COMO FAZER A PROFILAXIA COM APARELHO ORTODÔNTICO?

4 minutos para ler

Usa aparelho e precisa fazer limpeza nos dentes com o dentista? Se sim, você sabe como é feita a profilaxia com aparelho ortodôntico? Esse procedimento é muito importante por evitar problemas bucais, como as cáries. Portanto, você não pode deixar de fazê-lo com regularidade.

O cuidado deve ser ainda maior por parte de pacientes que usam aparelho dentário, já que o dispositivo dificulta um pouco mais o processo de higienização. Aliás, a profilaxia não substitui a atenção com a higiene em casa. Portanto, siga as demais recomendações do seu dentista para manter a saúde bucal em dia.

Neste post, mostramos o que é profilaxia dentária e como ela é feita em pacientes que usam aparelho ortodôntico — ou não. Confira!

O que é profilaxia dentária?

Nada mais é que a limpeza dos dentes feita no consultório odontológico. Durante o procedimento, o dentista higieniza cada dente de modo individual, assim como a porção mais interna da gengiva. Para tanto, utiliza aparelhos específicos.

O objetivo da profilaxia dentária é remover manchas, tártaros e placas bacterianas dos dentes. Sendo assim, esse tipo de procedimento é de fundamental importância por prevenir doenças periodontais e bucais, como as cáries, devendo ser realizado com regularidade.

É possível fazer profilaxia com aparelho ortodôntico?

Sim. Inclusive, pode ser necessário realizar a profilaxia com aparelho ortodôntico mais vezes do que se o paciente não utilizasse o dispositivo dentário. Isso porque o aparelho, de certo modo, dificulta a higienização da região bucal, propiciando o surgimento de placa bacteriana e doenças.

Como é feita a limpeza nos dentes?

A profilaxia em pacientes que usam aparelho ortodôntico é realizada da mesma forma que nos demais. A diferença é a utilização de passa fio para corrigir e acertar o uso do fio dental.

A seguir, listamos as etapas da limpeza nos dentes feita por dentistas dentro das clínicas odontológicas. Veja!

Remoção de tártaro

Primeiro, o dentista utiliza um aparelho de ultrassom que emite vibrações, a fim de quebrar as placas de tártaro impregnadas na superfície dos dentes para removê-las.

Refinamento

O refinamento é a raspagem do tártaro com o uso de curetas manuais. Tal procedimento é feito apenas na parte exposta dos dentes (coroa) e ligeiramente no sulco gengival (espaço entre a superfície do dente e o tecido gengival).

Polimento

Depois, é preciso polir a superfície dental a fim de torná-la lisa o bastante para impedir a aderência de placas bacterianas, evitando também a formação de tártaros. Para tanto, o dentista utiliza escovas ou taças de borracha (instrumento odontológico).

Aplicação de flúor

O flúor ajuda a devolver os minerais dos dentes, o que propicia a produção de cálcio, deixando-os mais fortes. Além disso, o produto é importante para prevenir o aparecimento de cáries. Por isso, deve ser utilizado ao fim do processo de limpeza.

E então, entendeu a importância da profilaxia com aparelho ortodôntico? A recomendação é fazê-la, ao menos, duas vezes ao ano. Porém, verifique com o seu dentista se é preciso repeti-la com mais frequência. Lembrando que, seja qual for o caso, esse procedimento não substitui a higienização feita em casa. Logo, atente à escovação após as refeições e ao uso do fio dental.

O post foi útil? Se você precisa fazer profilaxia ou agendar uma consulta odontológica, entre em contato agora mesmo com a Qualimplan!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-