Mancha nos dentes: como ela ocorre?

mancha nos dentes
6 minutos para ler

O brasileiro é um povo vaidoso: gosta de estar bem-arrumado, preocupa-se com perfumes e pensa em seu sorriso como um cartão de visitas. Por isso, qualquer mancha nos dentes pode ser um golpe em sua autoestima e prejudicar suas relações sociais. O problema é que, em grande parte das vezes, essa alteração na cor é definitiva, e só pode ser removida pelo dentista.

Melhor do que procurar por uma solução é evitar que o problema apareça. Portanto, entenda agora o que é, como prevenir e como remover manchas nos dentes. Confira:

Como surge a mancha nos dentes?

Para entender o surgimento de uma mancha dental, é preciso saber que há dois tipos dela:

  • intrínsecas: surgem na parte interna do objeto dental. Costumam ser esbranquiçadas podem ser causadas por ingestão de flúor ou tetraciclina (antibiótico), traumas e envelhecimento;
  • extrínsecas: são as do lado externo. São causadas pelo hábito de fumar, bebidas de coloração escura (alcoólicas ou não), má higiene bucal, acúmulo de placas bacterianas e alimentos com corantes. Este tipo de mancha costuma ter coloração variada, como verde, alaranjada e marrom.

Vamos entender alguns desses fatores com mais detalhes

Fumo

Cigarros, charutos e cachimbos têm mais de 5 mil substâncias em sua composição — 4,7 mil delas são tóxicas. Dentre todos os males que o hábito traz, um deles é o acúmulo na superfície dentária e a agressão ao esmalte. Como consequência, surgem manchas amarelas ou escurecidas nos dentes. 

Corantes

Comidas e bebidas com corantes e pigmentos podem deixar resíduos que se fixam no esmalte dentário. Portanto, é essencial tomar cuidado com café, rum, refrigerante de cola e guaraná, molho curry, catchup, frutas vermelhas ou roxas, amora e blueberry (mirtilo).

Na maior parte das vezes, os corantes realmente prejudiciais vêm de alimentos industrializados e ultraprocessados. Portanto, criar refeições mais naturais e orgânicas fará bem ao organismo como um todo — o sorriso será apenas um reflexo disso.

Alimentos ácidos

Além do pigmento, outro problema é a acidez do alimento. Quando ingerido em pouca quantidade e esporadicamente, a saliva consegue reequilibrar a perda de sais minerais. No entanto, o consumo de refrigerantes, álcool, vitaminas efervescentes, limão, laranja, abacaxi e acerola pode alterar o PH do esmalte dentário e remover minerais importantes para sua proteção, como cálcio, fosfato e flúor.

Por isso, é crucial evitar a mistura de alimentos com corantes e acidez numa mesma refeição. Além disso, não escove os dentes imediatamente após comê-los: em vez disso, faça um bochecho apenas com água para remover o excesso de substâncias. Deixe para fazer uma escovação caprichada após 20 minutos.

Traumas

Sim, uma agressão à arcada pode deixar uma mancha permanente. Isso ocorre porque o sangramento pode entrar nos túbulos dentinários (canais microscópicos que irradiam por baixo da superfície do esmalte até a polpa do dente), causando o escurecimento da superfície dentária.

Caso isso ocorra, procure pelo dentista o mais breve possível. Ele vai avaliar se não houve algum dano mais sério.

Flúor

Infelizmente, o grande aliado da higiene bucal também pode causar manchas nos dentes. O flúor pode causar manchas brancas e escuras em crianças de um a três anos, que estão passando pela fase de formação e maturação dos dentes. Mas isso só ocorre quando elas fazem a ingestão de grandes quantidades do mineral. Então, quanto maior a quantidade ingerida, maior o estrago.

Tetraciclina

Substância utilizada como antibiótico para tratar diversas infecções bacterianas, a tetraciclina é um medicamento muito eficiente. O problema é que, quando usada por muito tempo e em grande quantidade, causa descoloração nos dentes.

Essa probabilidade de ter manchas grandes é tão alta que até gestantes devem evitar o consumo do antibiótico. Isso porque a tetraciclina pode causar manchas brancas não só nos dentes de leite, mas também nos permanentes da criança. 

Hereditariedade

E por falar nele, outro fator que pode causar mancha nos dentes é a herança genética. O indivíduo pode herdar, por exemplo, dentinogênese imperfeita (doença genética do desenvolvimento dentário que provoca descoloração de dentes) ou amelogênese imperfeita (alteração dentária que afeta o esmalte).

Neste caso, ter sorriso amarelado é praticamente inevitável. O problema é que esses quadros já podem causar uma degeneração mais veloz do esmalte dentário. E quando aliados a uma má higiene bucal e ao fumo, por exemplo, o resultado é ainda pior.

Outro problema que pode causar manchas ou mudança na coloração dos dentes é a alteração nos hormônios da tireoide (hiper ou hipotireoidismo).

Como evitar mancha nos dentes?

Melhor do que tratar é evitar a mancha nos dentes. Portanto, veja o que pode ser feito para não causar o problema no esmalte dentário:

Moderação 

Preste atenção na quantidade de refeições e bebidas ácidas ou com corantes, pois grande parte do problema pode estar na sua alimentação. Isso não significa cortar esses itens definitivamente (até porque frutas são essenciais para a saúde), mas consumir com moderação. Já o cigarro, é melhor cortar de vez.

Higienização bucal correta

A má higienização causa acúmulo de placas na superfície dentária, o que traz manchas e escurecimento do esmalte. Portanto, além de evitar doenças, a escovação correta ainda deixa o sorriso mais branco e bonito.

Portanto, uma boa escovação após as refeições e antes de dormir já resolve esse problema. O fio dental, então, é indispensável: deve ser utilizado pelo menos uma vez ao dia — preferencialmente antes das refeições, pois facilita a remoção dos resíduos pela escova.

Como eliminar uma mancha nos dentes?

Para manchas extrínsecas, uma boa limpeza no consultório com polimento dentário podem resolver o problema. Já para as intrínsecas, o tratamento mais eficaz é o clareamento dental e, dependendo dos casos, um revestimento com facetas ou coroas dentárias.

É fundamental fugir de quaisquer tratamentos caseiros vistos na internet ou de produtos que supostamente promovem o clareamento por meio do atrito. Na maioria das vezes, essas soluções são abrasivas — o uso de carvão, por exemplo —, portanto removem a mancha dos dentes enfraquecendo o esmalte dentário. Infelizmente, isso causa porosidade e acaba com a saúde dental.

Em vez de procurar por soluções supostamente milagrosas, converse com seu dentista. Ele vai indicar o tratamento mais eficaz e, principalmente, seguro para o seu sorriso.

Como visto, as manchas nos dentes podem ser resolvidas com uma visita ao consultório do dentista. Então, se você sofre do problema, marque sua consulta com a Qualimplan!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-