Higiene bucal: como fazê-la corretamente

adulto e criança fazendo a higiene bucal
7 minutos para ler

A higiene bucal é essencial para a saúde do corpo como um todo. As bactérias da boca, por exemplo, podem entrar na corrente sanguínea e causar doenças cardíacas, aterosclerose, arritmia, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto. Por isso, é preciso ter atenção: será que você está fazendo a escovação corretamente?

Colocar a pasta na escova e fazer uma limpeza rápida não é suficiente. Para se ter um bom resultado, você precisa demorar pelo menos três minutos na escovação. Então, veja mais algumas orientações para fazer a correta higienização bucal:

Higiene bucal: veja se você faz corretamente

Veja como fazer uma boa escovação bucal:

Fio dental

Embora relegado, o fio dental é de grande importância para a higienização correta dos dentes. Mas ao contrário do que se acredita, ele deve ser utilizado antes da escovação, pois além de remover grandes resíduos de alimentos, também consegue alcançar placas interdentais — que acabam se tornando gengivite e tártaro. Mas quando passado antes, ele remove a sujeira que, depois, será eliminada pela escovação.

Outro problema é a forma com que se aplica e esfrega o fio dental. Não basta apenas colocá-lo entre os dentes; é preciso que o fio fique entre o dente e a gengiva. Além disso, ele não pode ser passado em movimentos de “serra”, na horizontal — o correto é que o movimento de vaivém seja de cima para baixo. 

Outras dicas importantes:

  • um fio de 40 cm já é suficiente para limpar toda a arcada dentária;
  • não use um mesmo trecho de fio para limpar dois espaços interdentais diferentes. Será como remover resíduos de um local para colocá-los em outro;
  • não force demais o fio contra a gengiva para não machucá-la;
  • o fio dental deve ser usado todos os dias, impreterivelmente. Mas utilizá-lo uma vez ao dia já é suficiente para livrar a arcada dentária de boa parte dos problemas. O ideal, então, é utilizá-lo à noite, para eliminar resíduos que tenham se acumulado durante o dia.

Quem usa aparelho ortodôntico fixo deve procurar por um fio específico, como a fita dental, o superfloss e o passador de fio (auxilia na introdução do fio dental por baixo dos fios ortodônticos).

Creme dental

Agora é a hora de escolher o creme dental correto para sua higiene bucal. O flúor, claro, é indispensável, pois ajuda a prevenir cáries em todas as idades. É por isso que, em muitos locais, esse mineral é adicionado à água para reforçar a proteção dental. 

O creme dental fluoretado é recomendado a partir do momento em que a criança teve a primeira erupção de um dente. Até os três anos, essa quantidade é mínima; equivalente a um grão de arroz. Até os seis anos, a quantidade recomendada é do tamanho de uma ervilha.

Para um adulto, a quantidade ideal de flúor numa pasta varia de 1000 a 1500 ppm (partículas por milhão); já para uma criança, de 500 ppm.

Se você necessitar de uma pasta para tratar algum problema específico (sensibilidade dentária, por exemplo), o ideal é conversar com um dentista. Essa medida evita desperdício de tempo e de dinheiro.

Escova

A escova também merece atenção na higiene bucal. Nada de escolher a mais barata, que provavelmente será aquela com as cerdas mais duras.

O ideal é procurar o melhor custo-benefício, já que a escova precisa ser trocada a cada três meses ou quando os fios começarem a ficar tortos (o que acontecer primeiro).

Na hora de escolher a sua, observe:

Cabeça

Uma escova de cabeça pequena e arredondada, como as infantis, consegue alcançar cantos mais difíceis da arcada dentária.

Cerdas

Na hora de escolher sua escova, é preciso ter atenção à maciez e densidade das cerdas.

Muitas pessoas pensam que uma escova mais dura limpa com mais eficácia. No entanto, não é assim que funciona. Cerdas duras podem arranhar o esmalte dos dentes, além de machucar a gengiva — principalmente se o usuário fizer muita força durante a escovação.

Por isso, opte por escovas com cerdas macias, de acabamento arredondado e que tenham pontas cônicas.

Além disso, observe a densidade: quanto mais cerdas a escova tiver, menos concentrada será a força feita durante a limpeza e mais eficiente será a higienização.

Escovas duras devem ficar restritas a aparelhos móveis e próteses. Converse com o dentista para escolher o modelo correto.

Cabo

O cabo deve ter boa empunhadura para permitir que o usuário consiga movimentar o braço livremente e fazer os movimentos corretos de higienização bucal. Por isso, o ideal é que ele seja ergonômico e emborrachado para evitar que a mão escorregue e, consequentemente, algum movimento machuque a gengiva.

Necessidade

Quem utiliza aparelho ortodôntico fixo precisa de escovas específicas, como a ortodôntica e a interdental. Para saber se há necessidade das duas, é necessário conversar com o ortodontista responsável. Quem tem um grande espaçamento entre os dentes deve usar as duas; já quem tem espaços reduzidos pode ficar apenas com a ortodôntica e o fio dental (também específico).

Por fim, quem tem problemas de coordenação motora pode se beneficiar com a escova elétrica. 

Escovação

Com todas as ferramentas corretas para a boa higiene bucal, agora é hora de saber como fazê-la corretamente. Primeiramente, espere 30 minutos após acabar a refeição, para que o PH da boca possa se reequilibrar.

Diferentemente do que se imagina, a movimentação não é de zigue-zague, e sim do sulco gengival até a coroa dos dentes. Resumidamente: movimentos de cima para baixo na arcada superior e de baixo para cima na arcada inferior. Assim, é possível “varrer” os micro-organismos do sulco — local onde mais se acumula placa.

Outro fator importante é escovar os dentes nas partes externa, interna e na coroa para oferecer uma limpeza completa.

  • comece pela parte externa dos dentes de trás, com movimentos circulares do sulco até a parte superior. Depois, passe para os dentes da frente. Esse movimento deve ser repetido 10 vezes a cada dois dentes;
  • passe para as coroas. Escove-as com movimentos de vaivém;
  • vá para a parte interna. Continue nos movimentos circulares do sulco para a coroa ou ponta dos dentes. Ao passar para os dentes da frente, use a ponta da escova para conseguir limpá-los;
  • por fim, faça a escovação da língua. Grande parte da higienização bucal vem da boa limpeza da língua. Faça movimentos retos do interior para a parte externa.

Enxaguante bucal

Embora não seja essencial ,o enxaguante é um excelente complemento para a higiene bucal, pois fortalece a proteção, prolonga a limpeza e proporciona hálito refrescante. 

É essencial procurar por produtos que não contenham álcool, pois pode causar ressecamento bucal e inibição das glândulas salivares, diminuindo a produção de saliva. 

Você pode utilizá-lo uma ou duas vezes ao dia, mas dê preferência para a noite, quando a produção de saliva diminui naturalmente e deixa a boca mais suscetível à ação de micro-organismos.

Pós-uso

Antes e depois da escovação, passe a escova em água corrente para eliminar resíduos. Diariamente, faça também uma limpeza mais completa: remova o excesso de água, pingue um pouco de enxaguante bucal, deixe agir por alguns minutos e enxágue novamente.

Protetores de cerdas e porta-escovas também precisam de uma limpeza diária. Portanto, enxágue-os e utilize o enxaguante para eliminar micro-organismos.

Pronto para fazer a higiene correta? Mas, como visto, aparelhos ortodônticos precisam de cuidados especiais. Então, confira agora como fazer a profilaxia correta deles.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-