Lente de contato dental: saiba tudo sobre o tratamento bucal estético que está na moda

lente de contato dental
6 minutos para ler

É muito comum notar que famosos estão sempre com os dentes bem alinhados. Em sites Google afora, há aquela comparação “antes X depois” mostrando a diferença entre os sorrisos. A grande maioria não passou por um tratamento com aparelhos ortodônticos convencionais — que, embora extremamente eficazes, são de longo prazo —, e sim por uma das maiores inovações da Odontologia Estética atual: a lente de contato dental.

Discreta e com grande apelo estético, a lente de contato dental é uma alternativa para quem deseja ter um sorriso perfeito. Então, veja agora tudo o que precisa saber sobre o procedimento:

O que é lente de contato dental?

É um procedimento em que se colam lâminas ultrafinas de cerâmica à superfície da dentição natural, simulando um sorriso mais branco e esteticamente agradável. O dentista as fixa com cola, portanto não há nenhum risco de que caia enquanto o paciente come, fala ou pratica exercícios físicos.

O nome vem de sua espessura: a lente de contato dental é tão fina que se compara àquela utilizada nos olhos.

Quais as diferenças da lente de contato dental para a faceta?

A faceta de cerâmica é um tratamento quase idêntico, pois é um tipo de lente de contato que se fixa por cima do dente já existente. Ela pode ser feita tanto com porcelana quanto com resina. No entanto, requer um desgaste bem maior do esmalte, além de atender a pacientes com especificidades diferentes. 

Já a lente de contato exige desgaste mínimo — em alguns casos, ele sequer é necessário. Mas ela é menos versátil que a faceta.

Outra diferença é quanto à espessura da lâmina colocada. Atualmente, o cirurgião-dentista utiliza cerâmicas reforçadas com dissilicato de lítio, um tipo de cristal que deixa o material muito mais resistente e com propriedades visuais extremamente semelhantes à dentição natural. Quando a lente é mais grossa, é uma faceta de porcelana; quando extrafina, uma lente de contato.

Uma faceta de porcelana costuma ter de 0,7 a 2 milímetros de espessura, já a lente de contato dental tem de 0,2 a 0,5 milímetros, mas não costuma chegar a tanto. 

A lente de contato dental é temporária ou permanente?

Permanente, pois o organismo não consegue produzir novamente o esmalte desgastado. Portanto, caso haja necessidade, o paciente vai trocar as lentes por novas.

Quem pode utilizar lentes de contato dental?

As lentes de contato são mais indicadas para pacientes que desejam correções mais pontuais, como diastema, dentes curtos e com pouca largura, fraturas por traumas, correções de cor e até como complemento de um tratamento ortodôntico.  

E quem não pode utilizar?

Qualquer pessoa que tenha um dente de base pode utilizar pelo menos uma lente de contato. Mas nem sempre ela vai resolver o problema do paciente em questão. 

Pessoas com esmalte mais escurecido ou manchado, dentes com restaurações antigas ou que sofram de bruxismo não são os melhores candidatos para esse tipo de procedimento. Mas no caso do esmalte, por exemplo, o dentista resolve esse problema com um clareamento prévio.

Como a lente de contato dental é feita?

Confira um pouco do passo a passo da colocação de lentes de contato:

Exame clínico

A primeira etapa é o exame clínico feito pelo cirurgião-dentista. Será aqui que ele vai observar se a lente de contato é a melhor solução para o caso do paciente.

Existem situações em que a lente não é o procedimento mais indicado, e pode ser substituída por algo mais invasivo, como uma faceta de porcelana, ou mais simples, como a resina composta.

Planejamento

Um procedimento dental precisa oferecer um resultado que seja um consenso entre paciente e profissional. Por isso, é imprescindível ter uma conversa antes para decidir fatores como tamanho, formato, cor e posição.

Moldagem

Criada com base na arcada dentária do paciente, a moldagem é a etapa de desenvolvimento das lentes de contato. Para isso, o dentista faz o escaneamento digital e registra diversas imagens, que serão ampliadas digitalmente. Será com base nelas que o dentista criará o projeto gráfico das lâminas.

Desgaste

O desgaste do esmalte é uma forma de nivelar a superfície dental para que a lente de contato consiga aderência. Esse desgaste, no entanto, é mínimo. Portanto, antes de fazer o procedimento, o dentista precisa analisar bem sobre o grau de apinhamento, correção de coloração e outros fatores da superfície dental para analisar se esse desgaste é realmente necessário.

Além disso, deve deixar o paciente avisado, já que, uma vez desgastado, o esmalte não voltará a se desenvolver e, portanto, o dente será dependente de uma proteção.

Colagem

Com o projeto criado pela moldagem digital, o software manda as informações para uma fresadora. A partir daí, ela faz a confecção em um bloco de cerâmica aditivada com dissilicato de lítio.

As lentes, então, são coladas ao dente por meio de um adesivo líquido. Esse processo é chamado de cimentação.

O processo é relativamente rápido: em um mês, o paciente vai da consulta inicial até a cimentação. Então, não há medo de que o sorriso fique comprometido nesse meio-tempo.

Quanto tempo as lentes de contato duram?

A durabilidade das lentes de contato é, em média, de 15 anos, mas com os cuidados devidos, pode resistir ainda mais. Como dito, porém, é uma troca de lentes, não uma remoção definitiva.

Alguns hábitos podem diminuir sua durabilidade:

  • consumir excessivamente alimentos que possam manchar os dentes, como café e refrigerantes;
  • consumir excessivamente alimentos com acidez mais elevada;
  • fumar (a nicotina mancha as lentes);
  • morder alimentos e objetos rígidos.

As lentes de contato não podem ser clareadas. Portanto, caso manchem, o paciente precisa trocá-las.

Quais cuidados ter com as lentes?

A manutenção deve ser a mesma feita com os dentes naturais, ou seja, com uso de fio dental, escovação pelo menos três vezes ao dia e ida periódica ao dentista. Usar escovas macias e placas de bruxismo (caso você sofra do problema) também ajudam bastante.

Pronto para solicitar lente de contato dental ao seu cirurgião-dentista? Como visto, esmalte dentário manchado compromete a beleza do procedimento. Então, o melhor é evitar esse problema. Descubra agora como ocorrem as manchas nos dentes

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-