ENTENDA QUAIS SÃO OS TIPOS DE COROA DENTÁRIA E SUAS FUNÇÕES

4 minutos para ler

Toda a estrutura dos nossos dentes é adequada para garantir que funcionalidades como falar e mastigar ocorram dentro da normalidade. A coroa dentária (parte superior da dentição), por exemplo, possibilita que os alimentos consumidos sejam cortados e triturados corretamente, contribuindo para uma boa digestão.

Contudo, devido a traumas, cáries e outros problemas bucais, a coroa pode ser comprometida, havendo a necessidade do uso de próteses. Por falar nisso, você sabe quais são os tipos de coroa dentária confeccionados em laboratórios odontológicos? Existem diferentes modelos, cada qual com características particulares.

Neste post, vamos falar sobre eles e explicar melhor a finalidade das próteses de coroa dentária. Acompanhe!

Quais são os tipos de coroa dentária?

Listamos, abaixo, os tipos de coroa dentária mais comuns e suas características. Confira!

Provisória

Em geral, a coroa provisória é confeccionada em acrílico ou aço inoxidável dentro da própria clínica odontológica. Como o próprio nome sugere, ela é provisória, ou seja, aplicada até que a permanente fique pronta, após a fabricação em um laboratório de prótese dentária.

Resina

Dos tipos de coroa dentária existentes, a de resina é a mais em conta do mercado. Portanto, é um bom modelo para quem não está com condições de adquirir uma opção mais cara. Contudo, ela desgasta ao longo do tempo, logo, precisa ser substituída. Por esse motivo, a recomendação é avaliar junto com o seu dentista qual alternativa representa o melhor custo-benefício para você.

Zircônia

A coroa dentária de zircônia é resistente e oferece uma excelente estética ao paciente. Isso porque ela é isenta de metal na estrutura, proporcionando uma cor bastante idêntica à do dente natural. Ainda, o material não costuma causar alergia e evita o aparecimento de manchas acinzentadas próximas à região da gengiva. Contudo, o modelo é mais caro quando comparado com as demais alternativas.

Porcelana

A coroa de porcelana é recomendada nos casos de restauração estética total do dente, especialmente se ele for aparente. Tal opção assemelha-se bastante à dentição natural, logo, proporciona um sorriso esteticamente bonito. Entretanto, por ser um material transparente, pode não ser indicado a quem tem os dentes escuros. Por isso, a escolha do modelo ideal deve ser feita junto com o dentista.

Afinal, para que serve a coroa dentária?

Sabemos que a coroa dentária é a parte superior dos dentes. Portanto, ela varia conforme a região onde eles se encontram e a função que exercem dentro da boca — os da frente são mais afiados e servem para cortar os alimentos; já os de trás são retos e têm a função de triturá-los.

A prótese de coroa dentária serve justamente para cumprir essas finalidades. Ela cobre parcial ou completamente um dente danificado — por cárie, trauma ou outros problemas bucais —, tornando-o mais resistente. Além disso, melhora o alinhamento, a aparência e o próprio formato da dentição no arco.

Agora, você sabe quais são os principais tipos de coroa dentária disponíveis no mercado e para que servem. Para a escolha do modelo ideal, é fundamental a avaliação do dentista. Afinal de contas, o profissional de odontologia conhece as particularidades do seu tratamento, portanto, poderá auxiliar você indicando a alternativa mais adequada para o seu caso.

Gostou do que leu? Aproveite que chegou até aqui e saiba as diferenças entre coroa dentária e ponte dentária!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-