Atividade física após implante dentário: quais cuidados devo tomar?

4 minutos para ler

O implante dentário ainda gera muitas dúvidas, principalmente, em relação ao pós-operatório. Um dos questionamentos mais comuns está relacionado à prática de atividade física após implante dentário. Será que é possível voltar a malhar na mesma semana em que os implantes foram colocados?

Para você entender um pouco mais sobre o pós-operatório, decidimos publicar este artigo. Aqui, abordamos os cenários mais comuns. Preparado para entender o que pode e o que não pode ser feito depois de colocar os seus implantes? Então, vamos lá!

Atividade física após implante dentário: intensidade do exercício

Em primeiro lugar, temos que esclarecer que existem atividades físicas bem diferentes umas das outras. Uma caminhada na praça, um treino de luta e um período de musculação são exemplos de atividades físicas — todas muito benéficas à saúde, desde que orientadas por um profissional da área de saúde.

Ao mesmo tempo, a intensidade dessas atividades não é a mesma. Esse é o primeiro ponto que você deve saber: seja claro com o seu dentista em relação à atividade que você pratica. Só assim, ele poderá avaliar os riscos e sugerir o tempo de repouso adequado.

Nas primeiras 48 horas após o procedimento de implante dentário, o paciente deve evitar exercícios físicos, independentemente da intensidade. Esse período pode ser estendido, dependendo da quantidade de implantes realizados e do exercício que o paciente pratica.

Higiene adequada contribui para o sucesso do tratamento

Além de seguir as recomendações em relação ao tratamento, ligadas ao esforço físico, o paciente deve ter cuidado com a sua higiene bucal. Siga à risca os conselhos do seu dentista.

Geralmente, pede-se ao paciente que evite bochechos e faça a higienização usando uma haste flexível com algodão (cotonete) umedecido com uma solução antisséptica. Os outros dentes devem ser escovados normalmente.

Ademais, o paciente deve tomar, de forma disciplinada, os medicamentos receitados pelo dentista, seguindo o horário correto para cada medicamento. Isso é fundamental para evitar dores, por exemplo.

A alimentação deve seguir um planejamento

Durante o pós-operatório, o paciente deve se alimentar de comidas frias ou geladas — jamais quentes. Gelatina, sorvete e cremes de legumes são alguns exemplos do que pode ser consumido. Sucos e vitaminas também podem ajudar a variar o cardápio.

Alimentos que possam irritar a sua boca, como comidas salgadas, ácidas e apimentadas, devem ser evitados. Alimentos duros também não podem entrar na dieta. Dê preferência aos pastosos. Na dúvida, bata as suas refeições no liquidificador.

Compressas ajudam a controlar o inchaço

Nos primeiros dois dias, compressas de gelo devem ser feitas para evitar que o seu rosto inche. Tome cuidado para que o gelo não agrida sua pele, cobrindo-o com um pano e deixando-o no local por cerca de dez minutos.

Após sete dias, chega a hora de retirar os pontos e ter a permissão de escovar os dentes normalmente. Nesse momento, recomenda-se que a escovação seja feita com o máximo de atenção e cuidado, evitando o uso da força.

Como vimos, a atividade física após implante dentário pode não ser uma boa ideia. Ainda que seja considerado um procedimento simples, o implante de uma prótese dentária ainda é um pequeno procedimento cirúrgico. Sendo assim, respeite as recomendações recebidas nas avaliações odontológicas.

Que tal receber as nossas dicas de saúde com toda facilidade? Basta seguir a página da Qualimplan no Facebook e acompanhar as novidades!

Você também pode gostar

4 comentários em “Atividade física após implante dentário: quais cuidados devo tomar?

  1. Prezados, bom dia, perdie meu implante tive que fazer um novo…quanto tempo posso fazer exercircios leves?

    1. Ola Paulo o ideal é que você avalie com seu implantodontista, pois ele saberá ao certo qual foi a complexidade do seu procedimento e assim lhe passará as recomendações adequadas, mas geralmente recomendamos um repouso de atividades físicas 7 dias.

    1. Olá Silvio, para atividades de grande esforço como a sua o ideal é conversar com seu profissional. Isto porque a cirurgia de enxerto é muito extensiva, podemos nos referir a um enxerto simples ou até um procedimento bem complexo a nível hospitalar. Minha orientação é cautela, o melhor é garantir uma boa recuperação até para que você não corra riscos de perder seu procedimento. Fale com seu especialista ele será a pessoa correta para te passar o melhor período de descanso.

Deixe uma resposta

-