O que causa cárie? Saiba como evitá-la

4 minutos para ler

A cárie é um tipo de deterioração que surge quando o dente fica em contato com bactérias por muito tempo e perde minerais, ou seja, é uma desmineralização do dente. Esse processo se dá devido aos ácidos que são expelidos por essas bactérias, presentes na placa bacteriana, quando ficam alojadas no dente.

As cáries são mais propensas em crianças, mas os adultos também estão sujeitos ao aparecimento delas. A mudança de alguns hábitos alimentares e de higienização bucal podem acabar com esse problema de vez. Mas você sabe o que causa cárie?

Neste post, vamos falar sobre as causas desse problema dentário, os sintomas e como cuidar e proteger os seus dentes. Confira e boa leitura!

Quais os tipos de cáries?

A cárie está fortemente relacionada aos hábitos de vida de cada indivíduo, como a alimentação, os cuidados com os dentes, o creme dental que usa e até a presença de flúor na água ingerida. Existem três tipos de cárie:

  • coronária: é a mais comum, fica localizada nas superfícies da mastigação e entre os dentes, podendo aparecer nas crianças e nos adultos;
  • radicular: acontece devido à retração da gengiva que deixa a raiz do dente exposta, favorecendo a deterioração dos dentes;
  • recorrente: aparece ao redor das coroas ou restaurações existentes.

Quais as causas da cárie?

As principais causas das cáries são a ingestão exagerada de alimentos açucarados e pegajosos, além da má escovação e higienização bucal. Quando o indivíduo ingere alimentos ricos em açúcar e depois não realiza a limpeza adequada dos dentes, milhares de bactérias se acumulam na sua boca e podem provocar as cáries.

Porém, existem casos em que, mesmo tendo o cuidado correto com a higienização bucal, os dentes se deterioram. Isso pode acontecer por fatores genéticos ou quando o indivíduo na infância teve contato com alguma bactéria agressiva.

Além disso, a insuficiência de saliva pode causar um fenômeno conhecido como “boca seca”, que pode levar ao surgimento de cáries.

Quais são as consequências da cárie?

Quando a cárie atinge a dentina o problema dentário pode ficar mais sério e doloroso. Se não for tratada de forma adequada, ela pode chegar até a polpa e o osso, evoluindo para complicadas inflamações e infecções.

Além disso, as cáries podem causar dor de dente constante, aumento da sensibilidade dentária, dificuldade na mastigação, problemas na fala e danos estéticos, como cavidades perceptíveis.

Como cuidar melhor dos dentes?

Os cuidados regulares com a saúde bucal são fundamentais para evitar o aparecimento de cáries. Por isso, a prevenção é o melhor tratamento para esse problema incômodo e dolorido.

Escovar bem os dentes depois de todas as refeições e usar o fio dental são simples práticas que ajudam a eliminar todas as sujeiras presas entre os dentes. Outra dica é reduzir o consumo de alimentos açucarados, ricos em frutose, amido, açúcar refinado e glicose, componentes presentes em pães e outras massas.

Também é importante beber bastante água para equilibrar o pH e estimular a produção de saliva. Isso reduz a acidez bucal e evita o surgimento de cáries. Além dos cuidados diários, consultar um dentista a cada seis meses é outra maneira de evitar o problema.

Portanto, o que causa cárie varia desde hábitos particulares de cada indivíduo até questões genéticas. Por essa razão, manter uma alimentação balanceada, escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e fazer avaliações regulares com um dentista são atitudes essenciais para manter a saúde bucal e evitar o surgimento de cáries.

Sabia que a saúde bucal tem relação direta com a autoestima? Entenda melhor em nosso post sobre esse assunto!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-