Saiba agora o que fazer para manter a higiene bucal nas férias

3 minutos para ler

O período de férias combina com descanso, diversão e muita comida boa. Nada mais natural, já que isso é tudo que queremos fazer nos momentos de relaxamento, principalmente quando estamos fora de casa ou viajando.

Ainda assim, algumas pessoas acabam deixando de lado a higiene bucal nas férias. Embora pareça pouco significativo, esse descuido é meio caminho andado para o aparecimento de problemas bucais como o  tártaro, cáries e, em alguns casos, até complicações maiores.

A boa notícia é que é possível manter a boca bem cuidada nesse momento. Se você quer saber como, então não deixe de ler este post até o final. Vamos juntos nessa?

Leve os itens necessários na mala e nécessaire

A correria dos dias de férias faz com que muitos de nós nos esqueçamos da higienização da boca.  A tarefa pode ficar ainda mais difícil se os itens necessários ficarem na mala ou não tão acessíveis como gostaríamos.

Por isso, monte dois kits completos com o que é preciso. Entre os indispensáveis podemos citar a escova, creme dental, fio dental e enxaguante bucal. Caso seja do seu interesse, fique à vontade  para acrescentar outros elementos, como o limpador lingual e o que mais desejar.

Escove os dentes pelo ao menos três vezes ao dia

Quando o assunto é a higiene bucal nas férias não tem como fugir: é preciso ter comprometimento e esforço. Por isso, engaje-se  na tarefa de escovar os dentes pelo ao menos três vezes ao dia.

O ideal é que essa prática aconteça depois das grandes refeições, ou seja, logo em seguida do café da manhã, almoço e jantar (preferencialmente antes de dormir). Caso seja possível, aproveite que está separando este momento e tente incluir outros cuidados bucais, como o uso do fio dental.

Aposte na goma de mascar sem açúcar

Embora tenha sido a grande vilã por um tempo, a goma de mascar pode ajudar nos cuidados com os dentes. Para isso, o tipo escolhido deve ser sem açúcar.

Como nem sempre temos tempo para os cuidados ideais, então ela pode contribuir na limpeza. Isso porque durante a mastigação, a goma  costuma “limpar” os restos de alimentos que se acumularam na boca, sendo uma aliado nesse sentido.

Evite alguns alimentos

Não dá muito para fugir: a maioria das pessoas come mais açúcar nas férias. Por mais tentador que seja, concentre a ingestão no decorrer no dia e evite comer alimentos muito açucarados 3 horas antes de dormir. Essa é uma forma de reduzir a exposição a ele.

Outra dica é tentar intercalar os alimentos gordurosos e açucarados com frutas e verduras. A maçã é um ótimo exemplo, tendo em vista que é fácil de ser transportada e ainda ajuda na assepsia dos dentes. Para fechar, lembre-se que os alimentos com vitamina C são importantes para evitar doenças da gengiva.

Depois de ler esse conteúdo não deixe de colocar algumas dessas dicas em prática no seu próximo período de descanso. Como você pode perceber,  a manutenção da higiene bucal nas férias não é coisa de outro mundo!

Conhece amigos ou familiares que estão planejando um break nas atividades? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude-os a manter a saúde bucal em dia!

 

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-