Qual é a importância da saliva?

4 minutos para ler

Você já parou para refletir sobre a função da saliva? Afinal, por que ela existe? Muitas vezes, só damos valor a ela quando percebemos a sua falta, não é? Então, confira agora as principais funções da saliva e descubra por que ela é tão importante para o nosso sistema digestório!

\n\n

A saliva

\n\n

A saliva é um fluido corporal muito importante, que é produzido principalmente por 3 pares de glândulas salivares: a parótida, localizada no final da mandíbula já próximo às orelhas; a submandibular, que fica no assoalho da boca, perto do freio da língua; e a sublingual, que também fica no assoalho da boca, mas entre a língua e os dentes.

\n\n

Ela é composta por diversas substâncias como água, que corresponde a mais 90% de sua composição, assim como substâncias orgânicas, proteínas e sais minerais, como sódio, potássio, ptialina, cálcio, magnésio, entre outros. Por conta disso tem um aspecto claro e viscoso.

\n\n

Funções

\n\n

Possui função digestiva

\n\n

Você pode não saber, mas o processo de digestão começa na boca e a saliva tem um papel fundamental para isso. Uma das principais funções da saliva é iniciar o processo digestivo de algumas substâncias, como o amido e o glicogênio, por exemplo, que tem suas moléculas quebradas por meio da ptialina.

\n\n

Além disso, ela serve para lubrificar os alimentos, tornando-os mais moles e também mais escorregadios para que a digestão possa acontecer com uma maior facilidade.

\n\n

Outra função digestiva que a saliva apresenta é a de auxílio na degustação. Ao dissolver os alimentos a saliva permite que as papilas gustativas possam sentir o sabor dos alimentos, informando ao cérebro o seu sabor e permitindo que ele escolha engolir ou não o alimento.

\n\n

Atua na proteção bucal

\n\n

Uma outra função da saliva é a de proteção. Ela funciona como um patrulheiro, não permitindo que vírus e bactérias fiquem à vontade na boca e causem maiores estragos. Um certo número de bactérias bucais é algo natural.

\n\n

Porém, se não for feita a higienização correta, ela se proliferam ao se alimentar desses restos. Ao fazerem isso, acabam produzindo como dejeto alguns ácidos, que são extremamente prejudiciais ao esmalte dentário, originando assim a cárie. A saliva, por possuir um pH mais alcalino, auxilia na neutralização desses ácidos. Sendo assim, ela também atua na prevenção da cárie.

\n\n

Curiosidades

\n\n

Sabe quando você só pensa em um alimento ou então sente cheiro ou vê uma propaganda na televisão e já começa a salivar? Isso acontece porque, ao receber esses estímulos, o cérebro interpreta que você está prestes a comer alguma coisa. Dessa forma, ele já prepara a boca para receber o alimento, mesmo que no final das contas ele nem venha.

\n\n

Outra curiosidade é que o corpo humano pode produzir de 1 a 2 litros de saliva por dia. Se você estiver nos alimentando ou, como percebido, ao menos pensando em se alimentar, essa produção aumenta. Porém, em geral ela se mantém regular durante o dia. A não ser a noite, quando o corpo reduz bastante o ritmo de produção. Por isso, que muita gente costuma acordar com a boca seca.

\n\n

Conseguiu entender a verdadeira importância da saliva? Então, que tal agora aprender mais sobre as placas bacterianas? Baixe o nosso e-book agora e descubra tudo o que você precisa saber!

\n\n

 
The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-