4 dicas de como realizar a limpeza de prótese dentária em casa

3 minutos para ler

A prótese é um item essencial para a reabilitação da perda de elementos dentários e ajuda muitas pessoas quando o dentista avalia a sua necessidade. A alternativa é muito eficaz, porém, como todo procedimento bucal, exige alguns cuidados básicos para que cumpra seu objetivo e mantenha a saúde em dia.

A limpeza da prótese dentária é um ponto extremamente importante. Saber limpá-la de forma correta pode evitar uma série de problemas, como mau hálito, formação de placa bacteriana e até mesmo infecções nos tecidos orais. Além disso, a higienização garante a boa conservação da peça e, consequentemente, sua maior durabilidade.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes sobre como deve ser feita a limpeza de prótese dentária em casa. Confira e saiba mais sobre o assunto!

1. Mantenha uma rotina de escovação

As próteses dentárias precisam de cuidados de escovação diários, assim como os dentes. É fundamental limpá-las para não acumular restos de alimentos. Nesse caso, a vantagem da prótese removível é a possibilidade de retirada para a limpeza adequada, isso permite uma melhor escovação. Além da prótese, é importante que a cavidade bucal como um todo seja higienizada, escovando também a língua, a gengiva e o palato. 

2. Remova a prótese durante a noite

Quando as próteses são removíveis, o melhor é retirá-las da boca na hora de dormir para evitar incidentes, como quedas e lesões causadas pela sua movimentação durante o sono. A remoção da prótese à noite também evita a proliferação de microrganismos, que causam mau hálito e infecções. Não se esqueça de armazená-la em local adequado e escová-la antes de voltar a usar.

3. Utilize substâncias efervescentes para auxiliar na limpeza

Existem algumas substâncias efervescentes, à base de peróxidos alcalinos, que são usadas para auxiliar na limpeza das próteses dentárias. O ideal é utilizá-las à noite, pois a sua imersão por um longo período torna a ação do produto mais eficaz. Cabe ressaltar que essas substâncias não causam danos à estrutura metálica da prótese nem ao acrílico, apenas removem as manchas superficiais e apresentam ação antimicrobiana. 

4. Prefira escova de dente com cerdas macias

Quanto ao tipo de escova de dente, o mais indicado é utilizar escovas específicas para prótese, porque elas se adaptam melhor à superfície interna. As cerdas devem ser mais grossas e mais longas que as escovas convencionais, porém precisam ser macias para evitar qualquer desgaste. Outro fator importante é o creme dental, alguns acabam desgastando a parte da resina acrílica, por isso deve-se usar aqueles pouco abrasivos.

Cabe ressaltar a importância do uso do fio dental de ponta rígida, que garante a remoção completa de resíduos entre os dentes e a gengiva, e das escovas interdentais, sobretudo quando a prótese for fixa.

Por fim, mesmo que a limpeza de prótese dentária em casa seja fundamental, não deixe de procurar o dentista periodicamente. O profissional realizará a higienização completa da peça, o que previne problemas e mantém o funcionamento do protocolo fixo.

Agora que você já sabe como limpar a prótese, que tal conhecer as principais diferenças entre a prótese dentária fixa e móvel? Leia agora mesmo o nosso post e fique por dentro do assunto!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-