Afinal, como prevenir as cáries dentárias?

3 minutos para ler

A saúde dos nossos dentes é algo de extrema importância. Além de proporcionar uma mastigação adequada e nos permitir comer os mais diversos alimentos, um belo sorriso pode abrir portas. Uma das formas de cuidar bem dos dentes é evitar problemas como as cáries. Para te ajudar nessa tarefa, selecionamos algumas dicas de como prevenir as cáries. Veja abaixo quais são elas!

1. Mantenha uma boa higiene bucal

As bactérias formadoras de cárie se alimentam dos restos de comida que ficam na nossa boca e isso ocorre quando não limpamos os dentes com a frequência adequada. O ideal é fazer a limpeza oral com o uso da escova dental, pasta de dente e fio dental, sempre após as refeições.

2. Escovar os dentes da forma correta

Escovar os dentes na frequência adequada pode não ser o suficiente para evitar as temidas cáries. Por isso, a escovação deve ser feita da forma correta. Assim, além de escovar os dentes — com mais de um tipo de escova se for necessário — você também deve escovar as laterais da boca e também a língua.

A escova, ao tocar nos dentes, deve estar numa posição de 45º para que também alcance o limite da gengiva. Isso ajuda que o alimento não se fixe nesse local causando a gengivite.

3. Consuma menos açúcar

Você sabia que as bactérias adoram os carboidratos? São os nutrientes prediletos deles e quanto mais carboidrato houver em um alimento, mais as bactérias se reproduzirão e com maior rapidez dentro da sua boca. Assim, balas, chocolates, chicletes e outras guloseimas devem ser cortadas do cardápio das crianças e também do seu.

Para quem tem filhos, o ideal é que você prepare a lancheira dele para ir à escola. Assim, evita que ele acabe comprando alguma coisa que não deveria por lá.

4. Use o fio dental

As cerdas da escova não conseguem alcançar cada canto da boca, especialmente entre os dentes. Por conta disso, é muito comum que as bactérias acabem aparecendo nesse local, formando a cárie.

O fio dental é de extrema importância para remover aquele resto de comida que fica mesmo depois de uma excelente escovação. É o suficiente usar o fio dental uma vez por dia, de preferência, antes de dormir.

5. Vá ao dentista

Infelizmente, muitas pessoas ainda não possuem o hábito de ir ao dentista com frequência, mas isso precisa ser mudado pelo bem da sua saúde. A formação de cáries e a presença de bactérias na boca pode desenvolver outras diversas doenças.

É essencial ir ao dentista para fazer um trabalho preventivo e não apenas quando sente dor ou quando percebe que está com algum problema bucal. O ideal é ir ao dentista, pelo menos, 1 vez por semestre para evitar que problemas apareçam.

Seguindo essas dicas ao pé da letra e a recomendação do seu dentista, as doenças não aparecerão e você estará sempre com a sua saúde bucal em dias. Conte para a gente o que você faz para evitar que as cáries se desenvolvam!

 
The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-