[GUEST POST] Como a saúde bucal da mulher influencia na sua qualidade de vida

4 minutos para ler

As mulheres passam por muitas alterações hormonais ao longo da vida, que além de transformarem seus corpos e suas mentes, podem afetar também a saúde bucal. Por isso, é importante que elas façam acompanhamento especializado desde cedo e também mantenham uma rotina de cuidados diários com a boca.

É claro que os cuidados com a saúde bucal da mulher são essenciais em todas as fases da vida, mas naqueles períodos os quais elas passam por muitas mudanças hormonais, os cuidados devem ser redobrados. Confira o post e veja em quais fases isso é necessário!

As etapas da vida da mulher e os problemas bucais

Puberdade

É nessa fase que a mulher passa pela maior transformação de sua vida, pois deixa de ser menina para se tornar mulher. Nesse período ocorrem muitas alterações hormonais, que podem causar sensibilidade nas gengivas. O acúmulo de placa bacteriana nessa fase também é mais intensa, caso a adolescente não tenha os devidos cuidados.

A presença de placa e de alimentos na boca pode deixar as gengivas vermelhas por causa da sensibilidade. Nesses casos, uma boa escovação aliada ao uso do fio dental vai ajudar a diminuir a irritação nas gengivas.

Ciclo menstrual

As alterações hormonais sofridas pela mulher antes do início do ciclo menstrual causam um aumento da quantidade de proteínas salivares. Esse fator deixa as mulheres mais propensas a sofrerem com mau hálito. Nesse período é comum que as gengivas fiquem inchadas e avermelhadas, além de os dentes sofrerem um pequeno aumento na mobilidade.

Por isso, a mulher que está prestes a menstruar deve redobrar os cuidados, principalmente em relação ao uso do fio dental e sempre usar um enxaguante bucal, sem álcool, para evitar o mau hálito.

Uso de anticoncepcional

O Journal of Periodontology publicou uma pesquisa apontando que as mulheres que fazem uso de anticoncepcional à base de progesterona são mais propensas a desenvolver problemas na gengiva como a gengivite e periodontite. No entanto, esses males podem ser evitados com atenção redobrada à higiene bucal.

Gravidez

Mulheres grávidas têm uma tendência maior a desenvolver problemas periodontais e a acumular placa bacteriana, devido às alterações hormonais. Problemas como erosão dentária também podem ocorrer por causa dos enjoos matinais, que além de deixarem a boca mais seca, ainda contribuem com a xerostomia (boca seca).

Durante a gestação, a mulher deve fazer acompanhamento odontológico, pois infecções graves na gengiva podem afetar a saúde do feto e ainda contribuir para um parto prematuro.

Menopausa

A menopausa é outra grande transformação na vida da mulher que também traz grandes oscilações hormonais. Mulheres na menopausa ou na pós-menopausa podem sofrer com boca seca, ardência na boca e na língua, mudança na cor das gengivas, que se tornam pálidas e sem brilho, além de apresentarem sangramentos.

Nesse período é comum que as mulheres sofram de osteoporose e osteopenia, que levam à perda óssea ou piora na qualidade da estrutura do osso, que leva à perda dentária ou agravamento de doenças periodontais.

A prevenção de problemas de saúde bucal da mulher

A escova de dentes, a pasta e o fio dental são os melhores aliados para as mulheres que desejam manter a saúde bucal. Também é importante cuidar da alimentação e evitar hábitos nocivos, como fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso. Alimentos ácidos e o açúcar também devem ser consumidos com moderação.

E o mais importante, você deve consultar seu dentista regularmente e caso sofra de alguma doença como endometriose deve informar ao profissional para que ele consiga fazer um diagnóstico correto de seus problemas e propor o melhor tratamento.

Manter sua saúde bucal é tão importante para a integridade de seus dentes quanto para sua autoestima. Um sorriso bonito é essencial para uma boa qualidade de vida e um bom relacionamento com as pessoas.

Você sabia que a saúde bucal da mulher requer cuidados especiais nessas diferentes etapas da vida? Conte pra gente, deixando seu comentário no post!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-