5 DICAS DE COMO MELHORAR A ESCOVAÇÃO COM APARELHO DENTAL

4 minutos para ler

Quando deixa de fazer a higienização bucal de forma adequada, quem usa dispositivo ortodôntico corre um grande risco de contrair doenças e infecções, como manchas no esmalte dentário e cáries. Por esse motivo, a escovação com aparelho requer cuidados. Aliás, atentar para eles é essencial caso queira evitar complicações e dar continuidade ao seu tratamento ortodôntico com tranquilidade.

Pensando nisso, elaboramos este post com 5 dicas para melhorar a escovação com aparelho dentário. Veja!

1. Use uma escova apropriada

Se você usa aparelho, opte por uma escova ortodôntica, pois ela conta com certas internas em formato de V, que alcançam tanto a superfície dos dentes como a área entre eles e o entorno do dispositivo dentário. Outra alternativa é a escova interdental, cujas cerdas cônicas ou cilíndricas alcançam os espaços entre os dentes.

2. Recorra ao passa fio

Sabemos da importância do fio dental para eliminar restos de alimentos que ficam presos nos intervalos entre os dentes e representam um perigo para a nossa saúde bucal. Contudo, o aparelho ortodôntico torna mais complicada a tarefa de usá-lo. Por esse motivo, recomendamos o uso do passa fio, uma espécie de agulha plástica que conduz o fio dental entre os dentes e partes do próprio aparelho. Com esse recurso, é possível fazer uma higienização bucal adequada e evitar o aparecimento de doenças.

3. Escove os dentes com calma

Um dos grandes segredos para melhorar a escovação com aparelho dental é ter calma. Afinal, se você escovar os dentes com pressa, correrá o risco de machucar a gengiva ou a boca, além de contrair doenças por má higienização, como cáries e halitose (mau hálito). Portanto, opte por uma escova de cerdas macias e faça movimentos suaves no momento da escovação.

4. Lance mão de técnicas de escovação

Outro truque de escovação importante para quem usa aparelho ortodôntico é a posição da escova. Ela deve estar em um ângulo de 45° em relação ao dente e em direção à gengiva. Faça movimentos vibratórios por, aproximadamente, 30 segundos para cada dois dentes. Ainda, lembre-se de escovar a língua com a própria escova ou o limpador, pois essa região concentra uma grande quantidade de bactérias que podem ser prejudiciais à saúde bucal.

5. Faça a limpeza no dentista regularmente

Além dos hábitos de higienização em casa, é fundamental fazer a limpeza no consultório odontológico. Assim, o dentista removerá tártaros e placas bacterianas com o uso de instrumentos específicos, evitando complicações bucais.

Ainda, o profissional de odontologia alcançará cada canto dos dentes e dos componentes do aparelho. A aplicação de flúor, ao término da limpeza, deixará a dentição mais forte, já que o produto favorece a produção de cálcio. Não à toa, tal procedimento deve ser feito regularmente, de acordo com a orientação do dentista.

Então, o que achou das nossas dicas de escovação com aparelho dental? Lembre-se de que a higienização adequada é fundamental para prevenir problemas bucais, como cáries e infecções gengivais. Se você quer evitar complicações e seguir com o tratamento ortodôntico de forma tranquila, não se descuide.

Agora que está por dentro das nossas dicas, que tal disseminá-las para seus amigos e familiares? Compartilhe este post em suas redes sociais!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-