Cuidados essenciais no pós-operatório do implante dentário

pós-operatório do implante dentário
6 minutos para ler

Quando o paciente passa por um procedimento odontológico, grande parte do seu sucesso vem dos cuidados que ele terá em casa. Isso vai desde uma limpeza semestral até uma cirurgia mais complexa. E quando se fala do pós-operatório do implante dentário, esse cuidado deve ser redobrado, pois o tratamento lida tanto com a saúde quanto com a estética do sorriso.

Os cuidados podem variar conforme o caso e a complexidade do procedimento, mas, no geral, seguem um padrão. Neste texto, vamos saber um pouco mais sobre o pós-operatório do implante dentário:

Pós-operatório do implante dentário: cuidados essenciais

Veja no que você deve prestar atenção após fazer implantes dentários:

Repouso

Passar por um procedimento de implante e trabalhar no dia seguinte não é a melhor escolha. O ideal é que o paciente repouse por, pelo menos, 48 horas. Isso inclui não apenas atividades físicas, mas também falar ou movimentar demais a boca. 

Assim, ele diminui os riscos de sangramentos, fissuras, edemas (inchaços com vermelhidão) e infecções.

Na hora do descanso, a cabeça deve ficar reclinada. Portanto, use um travesseiro um pouco mais alto, que deixará a região elevada sem esforço. Além disso, tome cuidado para não se deitar do lado em que o implante dentário foi feito.

Já no dia a dia, evite esforços nas tarefas domésticas e abra mão das atividades físicas. Também evite abaixar a cabeça.

Após 48 horas, já é possível voltar às atividades rotineiras — seguindo, claro, as recomendações do cirurgião-dentista. Deixe os exercícios físicos para 10 dias depois da cirurgia.

Medicamentos

É imprescindível seguir à risca o uso dos medicamentos recomendados pelo profissional responsável pelo procedimento. No caso de implantes dentários, costumam ser analgésicos (para evitar dores) e anti-inflamatórios. Caso tenha alergia a alguma substância, avise neste momento, para que ele indique fármacos adequados. Automedicação nunca é a melhor solução.

Se mesmo com medicamentos você sentir dores mais intensas ou perceber inflamações, procure pelo cirurgião-dentista responsável. 

Gelo

O gelo é fundamental para um bom pós-operatório de implante dentário, pois diminui inchaços e dores. A temperatura mais fria diminui o calibre dos vasos sanguíneos, evitando edemas. Além disso, se a pele for resfriada a 12ºC ou 13ºC, os receptores de dor param de funcionar.

Você pode usar uma compressa gelada, uma bolsa de gel (vendida em farmácias) também gelada ou um pano gelado. Jamais use as pedras diretamente no rosto, pois podem provocar queimaduras. Faça essa compressão por dois dias. Nas primeiras 24 horas, coloque-a por 10 a 15 minutos, com apenas 30 minutos de intervalo.

Se a dor ou o sangramento continuar, procure pelo dentista.

Fumo

O hábito de fumar é um grande inimigo da saúde, mas um dos primeiros efeitos visíveis é no sorriso. Se antes de uma cirurgia já se recomenda interromper o vício temporariamente, logo depois também é importante.

Fumar também exige a movimentação da boca. A sucção cria uma pressão negativa, que pode ocasionar sangramento. E um dos malefícios causados pela nicotina é o atraso no processo de cicatrização.

Álcool

Outro hábito que deve ser interrompido no pré e pós-operatório é o consumo de álcool. A substância prejudica o tecido ósseo, além de atrapalhar na cicatrização pós-cirurgia de implante. 

No geral, os efeitos negativos do consumo de álcool apresentam-se quando o indivíduo consome mais de três copos de bebida por dia. Mas se você puder evitar o consumo nos primeiros dias, evite.

Limpeza bucal

A escovação, uso de fio dental e até do enxaguante podem interferir no resultado quando não são feitos corretamente. Por isso, é importante falar com o dentista até para saber se você está fazendo uma boa limpeza.

Fazer a escovação é imprescindível, mas você deve evitar o enxágue nas primeiras 24 horas do pós-cirúrgico. Depois desse período, a boca pode ser enxaguada suavemente com o enxaguante bucal prescrito. Peça ao profissional por um antisséptico que possa ser usado depois desse período.

A escovação deve ser bem leve, sem bochechos. A escova, que deve ser bem macia, não pode passar no local de cirurgia.

Uma dica para melhorar essa limpeza é enxaguar com água morna salgada (1/2 colher de chá de sal com 1 xícara de água) a cada duas ou três horas nos primeiros dias. Nas duas semanas seguintes, faça o mesmo por três a quatro vezes por dia.

É importante lembrar que, logo após o implante dentário, um leve sangramento pode ocorrer. Isso não é culpa da escovação, e sim do trauma que a região sofreu durante a cirurgia.

Alimentação

Como dito, a movimentação bucal precisa ser evitada o máximo possível. Obviamente, o paciente não deve deixar de comer, mas precisa ter atenção à mastigação. Movimentos muito bruscos podem atrapalhar na cicatrização da região do implante.

Portanto, o recomendado é que, nos dois primeiros dias, você só consuma alimentos líquidos e gelados. No restante da semana, inclua alimentos cremosos e em temperatura ambiente. Evite mastigar no lado que recebeu o implante.

Por fim, não consuma alimentos duros, crocantes e quentes (podem causar inflamação), além de bebidas ácidas e com gás.

Exposição ao sol

A radiação solar precisa ser evitada nos primeiros dias, pois o calor afeta a circulação sanguínea. O efeito aqui é o exato oposto do gelo: aumento do calibre dos vasos, o que estimula a circulação de sangue no local e, consequentemente, o surgimento de edemas, sangramentos e, pior, hemorragias. Além disso, o calor pode dificultar o processo de cicatrização.

Cuidados gerais

Além do já citado, preste atenção nas seguintes dicas:

  • abandone hábitos que estejam relacionados à boca, como roer unhas e moder canetas;
  • limpe a região do implante dentário levemente com cotonete e gel de clorexidina 0,2%;
  • mantenha a escovação dos outros dentes e o fio dental com frequência diária;
  • evite exercícios físicos intensos ou de impacto;
  • não use seus dentes como ferramenta;
  • evite assoar o nariz.

Como visto, há uma série de cuidados essenciais no pós-operatório do implante dentário. Obviamente, eles podem variar conforme a quantidade de implantes inseridos na arcada dentária. De qualquer maneira, converse com seu cirurgião-dentista e tire todas as suas dúvidas.

E se você vai fazer uma cirurgia do tipo, entenda agora quais as diferenças entre implante e prótese dentária!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-