e se informe ainda mais sobre o tema!

The following two tabs change content below.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-