Prótese overdenture: entenda como funciona

4 minutos para ler

Quem não quer ter um sorriso harmônico para melhorar a autoestima e a qualidade de vida? Contudo, para restaurar a aparência e a saúde bucal, muitas vezes, é preciso apostar em implantes dentários. Pensando nisso, este texto apresenta o que é a prótese overdenture.

Além disso, o material mostra por que essa sofisticada prótese, indicada para casos clínicos de perda dental, implica segurança, conforto e uma estética natural. Por outro lado, sendo bastante simples de higienizar. Continue a leitura e descubra mais sobre o método!

O que é a prótese overdenture?

A prótese do tipo overdenture é um implante dentário que reconstrói a estrutura dentária, reabilitando a função e a estética do sorriso. O diferencial dessa técnica, em relação a outras soluções odontológicas, se dá pelo modo como o implante é fixado, sob três ou quatro pinos de titânio (elemento forte e resistente à corrosão), que podem ser colocados tanto na arcada inferior quanto na superior.

Dessa forma, os dentistas indicam a prótese overdenture para pacientes que perderam todos os dentes, já que age como uma dentadura sobre pinos e é um dispositivo totalmente removível.

Quais são os diferenciais da prótese overdenture?

Até aqui, você aprendeu sobre as características da prótese overdenture, mas quais são os benefícios associados a essa técnica?

Aparência natural

A prótese overdenture é indicada para pacientes que perderam todos os dentes da boca, devido à aparência natural que o implante oferece a essas pessoas. Ao mesmo tempo, a peça não desgasta os tecidos moles (língua e bochecha), oferecendo conforto em todas as horas e acabando com o medo de sorrir em público.

Segurança

O item anterior nos traz a este, pois, sem dúvidas, segurança é uma das maiores qualidades relacionadas à prótese overdenture, principalmente quando a comparamos com dentaduras tradicionais. O método coloca a peça, que reconstrói o sorriso do paciente, sobre pinos metálicos, o que deixa o dispositivo mais estável na boca.

Devido à segurança da overdenture, o paciente não precisa se preocupar com a possibilidade de o dispositivo cair ou se deslocar na boca enquanto come, por exemplo, algo que pode ocorrer em pessoas que usam a dentadura tradicional.

Facilidade de higienização

A técnica de overdenture, em comparação com a prótese fixa, oferece facilidade de higienização para o paciente, que pode remover a peça e fazer uma limpeza minuciosa do material. Dessa forma, a pessoa se previne de doenças bucais associadas à proliferação de bactérias, que consomem restos de alimento e destroem a estrutura dentária.

É importante ressaltar, porém, que o paciente deve se consultar com profissionais especializados em implantes dentários. Nesse sentido, a Qualimplan, uma das maiores redes de clínicas odontológicas do Sudeste, oferece o melhor atendimento, com cirurgiões-dentistas preparados para avaliar e tratar o problema da perda de dentes com técnicas sofisticadas, como a prótese overdenture.

Neste texto, você descobriu o que é e como funciona a prótese overdenture, um tipo de implante fixado em pinos metálicos que promove aparência natural com muito conforto e segurança. Entretanto, para renovar a função e a estética bucais, conte sempre com uma clínica odontológica de qualidade e uma equipe especializada em implantodontia.

O que está esperando para marcar a sua primeira avaliação odontológica? Entre em contato já com a Qualimplan e seja atendido pelos melhores cirurgiões-dentistas da sua região!

The following two tabs change content below.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-