Você sabe o que é cárie dentária? Aqui tem a resposta e muito mais!

4 minutos para ler

Problemas dentários são uma grande preocupação da população, por isso, desde pequenos ouvimos a recomendação de escovar os dentes para evitar o surgimento das cáries. No entanto, muitas pessoas não sabem realmente o que é cárie dentária.

Ela pode não parecer nada de mais, mas saiba que sua presença não é algo normal e deve ser evitada para uma boa saúde bucal. No entanto, para inibi-la é preciso ao menos conhecer ao certo como ela se forma em nossa boca.

Por tal razão, preparamos este artigo para que você entenda o que é cárie dentária, seus diferentes tipos e como impedir seu surgimento, com finalidade de manter seus dentes em um ótimo estado. Acompanhe!

O que é cárie dentária e como ela se forma?

Primeiro devemos entender que a cárie não é simplesmente algo estético, que se baseia em manchas e buracos nos dentes. Na verdade ela é caracterizada pela deterioração do dente, causada pela perda de seus minerais e a decomposição de sua estrutura. 

Já deve ter ouvido que não devemos deixar de escovar os dentes para não ter cárie, não é mesmo? Isso é verdade. A falta de escovação junto ao consumo de alimentos ricos em sacarose, molécula presente em doces, são os principais meios de adquiri-la.

O acúmulo do açúcar sobre os dentes em combinação com o aumento de sujeira atrai bactérias que se alimentam desses restos, sua alimentação deixa resíduos ácidos que corroem os dentes e extraem todos os minerais presentes, tornando a dentição fraca e assim criando esse problema.

Quais são os tipos de cárie existentes e suas diferenças?

Para complicar um pouco mais as coisas sobre o que é carie dentaria, não há apenas um tipo dela. Podem ocorrer em sua boca três formas diferentes, cada uma em locais distintos, assim como a maneira que surgem também se diferencia.

Cárie Coronária — essa é a mais comum dentre as três, pois seu alvo são pessoas de qualquer idade. Aparece no topo do dente, a área de contato para a mastigação.

Cárie Radicular — comum em pessoas mais velhas, uma vez que, com a idade, a gengiva sofre uma retração capaz de deixar as raízes dos dentes expostas, como essa área não tem o esmalte que protege o dente, o risco de aparição de carie é maior do que o comum.

Cárie Recorrente — o surgimento se dá sobre dentes que já passaram por algum procedimento, como coroas, restaurações ou próteses, acontece graças ao grande acúmulo de placa nos locais.

O que se deve fazer para evitá-la?

O principal meio de evitar a cárie em sua boca é simplesmente mantendo a higiene bucal em dia. A realização da escovação e o uso de enxaguante bucal, junto ao fio dental diariamente, são indispensáveis, como também idas semestrais aos consultórios odontológicos.

Além de conhecer o que é cárie dentária, é importante saber os seus sintomas e se atentar à sua presença. Situações como dores fortes no dente, dificuldade para mastigar, fraqueza dentária e a aparição de manchas pretas sobre o dente são os principais sintomas da cárie. Ao percebê-los, o recomendado é a rápida procura de ajuda profissional para o devido tratamento, impedindo a sua evolução.

Gostou do nosso post? Então aproveite a visita e leia também quais são os sintomas de cárie para que você possa se manter em alerta. Boa leitura!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-