6 PRINCIPAIS TIPOS DE IMPLANTE DENTÁRIO QUE EXISTEM E SUAS DIFERENÇAS

6 minutos para ler

Os implantes dentários estão muito populares e cada vez mais pessoas optam por essa opção quando os dentes perdem a qualidade e precisam ser retirados. O material do qual são feitos é titânio puro e se ajustam perfeitamente à mandíbula, imitando os dentes naturais. Assim, é a solução perfeita para um dente perdido, não só pela estética, mas também pela funcionalidade.

O fato é que quando nossos dentes naturais param de exercer as suas funções, é hora de encontrar o substituto mais adequado. Os implantes dentários são a solução ideal e existem vários tipos, que os médicos escolhem conforme a condição específica na qual o paciente se encontra.

Neste post, listaremos 6 tipos de implantes dentários. Confira!

1. Implante unitário simples

O procedimento nada mais é que a fixação de um pino de titânio no lugar do dente perdido, onde será colocada a prótese. Como já diz o próprio nome, esse tipo de implante tolera somente uma prótese dentária. Eles são usados, principalmente, em colocações nas quais o implante se destina a assentar no osso. Todavia, esse tipo é comumente mais caro, pois deve ser adaptado de forma personalizada, em razão da falta de espaço para o osso da mandíbula.

Durante a cirurgia, o dentista coloca a base longa do implante na gengiva, comportando todo o osso da mandíbula, mas não dentro dele. Após prender a base logo acima do maxilar, as gengivas ao redor são costuradas, assegurando que somente a cabeça do implante fique exposta. Logo, se a mandíbula natural não é saudável o suficiente para suportá-lo, os implantes de estágio único são realmente uma excelente opção para você.

2. Implante duplo

Esse tipo de cirurgia proporciona uma estrutura mais segura, confiável, esteticamente agradável e permanente. Antes do procedimento, o dentista precisará se certificar de que o osso do paciente é forte suficiente. Caso não seja, ele pode oferecer um tratamento regenerativo para fazer crescer osso e tecido mole suficientes para suportar o dispositivo.

Os implantes endosteais geralmente são instalados usando o método de implante duplo. Durante a sua colocação, eles são aparafusados ou inseridos diretamente no osso maxilar. Esse procedimento é mais barato que os de estágio único, mas pode não funcionar para todos em virtude dos requisitos especiais.

3. Implante ósseo integrado

Esse é um procedimento que substitui o osso ausente em sua mandíbula por material de enxerto ósseo, para estimular a regeneração. Nele, os implantes são colocados diretamente no osso maxilar. Conforme o osso natural cresce, ele absorve o material do enxerto, resultando em uma região totalmente integrada ao novo osso.

Depois da cirurgia, é necessário aguardar, aproximadamente, de 4 a 6 meses, a fim de que aconteça a integração do osso. Esse tempo dependerá do local que receberá os pinos. Depois desse período, é preciso fazer mais uma cirurgia com a finalidade de ligar o implante ao meio bucal. Para tal, o dentista responsável fará a remoção da gengiva que cobre o pino e colocará a prótese no local.

4. Implante dentário com prótese overdenture

A prótese overdenture é uma opção com um valor menor que o protocolo, visto que demanda, em média, de 2 a 6 implantes. Feita de resina, ela tem a função de uma dentadura, o que a difere é ter um encaixe em uma barra que conecta a prótese ao implante. Isso viabiliza mais estabilidade, retenção e, consequentemente, conforto, visto que o paciente não precisará se preocupar se ela sairá do lugar ao falar ou comer.

Nesse cenário, por meio da cirurgia, os pinos são posicionados sob a gengiva. Logo após, os dentes artificiais são encaixados. Devido ao fato de o próprio paciente poder retirar a prótese, um de seus benefícios é que é mais fácil fazer uma higienização correta. Dessa forma, o próprio paciente consegue fazer a remoção da prótese, contando com a ajuda de botões de pressão para seu travamento quando for recolocá-la.

O fato é que essa é uma alternativa bastante procurada e que apresenta um resultado mais duradouro. Esse tipo é recomendado para pacientes que não têm dentes e que usam próteses totais.

5. Implante dentário com prótese protocolo

Refere-se a um tipo de prótese de porcelana ou resina fixada sobre cerca de 4 a 8 implantes, sendo parafusada e somente o dentista pode fazer sua remoção. Ele tem muitos benefícios, como uma estética mais bonita visualmente, além de ser uma excelente alternativa para quem não quer usar dentadura.

Todavia, é necessário se atentar à higienização bucal. Portanto, é primordial seguir as orientações do profissional com relação à limpeza correta — devido ao fato de os dentes estarem ligados entre si —, a fim de evitar alguns danos aos dentes como cáries.

6. Implante dois por três

Nesse tipo — também chamado de ponte fixa — são presos dois pinos de titânio em toda a arcada. Depois desse procedimento, é colocada uma pequena base metálica, aplicando porcelana sobre ela, chamada de “coroa metalocerâmica sobre implante”. A verdade é que essa base será como uma estrutura para que seja possível colocar três ou mais dentes no lugar necessário.

Em nosso país, esse procedimento é conhecido como “ponte”. O paciente não consegue retirar a prótese dentária, oferecendo mais segurança no momento da mastigação. As próteses de acrílico unitárias ou múltiplas (pontes) são provisórias — com exceção dos overdenture e protocolo.

Agora, você conhece os principais tipos de implantes dentários. O fato é que cada paciente é diferente, logo, não há uma solução universal que possa ser aplicada a todos. É por isso que é preciso ouvir o que os especialistas têm a dizer e buscar a melhor solução. Para isso, é preciso contar com a ajuda de profissionais qualificados, como os da Qualimplan. Ela é uma clínica odontológica que oferece todos os tratamentos, mas tem foco em ortodontia e implante.

Nosso post foi útil para você? Deseja melhorar o seu sorriso? Não perca mais tempo e agende logo a sua avaliação!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-