Odontopediatria: confira 3 benefícios dos dentistas especializados

4 minutos para ler

A odontopediatria é um ramo da odontologia que tem como objetivo cuidar da saúde bucal das crianças. A visita ao dentista, quando se trata dos pequenos, requer uma atenção especial para que a experiência seja positiva e não cause medo no futuro. É nesse sentido que se percebe a importância do odontopediatra, pois ele está capacitado para transformar essa ida ao consultório em um momento tranquilo e sem traumas.

É, portanto, um profissional cuja atuação vai contribuir não apenas para a saúde bucal da criança, mas também para o estabelecimento de bons hábitos, sendo a visita regular ao dentista um deles. O início dessas visitas deve ser por volta dos 6 meses de idade, momento ideal para prevenir problemas e começar a familiarização da criança com o ambiente.

Como você viu, levar os pequenos no dentista é fundamental para evitar o famoso medo desse profissional, além de garantir a saúde bucal. Confira, abaixo, alguns benefícios de escolher o odontopediatra para realizar esse cuidado!

1. Prevenção

Visitar o odontopediatra antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes de leite da criança pode parecer algo sem sentido para muitas pessoas, mas é importante para que os pais recebam orientações a tempo de colocá-las em prática e prevenir uma série de problemas. Essas orientações envolvem a forma correta de realizar a higienização, a escolha do creme dental, a forma como deve ser a mastigação e também um alerta sobre o consumo excessivo de alimentos açucarados.

Para além disso, o profissional examina a língua e gengivas para verificar a presença de doenças e malformações. Basicamente, ele vai avaliar se está tudo certo para o nascimento dos dentes de leite. Em alguns casos, também pode fazer a aplicação de flúor para prevenir a cárie de mamadeira, consequência da exposição a líquidos açucarados (suco de frutas e o próprio leite).

2. Detecção Precoce

Além da avaliação da língua, das gengivas e do desenvolvimento craniofacial, o odontopediatra pode realizar outros exames, entre eles o raio-x e a modelagem computadorizada. Tais procedimentos permitem ao dentista prever problemas orais como má oclusão, bruxismo e irregularidades na mandíbula, entre outros.

Considerando que existe uma relação direta entre o diagnóstico precoce e um bom prognóstico, fica clara a importância de levar os pequenos regularmente e desde cedo ao consultório para garantir, quando necessário, um tratamento e uma intervenção precoce.

3. Profissionais especializados

A odontopediatria é uma área com profissionais que buscam atualizações constantes e, por isso, estão sempre informados sobre os novos avanços em odontologia. Para além disso, são treinados para atender os pequenos com técnicas pensadas especificamente para eles, pois é um público que requer uma abordagem diferente. Isto é, um equilíbrio entre rigidez (necessária para controlar alguns comportamentos) e carinho.

A criança precisa se sentir segura e sem medo. Para isso, o odontopediatra tem conhecimentos que o permitem realizar um acolhimento capaz de estimular a criação de uma relação de confiança e tranquilidade entre paciente e profissional. O ambiente também tem uma outra proposta: é acolhedor, muitas vezes com brinquedos e demais atrativos para deixar os pequenos confortáveis.

Muito se fala que os bons hábitos são cultivados desde cedo e, nesse sentido, a odontopediatria é uma especialidade que contribui muito para isso. Familiariza a criança com o consultório, orienta os pais sobre os cuidados e ainda tem papel importante na prevenção de vários problemas. Aliás, sabia que é possível cuidar da saúde do bebê antes mesmo do nascimento? Isso porque o odontopediatra também está capacitado para oferecer cuidados adequados para a gestante.

Gostou de saber mais sobre essa área da odontologia? Se você estiver precisando de um odontopediatra, entre em contato conosco! Nossos profissionais estão prontos para ajudar você e o seu filho, da gestação à fase adulta!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-