Confira 7 dicas de como escolher dentista

6 minutos para ler

É bem provável que você já tenha ouvido sobre a importância das visitas regulares ao dentista. Nada mais natural, já que essa é a forma mais eficiente de manter a saúde bucal em dia e, de quebra, favorecer o funcionamento de todo o organismo.

É isso mesmo: embora algumas pessoas não acreditem, nosso corpo é totalmente interligado e adotar alguns cuidados ajuda na manutenção do bem-estar geral. Ainda assim, nem sempre sabemos o que considerar quando o assunto é saber como escolher dentista.

Para entender um pouco melhor o que considerar nesse momento, selecionamos algumas dicas essenciais para evitar qualquer surpresa. Vamos juntos nessa? Confira!

1. Busque recomendações de amigos e/ou conhecidos

Esse é um dos primeiros passos na jornada de encontrar um bom profissional, tendo em vista que nada é melhor que ouvir uma recomendação de alguém que já experimentou certo produto ou serviço. A pessoa consegue falar com mais propriedade sobre como tudo realmente acontece.

Por isso, converse com amigos e familiares e pergunte se eles têm um dentista para indicar. É importante destacar que isso não significa que você tenha que seguir com o dentista indicado ou ainda gostar do tipo de serviço prestado, mas esse pode ser um ótimo direcionador para a sua busca.

2. Entre em contato com mais de um profissional

Algumas pessoas não se sentem tão à vontade com o primeiro profissional que conhecem, mas acabam por seguir com ele por se tratar de uma indicação. Uma dica para não ter que lidar com essa situação é procurar por mais de um dentista, pois é fundamental se sentir confortável e seguro com quem vai cuidar da sua saúde bucal.

Se você pensa que isso é bobagem, então tenha em mente que os cuidados com a boca são sérios e devem ser acompanhados com um especialista, mas você deve sentir segurança e simpatia por ele. Portanto, antes de prosseguir com qualquer tipo de tratamento, perceba como se sente.

3. Pesquise sobre as qualificações do dentista

Quando tiver alguns dentistas em mente, outra dica importante é pesquisar sobre a formação e especializações que ele se submeteu no decorrer da carreira. Algumas pessoas pensam que isso pode ser pouco significativo, porém, na verdade, é um dos pré-requisitos mais importantes.

Tenha em mente que a capacidade técnica é a principal responsável por alcançar bons resultados. Portanto, não abra mão de pesquisar sobre como foi a sua trajetória profissional, se ele está preocupado em se atualizar com frequência e ainda outros aspectos que considerar importantes. Uma forma eficiente de fazer isso é analisar o registro no Conselho Regional de Odontologia (CRF).

Além disso, é importante procurar saber também como ele desenvolve o relacionamento com os pacientes, principalmente se você tiver algum tipo de medo. Um profissional capacitado é excelente, mas pode ser ainda melhor se ele conseguir ser humano e cuidadoso ao realizar os procedimentos.

4. Analise se o profissional aceita plano odontológico

Um dos principais aspectos a ser analisado é a aceitabilidade de um plano odontológico, principalmente se considerarmos que muitas pessoas só seguem com o tratamento com essa premissa.

Você pode perguntar isso nos consultórios que entrar em contato ou, se preferir, pesquisar a lista de dentistas credenciados no site do plano (e assim verificar qual seriam as qualificações e a formação de cada um). Antes de seguir com o tratamento, tenha todas as informações de valores e opções de pagamento. Adotar uma medida desse tipo ajuda (e muito) a evitar muita dor de cabeça.

5. Repare nas condições da clínica e/ou consultório

Como adiantamos, a capacidade do profissional é sim o verdadeiro diferencial, mas não dá para negar que uma clínica preparada também ajuda muito a atingir os resultados. Por isso, gaste algum tempo reparando em alguns aspectos, como as instalações, higienização, tratamento das atendentes, pontualidade e o que mais considerar relevante para sua experiência.

Somado a isso, outro aspecto importantíssimo é a biossegurança do consultório. Para quem não sabe, ele prevê um conjunto de ações que visa prevenir e proteger os trabalhadores e pacientes de alguns riscos.

Esse cuidado é ainda mais importante se considerarmos alguns tratamentos nos quais os clientes ficam mais vulneráveis, como os canais. Para ficar protegido, analise ainda como os descartes são feitos, o uso de acessórios (como toucas e máscaras) e principalmente a esterilização.

6. Pondere sobre disponibilidade, local e preços

Quando o assunto é escolher dentista, encontrar o profissional ideal pode parecer um verdadeiro sonho, mas tudo pode deixar de funcionar em algumas situações, como se as agendas não combinarem ou, ainda, se o consultório for muito fora de mão. Acredite: pode ser muito frustrante tentar marcar uma consulta sucessivas vezes e não conseguir ou ter que se deslocar muitos quilômetros para uma simples consulta.

Os preços também devem ser considerados, principalmente se o consultório não aceitar o plano odontológico. Seja cauteloso e tome cuidado, já que preços muito abaixo ou acima do mercado podem gerar desconfiança. Para não ser surpreendido, pesquise sobre os preços médios praticados pelos consultórios da região e garanta uma noção mais próxima da realidade.

7. Observe o tempo de consulta e as orientações

Alguns profissionais marcam pacientes em seguida, um aspecto que pode ocasionar grandes atrasos ou ainda atendimentos curtos e sem profundidade. Como você deve imaginar, o dentista deve ter um tempo mínimo para conversar com o paciente, ouvir as suas questões e analisar um possível tratamento. Tem mais: lembre-se de que a sala deve ser higienizada entre um paciente e outro.

Outro ponto a ser observado é se ele passa orientações referentes à preservação da saúde bucal. Existem alguns cuidados que devem ser incorporados no dia a dia e que fazem toda diferença, como uso do produto ideal para o bochecho, creme dental mais indicado, técnicas de escovação ou ainda a inclusão de um alimento na dieta.

Depois de ler este artigo e entender como escolher dentista, lembre-se de considerar todos esses aspectos antes de bater o martelo. Caso ainda não tenha alguém para cuidar da sua saúde bucal, conheça a Qualimplan e seus diferenciais.

Então, entre em contato conosco e marque uma primeira consulta. Contamos com um time de profissionais com toda a expertise necessária para cuidar de você! 

Você também pode gostar

2 comentários em “Confira 7 dicas de como escolher dentista

  1. Ótimo artigo, pena que moro em Alagoas. Como profissionais vocês podem indicar um bom profissional de Alagoas?
    Muito obrigada!!!

    1. Ola Anália, ficamos muito felizes que você gostou de nosso conteúdo. Mas como não possuímos unidades na sua região, acredito que você possa buscar um indicador profissional que normalmente está no site da associação de dentistas da sua região. No mais, quando vier a São Paulo ficaremos muitos contentes em te receber.

Deixe uma resposta

-