Qual a relação entre a sua autoestima e saúde bucal?

4 minutos para ler

Você já parou para pensar na relação que existe entre autoestima e saúde bucal? Embora seja desconsiderada por muitas pessoas, essa ligação é mais forte que muitas imaginam. Nada mais natural, já que quem tem um sorriso bonito e bem cuidado costuma ter mais segurança. Esse aspecto traz reflexos para a vida pessoal e profissional. Sem contar que ter os dentes alinhados ajuda na própria higienização e mastigação correta — mais um motivo para investir nesse cuidado.

Para entender um pouco melhor a relação entre esses dois aspectos, leia este artigo até o fim. Vamos lá?

Como a autoestima é afetada pela saúde bucal?

Como adiantamos, existe uma forte relação entre os dois aspectos, já que o nosso psicológico é fortemente influenciado pela forma como nos percebemos. Por isso, ter os dentes tortos, para frente, amarelados ou qualquer outra coisa do tipo pode ser um tanto quanto desconfortável. Isso sem contar que pode fazer com que a pessoa se sinta envergonhada e constrangida em várias situações.

Manter a saúde bucal eleva sim a autoestima, principalmente se considerarmos que o sorriso pode fazer com que a pessoa se sinta mais confortável. Além de fazer com que todo o organismo funcione de forma mais completa, a pessoa acaba se sentindo mais bonita e confiante com a aparência.

Qual o impacto nos relacionamentos?

Quando estamos satisfeitos com a nossa imagem, também temos uma facilidade maior nos relacionamentos, sejam eles profissionais, sociais ou amorosos. Se você não acredita, então pense como algumas pessoas perdem a oportunidade de se relacionar devido ao mau hálito ou pela falta de um dente.

Em alguns casos, as pessoas colocam a mão para tampar a boca na hora de falar. Uma atitude dessa não é nada bom (nas mais diversas situações), indo desde uma entrevista de emprego até um momento de paquera. Todo esse contexto favorece o desenvolvimento de problemas sociais. Essa é uma reação muito comum, já que alguns indivíduos podem até sofrer com depressão.

Qual a solução nesse caso?

Como você percebeu, existe uma relação entre autoestima e saúde bucal. Veja abaixo algumas alternativas para solucionar o motivo da insegurança.

Aparelhos ortodônticos

Os aparelhos ortodônticos são uma ótima alternativa para alinhamento de dentes. Eles podem ter o perfil transparente, o que é uma ótima oportunidade para quem quer discrição durante o tratamento. Entretanto, vale destacar que existem diversas opções disponíveis no mercado.

Clareamento dental

Outra alternativa para melhorar a autoestima é o clareamento dental, tendo em vista que ele remove o amarelado dos dentes e contribui para um sorriso mais bonito.

Lente de contato

A lente de contato dental representa outra opção para garantir um sorriso mais bonito e harmônico. Ela é capaz de ser implementada sobre a dentição e, assim, garantir o formato e a tonalidade esperada.

Toxina botulínica

A toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, é recomendada para quem sofre com o sorriso gengival. Ele ajuda a amenizar a situação na qual a gengiva fica evidente.

Implantes dentários

Para fechar, os implantes dentários são uma ótima solução para quem perdeu um dente permanente, independentemente da causa. Essa é uma maneira de recuperar a autoestima, principalmente se considerarmos que várias pessoas se sentem mal em situações assim.

Depois de ler este artigo e entender a relação entre autoestima e saúde bucal, procure por um profissional ou uma clínica especializada para realizar todos os cuidados que você precisa. Esse é o melhor caminho para tratar situações desse tipo — o que vai refletir diretamente na forma como você se sente.

Para continuar se informando sobre o tema, leia nosso artigo sobre como a sacarose e a frutose interferem na saúde bucal

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-