4 cuidados com implante dentário que você precisa ter!

6 minutos para ler

O implante dentário ganha cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Essa é uma reação muito comum, já que substitui perfeitamente um dente perdido — seja na função estética, respiratória, mastigatória ou ainda na fala.

Entretanto, quem quer manter os resultados por mais tempo deve adotar alguns cuidados que fazem toda diferença quando o assunto é a manutenção do implante dentário. Eles facilitam o processo de cicatrização e tornam o procedimento ainda mais tranquilo.

Se você quer conhecer alguns desses cuidados com implante dentário agora mesmo, então está no lugar certo! Leia este artigo e fique devidamente informado sobre o tema!

Afinal, o que é implante dentário?

Antes de falarmos dos cuidados que deve adotar, é fundamental que todos estejam devidamente informados sobre o que é um implante dentário. O procedimento acontece por meio da implantação de um pino de titânio. Ele é colocado no osso maxilar e tem como objetivo substituir a raiz que, em seguida, recebe o dente artificial ou a coroa.

A escolha pelo titânio não acontece por acaso. Como o material é biocompatível com o organismo, esse é um cuidado que visa reduzir as chances de rejeição ao material ou perda do implante.

Colocar um implante dentário é uma ótima alternativa para quem já perdeu um dente, principalmente se considerarmos que ajuda na recuperação de funções muito importantes (além da autoestima).

Nada mais natural, já que o dente implantado é igual ao dente natural. E nada de achar que esse é um acontecimento acontece de forma restrita a terceira idade, pois atinge as mais diversas faixas etárias.

Como a cirurgia é feita?

A cirurgia para tratamento de implante dentário é bem similar à de retirada do dente siso. Nesse caso, o paciente começa recebendo anestesia local para evitar qualquer sensação de dor durante o procedimento. Tudo acontece em um tempo médio de duas horas e, logo depois disso, o processo de cicatrização já é iniciado.

A cirurgia só é bem-sucedida quando o processo de osseointegração acontece. Para quem não sabe, ele é caracterizado pela adesão do pino de titânio ao osso sem grandes complicações. Nesse caso, depois de ser perfurado, o osso continua a se desenvolver e envolve o pino. Essa é uma forma de garantir que o novo dente será sustentado.

Quais cuidados com implante dentário adotar?

A melhor maneira de tornar tudo mais fácil é adotar alguns cuidados com o implante dentário que fazem toda diferença. É isso mesmo: existem algumas práticas que podem aliviar a dor e contribuir para o processo. Conheça algumas delas abaixo.

1. Esclareça todas as dúvidas com o dentista

Poucas coisas podem ser piores que passar por um procedimento cirúrgico com dúvidas sobre como ele acontece, ou ainda, o que pode (e não pode) fazer depois dele. Por isso, é importante dedicar algum tempo para bater um papo com o dentista que realizará o procedimento.

Antes de qualquer coisa, ele deve transmitir a segurança que os pacientes precisam para tornar o momento mais leve. Isso tudo fica mais fácil com uma conversa amigável sobre como tudo acontecerá, que atitudes podem facilitar o procedimento, o que evitar e outros detalhes do tipo. Acredite: você vai se agradecer por ter esclarecido todos esses pontos!

2. Esteja atento a dieta indicada

Os hábitos alimentares devem ser alterados nesse tempo, tendo em vista que ajudam a conquistar os resultados esperados. Nos primeiros dias depois da cirurgia, é importante entender que é normal que a região esteja dolorida. Por essas e outras, evite mastigar alimentos mais duros, pois eles podem prejudicar os dentes naturais e o implante, claro.

Nesse tempo, é recomendado adotar uma dieta líquida ou pastosa — e evitar alimentos quentes. Os alimentos quentes podem provocar a vasodilatação, um aspecto que parece despretensioso, mas que ajuda a aumentar o sangramento. Essa é uma excelente oportunidade para consumir sucos, sorvetes, iogurtes, vitaminas e açaí à vontade!

Além disso, tente adotar alguns cuidados, como evitar utilizar a parte que foi operada e mastigar com calma. Tenha em mente que a região está muito sensível e pressionar acarretará em dor e sangramento.

3. Fique deitado na posição correta

O repouso é outro aspecto importante e que deve ser incorporado (inclusive, ele está como um dos principais cuidados com implante dentário que você pode adotar). Nas primeiras 72 horas, é fundamental ficar bem quieto para facilitar na redução de dor e do inchaço.

Vale lembrar que é importante ainda deitar-se na posição correta para dormir. Como os sangramentos são comuns durante a noite, uma dica que faz a diferença é colocar o travesseiro um pouco mais alto e fazer com que a cabeça fique elevada. Essa é uma maneira de reduzir a circulação e evitar problemas desse tipo.

Para fechar a dica, é bom também evitar deitar do lado que foi operado. O ideal é que ele fique voltado para cima — uma maneira de reduzir a pressão sobre os tecidos e, como consequência, promover uma cicatrização mais rápida!

4. Mantenha a higiene bucal em dia

A higiene bucal deve ser mantida nesse tempo, mas com cautela. Isso significa que você deve continuar escovando os dentes e passando o fio dental, mas com ainda mais calma e cuidado para não agredir os tecidos de nenhuma maneira. Por isso, aposte em movimentos lentos e suaves, pois assim fica mais fácil evitar lesões.

Além disso, evite passar a escova na região nos 3 primeiros dias, já que o contato pode provocar dor e incômodo. Na região afetada, o ideal é usar gaze com soro fisiológico como alternativa para retirar os restos de alimentos na região.

Para saber exatamente como agir, o caminho mais recomendado é bater um papo com o dentista para que ele oriente a forma correta de proceder (assim como possíveis produtos que facilitem a limpeza). Vale lembrar que vários outros cuidados podem ser adotados, mas eles também devem ser indicados pelo dentista.

Depois de ler este artigo ficou mais fácil entender quais cuidados com implante dentário você precisa ter, não é mesmo? Ainda assim, lembre-se que eles só terão resultado se forem incorporados por você no seu dia a dia. Portanto, não perca a oportunidade de conversar com o seu dentista e seguir as orientações que ele passar para antes e depois do procedimento.

Se você gostou das nossas dicas e quer acompanhar outros materiais, então siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube. Esperamos você por lá!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-