Seu dente está infeccionado? Saiba quais são os tratamentos

4 minutos para ler

Sabe aquela dor de dente chata que não vai embora nunca, ou aquela sensibilidade que provoca dor ao mastigar? Nem sempre isso acontece por causa de cáries, pois esses sintomas também caracterizam um dente infeccionado.

No entanto, a infecção dentária costuma ser ainda mais incômoda do que as lesões cariosas. Afinal, ela afeta estruturas muito sensíveis da boca, incluindo aquelas mais internas e, até mesmo, a raiz do dente.

Como esse é um assunto delicado e que exige atenção, preparamos este artigo para explicar para você o que provoca infecções no dente, os sintomas desse problema e as opções de tratamento. Continue a leitura!

Causas de infecção no dente

Uma das principais causas do dente infeccionado é a higienização inadequada da boca. Quando não realizamos a escovação corretamente, ou negligenciamos esse cuidado, os resíduos de alimentos formam a placa bacteriana.

Como o seu nome indica, ela contém muitas bactérias que, ao consumirem os resíduos, liberam ácidos. Eles são agressivos para os tecidos bucais, então, desencadeiam inflamações e infecções. Nesse caso, o problema costuma se instalar nos espaços entre a gengiva e os ossos.

Outra possível causa de dente infeccionado são as infiltrações. Elas acontecem quando uma restauração está com problemas ou o dente tem uma trinca ou fissura. Resíduos de alimento conseguem penetrar a polpa dentária e a infecção se instala no interior do dente, podendo se estender para a raiz dele e, até mesmo, para os tecidos periodontais.

Além disso, sabia que até mesmo uma pipoca pode ser um problema? As infecções dentárias também se manifestam em função de um corpo estranho preso na região subgengival, como uma casquinha de milho. Sua permanência ali provoca uma irritação nos tecidos, que acabam infeccionando ou formando um abscesso.

Sintomas de dente infeccionado

Independentemente daquilo que deixa o dente infeccionado, é fato que esse problema é muito incômodo. Ele desencadeia sintomas característicos e que podem ser facilmente identificados pelo próprio indivíduo, como:

  • dor de dente;
  • sensibilidade ao toque;
  • vermelhidão;
  • inchaços;
  • formação de abscesso;
  • dente escurecido;
  • dificuldade para mastigar;
  • limitação dos movimentos da boca.

Não é somente por causa desses sintomas desagradáveis que o dente infeccionado precisa de tratamento. É fundamental procurar o dentista porque a infecção tende a se estender e pode afetar o restante do organismo.

O problema não fica restrito à boca, pois as bactérias que desencadearam o processo infeccioso migram pela corrente sanguínea e atingem órgãos vitais, como o coração e o pulmão, provocando uma infecção generalizada. Em alguns casos, chegam até o cérebro.

Tratamento para infecção no dente

O tratamento para dente infeccionado varia conforme o local onde a infecção se instalou e a complexidade de cada caso. Para definir a melhor abordagem, o dentista faz o exame clínico do paciente e pode solicitar exames de imagem para verificar a extensão do processo infeccioso. Veja, a seguir, algumas técnicas adotadas.

Canal

O tratamento de canal é realizado quando a infecção se instalou no interior do dente. É feita a retirada de todo o tecido doente, a limpeza da cavidade e o seu preenchimento. Para finalizar, o dente é restaurado.

Extração

Quando não é possível salvar o dente doente, ou se houver risco para os demais dentes e tecidos da boca, o especialista opta pela extração. Ela também é uma prática comum quando a infecção é recorrente no dente de siso.

Medicamentos

Medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos são uma alternativa para minimizar os sintomas e conter a proliferação das bactérias. Em alguns casos, é feito esse tratamento medicamentoso antes de adotar outras técnicas.

O dentista também poderá realizar a raspagem periodontal, a drenagem de abscessos ou fazer pequenas cirurgias, como para remover tártaros profundos ou fragmentos do dente e de sua raiz, caso ele tenha se quebrado.

Não se esqueça de que um dente infeccionado não está condenado, uma vez que existe tratamento para esse problema. Porém, o ideal é que as intervenções sejam realizadas logo no começo. Então, aos primeiros sintomas de incômodos, procure um bom dentista para passar por uma avaliação e prefira sempre adotar medidas preventivas.

Sabia que outros sintomas, como a dor de cabeça, podem estar relacionados com os dentes? Veja por que isso acontece!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-